quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

342º dia: Ef 4-6

Deus nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença, por isso, não vivamos mais como os pagãos, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Pois os pagãos estão separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Perderam toda a sensibilidade, se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Não participemos com eles dessas coisas. Não participemos das obras infrutíferas das trevas! (Ef 1:4 / 4:17-19 / 5:7, 11)

Porque antes eramos trevas, mas agora somos luz no Senhor. E fomos ensinados em Cristo a despir-nos do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, renovando nosso modo de pensar e revestindo-nos do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Ef 5:8a / 4:22-24)

Portanto, cada um de nós deve:
- abandonar a mentira e falar a verdade (Ef 4:25)
- controlar nossa ira, para que ela não nos faça pecar (Ef 4:26)
- não roubar, mas trabalhar para o nosso sustento e para repartir com os necessitados (Ef 4:26)
- controlar o que falamos, não usando palavras imorais e sim proclamando apenas o que for útil para edificar os outros (Ef 4:29)
- se livrar de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade (Ef 4:31)
- ser bondoso e compassivo uns para com os outros, perdoando-nos mutuamente, assim como Deus nos perdoou em Cristo (Ef 4:32)
Sejamos, portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivamos em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. (Ef 5:1-2)

E como conseguir se manter as características do novo homem?
Fortalecendo-nos no SENHOR e no Seu forte poder e vestindo toda a armadura de Deus, para podermos ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Ef 6:10-12)
A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém. (Ef 6:24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!