segunda-feira, 14 de novembro de 2011

318º dia: At 14-16

Paulo e Silas pregavam na Macedônia. Lá encontraram uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: "Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela." E na mesma hora saiu.
E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
E os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
(At 16:16-25)

Paulo e Silas foram presos por motivo injusto. A ganância e o egoísmo falaram mais alto que a liberdade e o amor. Antes do cárcere, foram açoitados - e o texto de Lucas reforça: receberam MUITOS açoites. Agora eles estavam ali, perto da meia noite, roupas rasgadas, sangrando, pés amarrados e, ainda assim, orando e cantando hinos a Deus. Consegue se imaginar nessa situação? Eu não. Mas acredito que eu estaria lamentando minha condição.
Mais tarde o próprio Paulo escreveu "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (I Ts 5:18). Ele certamente já havia experimentado o consolo que vem do SENHOR quando confiamos nEle, em qualquer situação.

Mas há um outro motivo pelo qual devemos sempre dar graças a Deus: o nosso testemunho. Outros presos escutavam as orações e canções de Paulo e Silas. Imaginem só o espanto desses homens desconsolados diante das palavras de amor, louvor, gratidão... Agora imaginem como o seus colegas de trabalho, de escola, seus familiares, podem se espantar diante de sua reação positiva frente a uma situação difícil. Tentando entender o que acontece com você, muitos encontrarão a resposta, que é Jesus.

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações" (Tg 1:2). Pois "sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam" (Rm 8:28)

Um comentário:

  1. Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
    Colossenses 1:23

    lua_ldsb@hotmail.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!