terça-feira, 18 de janeiro de 2011

18º dia: Jó 8 a 10

Bildade também tinha conselhos a oferecer para Jó. Mas Bildade, assim como Elifaz, acreditava que o pecado era o único motivo para a existência dos sofrimentos de seu amigo. Para ele, tudo não passava de castigos de Deus. Fico imaginando esses três amigos sentados ali, observando Jó e tentando imaginar o que tão terrível teria feito seu amigo para merecer tanta dor. Faltou amor. Sobraram acusações.
Jó reconheceu que não adiantaria questionar os motivos de Deus: "Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil" (Jó 9:3), mas ele estava inconformado com a situação em que se encontrava: "Conquanto eu seja íntegro, já não me importo comigo; desprezo a minha própria vida." (Jó 9:21). E o Capítulo 10 mostra Jó completamente desesperado, desorientado com tanta dor. Mais uma vez questiona: "Direi a Deus: Não me condenes, revela-me que acusações tens contra mim. Tens prazer em oprimir-me, em rejeitar a obra de tuas mãos, enquanto sorris para o plano dos ímpios?" (Jó 10:2,3)

A leitura de hoje termina aqui, mas a história de Jó continua. Deus tinha planos para este homem íntegro e justo. Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!