sábado, 31 de dezembro de 2011

365º dia: Ap 19-22

O mal será derrotado; do juízo final apenas sobreviverão aqueles cujos nomes estiverem no livro da vida - estes serão os habitantes da cidade santa, onde flui o rio da água da vida, onde a árvore da vida produz seus frutos e onde a glória de Deus se fará presente para todo o sempre. (Ap 20:11-15 / 21:1-27)

Quem tem sede venha; e quem quiser que tome de graça da água da vida.
E Deus limpará de seus olhos toda lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
(Ap 22:17b / 21:4)

Os que confiam no SENHOR estão seguros... Isso me lembrou um hino que estou cantarolando mentalmente desde hoje cedo e vou reproduzir aqui o primeiro verso. Meu desejo hoje é que você não apenas leia e cante estas palavras, mas que as sinta no fundo do coração.

Que segurança! Sou de Jesus!
E já desfruto as bênçãos da luz.
Sou por Jesus herdeiro de Deus. Ele me leva à glória dos céus. 
Canta minh'alma, canta ao SENHOR; Rende-lhe sempre ardente louvor. 

* * * * *
Hoje terminei pela primeira vez a leitura da bíblia completa e estou muito feliz.
Chegar ao final desse desafio só foi possível porque Deus esteve e comigo e estou certa de que Ele usou muitas pessoas e situações a minha volta para que eu conseguisse chegar ao final. Por isso, obrigado por sua ajuda! Você que passou aqui pelo blog durante 2011, que comentou, participou dos sorteios ou que apenas me visitou em silêncio: O meu muito obrigado! Compartilho com vocês a minha vitória, e convido a todos para seguirem em 2012 acompanhados da Palavra de Deus! Até lá.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

364º dia: Ap 16-18

"Tu és justo, Tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;
Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos."

(Ap 16:5, 7)

No dia do julgamento não haverá mais chance para arrependimento, mas podemos contar com um julgamento justo; cada um será responsável pelas escolhas que fez em sua vida - nada além disso.

Se optamos hoje por trilhar o caminho guiado por Deus, não haverá o que temer.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

363º dia: Ap 13-15

Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.
Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo.
Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos. 
(Ap 15:3-4)

Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas. 
(Ap 14:7)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

362º dia: Ap 10-12

Para refletir:

É chegado o tempo em que os mortos serão julgados. E haverá recompensa para os servos de Deus, aqueles que temem o Seu nome, tanto pequenos como grandes, porém destruição é o que está reservado para os que destroem a terra. (Ap 11:18)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

361º dia: Ap 7-9

Muitos não se reconhecem pecadores, pois vivem momentos de aparente tranquilidade em suas vidas. Alguns destes se arrependerão ao passarem por provações, mas muitos, mesmo tendo sido poupados em meio a grande tribulação, não se arrependerão das obras das suas mãos; eles não pararão de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar. Também não se arrependerão dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos. (Ap 9:18-21)

"A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro." (Ap 7:10)

É tempo de arrependimento. Não espere!

"Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus
para todo o sempre. Amém!" (Ap 7:12)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

360º dia: Ap 4-6

"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". (Ap 4:11)
Um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Um pergaminho cujo conteúdo é o relato do que Deus tem reservado para o mundo. E quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? (Ap 5:2)
Não se desespere. Pode parecer que não há ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que possa abrir o livro, ou sequer olhar para ele. Mas não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. (Ap 5:3-5)
"Tu [Jesus] és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra". (Ap 5:9)
"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria,
força, honra, glória e louvor!
 Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam
o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! Amém."
(Ap 5:13b, 14)

domingo, 25 de dezembro de 2011

359º dia: Ap 1-3

Da mesma forma como a paixão e a eloquência de um namoro esfria com o passar dos anos, assim também acaba acontecendo com o nosso amor por Deus. Quando somos apresentados a Jesus, sentimos o furor de um paixão, ficamos extasiados com tanta graça e misericórdia... Com o tempo, nos acostumamos a conviver com o evangelho e esfriamos no amor e na fé.

A igreja em Éfeso passava por esta fase e foi alertada por Deus: tinha abandonado o primeiro amor (Ap 2:4).

Precisamos cuidar do relacionamento conjugal para que o primeiro amor não seja esquecido, mas, ainda com maior esforço, é preciso cultivar o amor a Deus, amadurecendo na fé, com arrependimento, praticando as mesmas obras que praticávamos quando recém convertidos (Ap 2:5).

E não adianta apenas se deixar levar, pois ser morno também não agrada a Deus:
"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca." (Ap 3:15-16)

Permanecendo no primeiro amor, ouviremos de Jesus, em vez de exortação, palavras de reconhecimento e incentivo:
"Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio." (Ap 2:19)

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,
entrarei e cearei com ele, e ele comigo." (Ap 3:20)

* * * * * * * *
Com exceção de alguns versículos isolados, nunca antes tinha lido apocalipse... Esta será a primeira vez e estou muito entusiasmada com a leitura, por ser a primeira vez que vou ler o livro completo e também por ser o último livro do plano de leitura, o que significa que estou estou chegando, com sucesso, ao final dessa jornada, porque até aqui me ajudou o SENHOR.
Um bom Natal a todos!!!

sábado, 24 de dezembro de 2011

358º dia: 2 Jo; 3 Jo; Jd

Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor. 
E este é o amor: que andemos em obediência aos mandamentos de Deus.
Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom, pois aquele que faz o bem é de Deus.

(2 Jo 1:6 / 3 Jo 1:11a)

"Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da Sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém."
Jd 1:24, 25

* * * * * * * * * * *
Hoje é véspera do Natal, data em que comemoramos o nascimento do Salvador, que é Cristo, o SENHOR, tal qual anunciado pelo anjo em Lucas 2:11.
Convide o aniversariante para participar das celebrações em sua casa, com sua família.
Que os presentes que trocamos com nossos amigos e entes queridos sejam símbolo do presente verdadeiro que recebemos com o nascimento de Jesus: a salvação.
E que Jesus esteja à nossa mesa, no momento da ceia, presente em nossos corações.
Desta forma, estaremos celebrando o verdadeiro Natal.
Que Deus abençoe a todos nós!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

357º dia: 1 Jo 3-5

Deus nos ensina o amor...

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dEle. (1 Jo 4:9)

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 
(1 Jo 4:10)
Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. (1 Jo 3:16)

Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (1 Jo 4:7)

Deus nos ama tanto que nos chama de filhos (1 Jo 3:1a).
Que o amor de Deus habite em nós, contagiando os que estão a nossa volta!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

356º dia: 1 Jo 1-2

Deus é luz; nEle não há treva alguma.

Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Mas se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
(1 Jo 1:5b-9)

Deus nos fez uma promessa: a vida eterna (1 Jo 2:25).
E nós, o que desejamos?
Permanecer em pecado, fingindo sermos bons
ou
poder desfrutar desta rica herança, como filhos de Deus, praticando o amor e a justiça?

Plano de leitura para 2012

Bom dia a todos!

2011 ainda não terminou, mas já estou me preparando para recomeçar a leitura da bíblia em 2012.

Desta vez escolhi utilizar o plano de leitura elaborado pela Neuza Baldini, baseado na Bíblia da Editora Vida, em ordem cronológica. Como este plano é bem mais complexo do que o que eu usei este ano, irei postá-lo semanalmente, mas você pode acessar o plano completo no site da Neuza Baldini clicando aqui.

Então, segue  primeira semana de leitura:


Leia a bíblia em 2012! Será a escolha perfeita para que o seu ano seja maravilhoso.
Se este plano não lhe agradar, procure outro, há diversos na internet. Você também pode usar o que eu estou terminando este ano... O importante é fazer da Palavra de Deus sua companhia diária.

FIQUEM COM DEUS!

* Dúvidas sobre o plano de leitura? Escreva para clamarei@clamarei.com.br

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

355º dia: 2 Tm 1-4

Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis (2 Tm 3:1). Sabem o que vai acontecer nestes dias de 'tempos terríveis'? Vejam só...
 Os homens serão:
 egoístas, avarentos, presunçosos,
arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais,
ingratos, ímpios, sem amor pela família,
irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio,
cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos,
mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.
(2 Tm 3:2-4)

Não sei vocês, mas eu, quando leio estes versos e observo o mundo ao meu redor, nos jornais, na TV, acredito que estamos muito próximos dos últimos dias, afinal, já vivemos tempos terríveis - e a cada dia tudo fica mais e mais terrível.

Mas então, o que fazer? Que tal seguir os conselhos de Paulo à Timóteo?

Devemos nos afastar do mau e dos homens que o carregam  e seguir de perto os ensinamentos do evangelho, com boa conduta, com fé, com paciência, com amor e com perseverança.
Devemos pregar a palavra, permanecendo preparados a tempo e fora de tempo para repreender, corrigir e exortar com toda a paciência e doutrina.
(2 Tm 3:5b, 10 / 4:2)

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão,
para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
(2 Tm 3:17)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

354º dia: Tt 1-3

Paulo começa a carta endereçada à Tito com sua apresentação: "Paulo, servo de Deus..." (Tt 1:1) 

Servo de Deus... Será que podemos nos autointitular servos do SENHOR, assim como fez Paulo?

_ O que temos feito para servir a Deus?
_ Temos sido obedientes, sinceros, bondosos...?
_ Temos praticado o amor, que é o maior dos mandamentos?

* * * * * * * *

"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo." (Tt 2:11-13)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

353º dia: 2 Pe 1-3

O dia do juízo parece estar longe, não é? Não se engane. O dia do Senhor virá como ladrão. 

Naquele dia os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpiosOs céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada

Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

O dia do juízo ainda não chegou, mas pode ser amanhã mesmo. Deus nos ama e está nos oferecendo a oportunidade de viver de maneira santa e piedosa. Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação.

No dia do juízo os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.
Todavia, de acordo com a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.
Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por Ele em paz, imaculados e inculpáveis.
(2 Pe 3:7-15)

domingo, 18 de dezembro de 2011

352º dia: 1 Tm 4-6

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens." (1 Tm 4:10)

* * * * *
Estou um pouco sem palavras hoje. Gostei tanto do verso aí em cima... E ele fala por si...
Tenham todos um ótimo domingo!!!!
FIQUEM COM DEUS

sábado, 17 de dezembro de 2011

351º dia: 1 Tm 1-3

Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação:
_ Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. (1 Tm 1:15)

Essas palavras são de Paulo, mas bem podem ser ditas por mim... E por você também, afinal, somos todos peadores e não há um pecador melhor ou pior... Somos todos os piores, assim como Paulo.
Graças a Deus por Jesus Cisto, que veio para oferecer esperança aos pecadores, como nós!

Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém. 
(1 Tm 1:17)

* * * * * * * * * *

Às vezes poucas palavras falam muito... É o caso desta música que me lembrei quando li o verso acima. Ouça comigo e faça dessa letra sua oração neste dia. Fique com Deus!

 ¯¯ Ao único que é digno de receber a honra e a glória; a força e o poder...
Ao Deus eterno, imortal; invisível, mas real...
A Ele ministramos o louvor!   ¯
Coroamos a Ti, o Rei Jesus.
Adoramos o Seu nome, nos rendemos aos Teus pés.
  ¯   Consagramos todo nosso ser a Ti.  ¯¯


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

350º dia: 1 Pe 3-5

No texto de hoje, dois versos me chamaram a atenção: 
Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém. 
(1 Pe 4:10-11)

Que nossas vidas sejam usadas como testemunho vivo do evangelho pelo amor ao próximo, e que em todas as nossas ações Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo!

FIQUEM COM DEUS

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

349º dia: Fm; 1 Pe 1-2

Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus.

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação.

Alegrem-se na fé, ainda que estejam entristecidos por todo tipo de provação, porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.

Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos:

"Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre a cruz, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."

Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

(1 Pe 2:12, 16, 2 / 1:6 / 2:19-24 / 1:23)

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vocês. (Fm 25)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

348º dia: Hb 11-13

O que é fé? A leitura de hoje nos apresenta uma resposta direta:

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dEle se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam.
(Hb 11:1, 6)

Portanto livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. (Hb 12:1, 2a)

* * * * * * * * * *

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

347º dia: Hb 8-10

Temos um sumo sacerdote que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, fundado pelo SENHOR, e não por mãos humanas (Hb 8:1). Jesus é o sumo sacerdote que ofereceu por nós o sacrifício perfeito e por meio dEle se fez a nova aliança.

"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus e eles me serão por povo." (Hb 8:10)
Sob a nova aliança de Deus, a Sua lei passa a estar dentro de nós. Não é mais um conjunto exterior de regras e princípios. O Espírito Santo nos lembra das palavras de Cristo, ativa a nossa consciência, influencia os nossos motivos e desejos, e nos faz querer obedecer. Agora, fazer a vontade de Deus é algo que desejamos com todo o nosso coração e mente.

Fonte: Bíblia de Estudo - Aplicação Pessoal
Na nova aliança, pelo sacrifício de Jesus Cristo, nossos pecados não são apenas perdoados, mas são completamente esquecidos (Hb 8:13). Quanta misericórdia! E obedecer é o único requisito para desfrutar desta graça. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

346º dia: Hb 5-7

"Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.
Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem." 
(Hb 5:7-9)

Jesus sentiu o mesmo que nós. É difícil obedecer? É sim. E Ele sabe muito bem. Conhece como ninguém o que se passa em nossas mentes e corações.

Jesus se entregou como cordeiro para propiciação dos nossos pecados e oferece vida eterna para todos... Não, meus amigos, a frase não terminou... Jesus oferece vida eterna para todos os que lhe obedecem
Pelo sofrimento Ele próprio, Deus na terra, aprendeu a obedecer para nos ensinar o caminho a seguir. Há uma condição para a salvação: a obediência! Como conseguir? Seguindo para o alvo, que é Cristo e vivendo de acordo com os Seu passos, enfrentando as provações. E que Deus nos acompanhe nessa caminhada.

domingo, 11 de dezembro de 2011

345º dia: Hb 1-4

Hoje é o dia da bíblia. Isso mesmo!  A data é comemorada no segundo domingo de dezembro.
(Se você quer saber mais sobre a história do dia da bíblia clique aqui)

Se a bíblia ainda não faz parte de seu cotidiano, que tal aproveitar a data comemorativa para iniciar a leitura deste livro tão maravilhoso?

"A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hb 4:12)

sábado, 10 de dezembro de 2011

344º dia: Cl 1-4

Fomos sepultados com Cristo e com Ele ressuscitados mediante a fé no poder de Deus, que O ressuscitou dentre os mortos (Cl 2:12).

Então, para que nos preocuparmos com as coisas deste mundo? Não somos deste mundo, mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3:20).

Então nós, que ressuscitamos com Cristo, devemos procurar as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Devemos manter o pensamento nas coisas de cima, e não nas coisas terrenas.
Pois morremos, e agora a nossa vida está escondida com Cristo em Deus. (Cl 3:1-3)

Nossa vida está escondida com Cristo em Deus. Não há neste mundo lugar mais seguro!

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é;
as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
E quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado,
então vocês também serão manifestados com ele em glória.
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês:
imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado,
revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações.
(2 Co 5:17 / Cl 3:4, 5, 12, 15a)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

343º dia: Fp 1-4

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." (Fp 4:4)

É fácil ser feliz quando em nossa vida acontece tudo o que desejamos. Nem é preciso esforço, simplesmente ficamos felizes. Por vezes a dificuldade é disfarçar a alegria...

Mas e quando nem tudo acontece do jeito que você planejou, ainda assim é possível ficar feliz? Difícil não é? Mas não impossível, até porque para Deus nada é impossível (Lc 1:37).

Paulo nós deixou um bom exemplo de vida. Viveu feliz, mesmo nos momentos mais difíceis. Sua felicidade não estava nas provações que sofreu, mas na certeza de que tudo o que acontecia na sua vida era a vontade de Deus e que sua vida estava sendo usada para a glória do SENHOR (Fp 1).
"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." (Fp 4:4)

Não importa se vencemos ou se somos derrotados: Deus tem um propósito para nossa vida. 
Podemos ser presos e perseguidos, tudo por causa do nome de Jesus, mas isso será para nós uma oportunidade de dar testemunho (Lc 21:12-13).

Portanto,
"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
E em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
(Fp 4:4 / 1 Ts 5:18)

"A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém." (Fp 4:20)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

342º dia: Ef 4-6

Deus nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença, por isso, não vivamos mais como os pagãos, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Pois os pagãos estão separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Perderam toda a sensibilidade, se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Não participemos com eles dessas coisas. Não participemos das obras infrutíferas das trevas! (Ef 1:4 / 4:17-19 / 5:7, 11)

Porque antes eramos trevas, mas agora somos luz no Senhor. E fomos ensinados em Cristo a despir-nos do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, renovando nosso modo de pensar e revestindo-nos do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Ef 5:8a / 4:22-24)

Portanto, cada um de nós deve:
- abandonar a mentira e falar a verdade (Ef 4:25)
- controlar nossa ira, para que ela não nos faça pecar (Ef 4:26)
- não roubar, mas trabalhar para o nosso sustento e para repartir com os necessitados (Ef 4:26)
- controlar o que falamos, não usando palavras imorais e sim proclamando apenas o que for útil para edificar os outros (Ef 4:29)
- se livrar de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade (Ef 4:31)
- ser bondoso e compassivo uns para com os outros, perdoando-nos mutuamente, assim como Deus nos perdoou em Cristo (Ef 4:32)
Sejamos, portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivamos em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. (Ef 5:1-2)

E como conseguir se manter as características do novo homem?
Fortalecendo-nos no SENHOR e no Seu forte poder e vestindo toda a armadura de Deus, para podermos ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Ef 6:10-12)
A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém. (Ef 6:24)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

341º dia: Ef 1-3

"Em amor [Deus] nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado." (Ef 1:5, 6)

Vivemos para glorificar a Deus. Este é o propósito de nossas vidas. Para isso fomos criados.

"NEle [em Deus] fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória." (Ef 1:11, 12)

Naqueles momentos em que você não sabe se está agindo corretamente, se está ou não tomando a melhor decisão ou escolhendo o melhor caminho, pergunte-se:
_"O que estou fazendo é para o louvor da Glória de Deus?" 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

340º dia: At 26-28

Por dois anos Paulo permaneceu em prisão domiciliar, sob a custódia de um soldado (At 28:16, 30).

O que ele fez nesses dois anos? Bom, queria pensar primeiro no que um de nós teria feito em dois anos de confinamento...

Talvez um pouco de choro combinado com muita lamentação.
Ou então depressão resultante da tristeza em não poder continuar 'vivendo'.
Quem sabe uma busca implacável pela justiça, na esperança de ser liberto...

Muitos cenários me vêm à mente, mas em nenhum deles consigo ver algo parecido com o que fez Paulo.

E sabe o que Paulo fez? Usou o pouco que tinha para fazer o máximo possível. Paulo não era impedido de receber visitas e, aproveitando essa pouca liberdade, pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo (At 28: 31).

Mesmo preso, Paulo levou o evangelho de Cristo à muitos.
E nós? Estamos usando nossa liberdade para fazer o máximo para Deus?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

339º dia: At 23-25

O mundo vê Deus em você?

O início do capítulo 23 de Atos me chamou a atenção hoje. Vamos refletir sobre Atos 23:1-5:
De volta à Jerusalém, Paulo foi preso sob a acusação de que estaria pregando contra as leis judaicas, o que não era verdade. Diante daqueles que o acusavam falsamente, Paulo disse: "Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje".
O sumo sacerdote estava presente e não gostou das palavras de Paulo. Mandou então que lhe batessem na boca. No fervor do momento Paulo respondeu à agressão com palavras, dizendo: "Deus te ferirá, parede branqueada! Estás aí sentado para me julgar conforme a lei, mas contra a lei me mandas ferir?"
Então os que estavam perto de Paulo disseram: "Você ousa insultar o sumo sacerdote de Deus?" Paulo respondeu: "Irmãos, eu não sabia que ele era o sumo sacerdote, pois está escrito: ‘Não fale mal de uma autoridade do seu povo’".
Paulo não reconheceu o sumo sacerdote, pois suas atitudes eram contrárias ao que sua função exigia.
Essa é uma boa lição: Se as pessoas a nossa volta não conseguem identificar Cristo em nós há algo errado.
Assim como o sumo sacerdote deveria preservar a lei, em vez de contrariá-la, assim também nós, como cristãos, devemos nos manter no caminho da luz, nos afastando do pecado. 
Que como verdadeiros imitadores de Cristo, nossas vidas sejam usadas para disseminar sua mensagem a todos os povos.

domingo, 4 de dezembro de 2011

338º dia: At 20-22

Servir a Deus nem sempre é fácil. Vejam o exemplo de Paulo, que viveu com humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus. Ainda assim, não deixou de pregar e ensinar a mensagem do evangelho por onde esteve, testificando a todos a necessidade de que se convertessem a Deus com  arrependimento e fé no Senhor Jesus. (At 20:18-21)

Em vez de se lamentar e enfraquecer, Paulo usava toda e qualquer oportunidade para testemunhar do poder de Deus e encorajar os seus ouvintes a que cressem e tivessem fé. Até mesmo quando esteve preso, por ocasião do seu julgamento, usou a oportunidade para anunciar as maravilhas que Deus havia feito por ele, e que poderia fazer por todos (At 22).

Enfraquecer e desistir pode parecer o caminho mais fácil, mas a herança para os que permanecem fortes e seguem firmes na Palavra é infinitamente compensadora.

sábado, 3 de dezembro de 2011

337º dia: Rm 12-16

Depois de reforçar aspectos doutrinários, Paulo, no capítulo 12 da carta aos romanos, enfatiza os aspectos práticos do evangelho, pois devemos ser praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes (Tg 1:22). Assuntos importantes são tratados neste trecho da Palavra de Deus:

Culto e adoração ao SENHOR. O que Deus espera de nós? Que ofereçamos nossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus,  nos envolvendo do Senhor Jesus Cristo e deixando de lado  premeditações para satisfazer os desejos da carne. Portanto, não deixemos que o mundo nos domine, mas que Deus nos transforme e nos dê um novo entendimento, para podermos discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito. (Rm 12:1, 2 / 13:11-14)

Comunhão entre irmãos. Os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros. A cada membro é reservada uma função diferente. Que Deus afaste de nós a inveja e a maledicência e que estejamos dispostos a conviver harmoniosamente com nossos irmãos em Cristo, respeitando as nossas diferenças e apoiando uns aos outros. (Rm 12:3-8 / 14:1-23)

O amor é o maior mandamento. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Quem planta o amor, colhe amor. Quem está cheio de amor fica imune à ira, à impaciência, ao orgulho. Quem ama semeia no mundo perseverança, paz, harmonia. De Deus é a vingança, e Ele a exercerá com justiça. A nós está reservado o amor. Não apenas o amor aos amigos, mas também aos inimigos. Nosso amor mostra ao mundo a presença de Deus em nossas vidas. (Rm 12:9-21 / 13:8-10)

Cristãos devem ser bons cidadãos. Somos cristãos, mas não vivemos à parte da sociedade. Na igreja ou fora dela devemos ser exemplo de bons cidadãos. O que um não crente pensaria ao ver um cristão usar palavras pejorativas ao se referir ao líder político de sua cidade?
Se você deseja, como cristão, fazer diferença em sua sociedade, use os meios que ela própria lhe dá,  participando ativamente de eleições (como candidato ou eleitor), acompanhando as ações dos líderes da sua comunidade, etc. Jesus poderia ter dito _"Ignorem esse César, rendei a Deus seus tributos", mas em vez disso ele disse "Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mts 22:21). Portanto dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra 
(Rm 13:1-7).

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

336º dia: Rm 9-11

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente do SENHOR? Ou quem foi seu conselheiro?"
"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?"
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
 (Rm 11:33-36)

¯ Cantem os povos ao Senhor
A Ele o louvor
A majestade ao Rei dos reis
O verdadeiro Deus, o Eu Sou! ¯¯

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

335º dia: Rm 5-8

Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Rm 5:7-8)

Quem ofereceria a própria vida para salvar um miserável pecador? Só mesmo o amor de Deus para enxergar em nós algo de bom e nos presentear com tão magnífico sacrifício. Fomos sepultados com Cristo na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Ele foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. (Rm 6:4)

- E agora nós, os que morremos para o pecado, podemos continuar vivendo nele? (Rm 6:2)

Não. Éramos escravos do pecado, mas nessa condição nossa vida dava frutos que levavam à morte, dos quais devemos nos envergonhar.
Mas, graças a Deus, porque, embora tenhamos sido escravos do pecado, passamos a obedecer de coração aos ensinamentos de Jesus.
E assim como oferecemos nossos corpos em escravidão à impureza e à maldade, ofereçamo-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade. Pois pelo amor de Deus fomos libertos do pecado, nos tornando escravos de Deus, e nossas vidas produzem o fruto que leva à santidade, à vida eterna.
(Rm 6:16-22)

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. 
E nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
(Rm 6:23 / 8:38-39)