segunda-feira, 31 de outubro de 2011

304º dia: Lc 10-13

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do SENHOR, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dEle, perguntou:
_ "SENHOR, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!"Respondeu o SENHOR:
_ "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
(Lc 10:38-42)

Marta tinha muito serviço a fazer. Estava recebendo Jesus em sua casa e provavelmente grande parte desse serviço, senão todo, seria justamente para acolher seu hóspede ilustre da melhor forma possível. No entendimento de Marta, sua irmã, Maria, devia fazer o mesmo. Mas Maria, por sua vez, estava mais interessada em ouvir os ensinamentos de Jesus. Ela devia ouvir muitas histórias a respeito deste homem notável e agora tinha a oportunidade de ouvi-lo de perto, ali sentada humildemente a seus pés. Não iria desperdiçar isso.
Temos muitas preocupações neste mundo, assim como Marta, mas nenhuma elas pode ser mais importante do que buscar o reino de Deus, escolhendo a boa parte, como fez Maria. Não significa que temos que abandonar nosso trabalho, estudos, ou outras coisas, mas precisamos sim, priorizar o agir de Deus em nossas vidas, mesmo enquanto estivermos no trabalho, na escola...

domingo, 30 de outubro de 2011

303º dia: Lc 7-9

E disse Jesus: "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus." (Lc 9:62)

Essa foi a resposta de Jesus para os que diziam que queriam segui-lo, embora precisassem primeiro terminar alguma 'coisa importante'. (Lc 9:57-62)

Não há nada mais importante do que seguir ao SENHOR, servindo, obedecendo e anunciando o Seu reino a todos os povos. Portanto, devemos cuidar para não usar nosso trabalho, estudo, família ou qualquer outra coisa como desculpa para não buscar a Deus. Ao fazer isso, estaremos apenas nos enganando, pois para Deus "ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus".

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça." (Mt 6:33a)

sábado, 29 de outubro de 2011

302º dia: Lc 4-6

Ao ser tentado no deserto, Jesus usou uma poderosa arma: a Palavra de Deus. A assim a tentativa do diabo de frustrar os planos de Deus fracassou. Louvado seja o SENHOR por isso!  (Lc 4: 1-13)

Em Efésios, o apóstolo Paulo usa uma boa ilustração para nos ajudar a enfrentar as artimanhas do inimigo.  
"Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus."

(Ef 6:11-17)
Todos os elementos relacionados por Paulo são instrumentos de defesa (cinto, couraça, calçado, escudo) com exceção de um único: a espada!

A defesa é necessária, mas, se for preciso atacar, estaremos prontos se conhecermos a Palavra de Deus.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

301º dia: Lc 1-3

Simeão era um homem justo e temente a Deus e o Espírito Santo estava sobre ele (Lc 2:5).
Com o menino Jesus em seus braços (que Simeão já sabia ser o Cristo, conforme revelação do Espírito Santo) anunciou: "Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel" (Lc 2:34).

Não há meio termo: ou aceitamos Jesus como nosso SENHOR e salvador ou o rejeitamos. E seremos tratados de acordo com nossa escolha, conforme a justiça de Deus.

Para os dois reinos de Israel Ele será um santuário, mas também uma pedra de tropeço, uma rocha que faz cair. E para os habitantes de Jerusalém ele será uma armadilha e um laço. Muitos deles tropeçarão, cairão e serão despedaçados, presos no laço e capturados.
Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.
(Is 8:14-15 / Ml 4:2-3)

Plano de Leitura - Novembro

Novembro chegando... Falta pouco para chegarmos ao final dessa caminhada.
"Até aqui nos ajudou o SENHOR." (1 Sm 7:12b)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

300º dia: Mc 14-16

Os sacerdotes e escribas estavam demasiadamente incomodados com a influência que Jesus exercia sobre a população e com os ensinamentos que divergiam daqueles que se pregava na sinagogas - Jesus enfatizava as leis de Deus, enquanto os sacerdotes difundiam leis de homens (Mc 7:8). Começaram, então, a procurar uma forma de afastar Jesus de seus caminhos, tramando sua prisão e morte. Esse desejo foi antecipado pela ambição de Judas, que selou com um beijo sua traição (Mc 14:45).
Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim. (Sl 41:10)
Felizmente para nós, tudo aconteceu conforme a vontade de Deus, para que se cumprissem as escrituras. (Mc 14:49)

Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
(Is 53:7)

Mas o que parece trágico não poderia ter final mais feliz!
Jesus Nazareno, que foi crucificado, já ressuscitou. (Mc 16:6)

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo!
Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para aqueles que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. (1 Pe 1:3-5)
* * * * * * * * * * * * *

♪♪ Ele levou sobre si as nossas dores Ele levou sobre si, as nossas transgressões
E nós olhávamos para Ele, pensávamos que eram Seus próprios pecados que o levavam ali...
Mas foi por mim, e por ti... ♪


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

299º dia: Mc 11-13

Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
 (Mc 13:33 / 1 Pe 5:8)

É como se um homem, partindo para fora da terra,
deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos,
e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa;
se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,
Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai
(Mc 13:34-37)


terça-feira, 25 de outubro de 2011

298º dia: Mc 7-10

E dizia Jesus: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. (Mc 7:20-23)
Já pararam para pensar como é que colocamos todos estes males para fora? Quase sempre é pela boca... "Pois a boca fala do que está cheio o coração" (Mt 12:34b). Procurar controlar a própria língua é um bom exercício para avaliar os nossos corações e procurar enchê-los com coisas boas. Vamos praticar?

"A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada." (Pv 10:31)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

297º dia: Mc 4-6

O próprio Jesus é quem explica a parábola do semeador.


Que os nossos corações sejam comparados à boa terra, onde a semente da Palavra de Deus poderá ser plantada e render bons frutos!

domingo, 23 de outubro de 2011

296º dia: Mc 1-3

Simão (ou Pedro) e seu irmão André eram pescadores na Galiléia e estavam trabalhando quando foram abordados por Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". (Mc 1:16, 17)

O que você teria feito diante deste convite inusitado? Talvez respondesse com outra pergunta do tipo:
_Como? Você está falando sério? Está falando comigo? ou coisa do tipo...
Ou então se faria desentendido:
_Hã? Está falando comigo?

Quais seriam as chances de termos a mesma reação de Pedro e André? Sabe o que eles fizeram?
"No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram." (Mc 1:18)

Não questionaram, não exitaram, não tiveram medo... Simplesmente seguiram Jesus, dispostos a serem verdadeiros pescadores de homens.

Você está pronto para seguir Jesus? Aceite o convite e seja também um pescador de homens.

sábado, 22 de outubro de 2011

295º dia: Mt 26-28

Depois de terem celebrado a Páscoa, Jesus disse aos discípulos que naquela mesma noite todos eles o abandonariam, tal qual a profecia de Zacarias: "Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas" (Zc 13:7).

Ouvindo isso, Pedro afirmou: "Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!" (Mt 26:33)

Mas a resposta de Jesus o deixou ainda mais indignado...

Respondeu Jesus:
"Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará".
Mas Pedro declarou:
"Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". (Mt 26:34, 35)

De fato, antes do amanhecer, Pedro chegou a jurar que não conhecia Jesus. Ao cantar do galo percebeu o que havia feito e chorou amargamente. (Mt 26:69-75)

Pedro não mentiu. O desejo de seu coração era verdadeiramente não abandonar Jesus em nenhuma hipótese. Tanto é que com ímpeto feriu com sua espada um daqueles que vinham para prender Jesus (Mt 26:51 / Jo 18:10). Mas, como não sentir medo diante daquela multidão hostil?

Somente o próprio Deus seria capaz de sobrepor o medo e a dor sem se abalar. Cristo sofreu na cruz, sentiu cada açoite na carne como um ser humano. Ele conhece como ninguém nossas fraquezas e temores, mas olha para o que há em nossos corações.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

294º dia: Mt 23-25

Se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam. (Mt 24:43-44)

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. (Mt 24:42)

O capítulo 23 de Mateus é um alerta para atitudes hipócritas. Jesus falava aos mestres da lei e fariseus, mas o texto é ótimo para uma auto avaliação. Somos hipócritas como estes homens que só se esforçavam para fazer aquilo que pudesse ser visto por outros? 

Precisamos estar prontos para sermos recebidos no reino dos céus e não sabemos quando isso acontecerá, portanto, que a hipocrisia não reine em nossas vidas e que possamos de fato praticar o que pregamos.

Bendito é o que vem em nome do Senhor! (Mt 23:39b)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

293º dia: Mt 20-22

Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo:
O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho.
Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir. De novo enviou outros servos e disse: ‘Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento!’ Mas eles não lhes deram atenção. Então o rei disse a seus servos: O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos. Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’. Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados. (Mt 22:1-5a, 8-10)
O banquete está servido e somos todos convidados. Se não nos mostrarmos dignos do convite, outros sentarão à mesa em nosso lugar. Jesus está esperando nossa resposta...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

292º dia: Mt 16-19

Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus".(Mt 16:6-7)

Os fariseus e saduceus eram os pessoas letradas, conhecedores da lei. Mas uns - os fariseus - acreditavam que costumes e tradições deviam ser observados obrigatoriamente, mesmo que estes contrariassem a lei; Outros - os saduceus - não acreditavam na vida eterna, superestimando seus próprios feitos e menosprezando o poder de Deus. Os dois grupos não praticavam a lei, embora posassem de 'bons moços'.

O testemunho destes homens era como fermento: fazia multiplicar ensinamentos contrários à vontade de Deus no meio do povo que os via como bons exemplos.

Hoje ainda há por aí muitos fariseus e saduceus, com os quais devemos ter muito cuidado. Felizmente temos à mão a melhor defesa: a Palavra de Deus. Quanta benção ter liberdade para manusear e ler à vontade a bíblia, podendo, assim, obter conhecimento direto da vontade do SENHOR e impedir que o fermento dos fariseus e saduceus se proliferem em nossas vida!

Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nEle. (Pv 30:5)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

291º dia: Mt 12-15

"As coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias."
(Mt 15:18-19)

"Considerem: uma árvore é conhecida por seu fruto. Uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim.
Como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
Mas, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado".
(Mt 12:33, 34, 36, 37)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

290º dia: Mt 8-11

Entrando Jesus na cidade de Cafarnaum, foi abordado por um centurião, que lhe pediu ajuda (Mt 8:5).
Centurião era um cargo do exército romano. Um guerreiro, líder de um grupo de soldados.
Este homem estava aflito por um servo, que encontrava-se paralítico, em terrível sofrimento (Mt 8:6)

Jesus desejou ir ter com o enfermo, mas humildemente, o soldado replicou "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado." (Mt 8:7, 8)

Sua confiança no poder de Jesus chamou a atenção do próprio Cristo, que, admirado, disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé." (Mt 8:10)

Este soldado não era um judeu, provavelmente não conhecia as leis de Moisés ou os ensinamentos das sinagogas, talvez não estivesse familiarizado com as profecias a respeito da vinda do Messias... Mas ele conhecia um conceito muito importante: sabia o que significava servir. O seu trabalho lhe proporcionava esse conhecimento e ele mesmo explica: "Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz" (Mt 8:9). Imaginem vocês se em meio à batalha um dos seus subordinados decide questionar o comando? Certamente colocaria em risco a própria vida e as de seus colegas de fronte!

O centurião se colocou como servo diante de Jesus e estava disposto a servi-lo prontamente, com vigor e disposição. A fé deste homem não apenas curou o seu servo, mas também salvou a sua alma.

Não importa o quanto conhecemos as regras, se não estivermos dispostos a segui-las. É preciso aprender a servir!
Disse Jesus: "Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." (Jo 12:26)

domingo, 16 de outubro de 2011

289º dia: Mt 5-7

Lembro que quando li Mateus pela primeira vez, há uns quinze anos atrás, notei grande semelhança com algumas frases que eu conhecia, os famosos ditos populares. Eu já estava familiarizada com coisas como  'Não jogue pérolas aos porcos',  'Se alguém lhe der um tapa na cara, ofereça a outra face' e 'Ele é um lobo em pele de cordeiro'. Mas conhecer o contexto em que esses 'ditados' foram criados me fez percebê-los com muito mais profundidade. Os ditados são apenas frases soltas, algumas vezes com significado deturpado. As palavras de Jesus são palavras vivas, que podem transformar nossas vidas.

Certamente você já ouviu falar do 'Sermão da Montanha'. Pois é... o texto de hoje é justamente o relato deste sermão, considerado por muitos a  passagem mais importante do Novo Testamento. Nele encontramos as bem-aventuranças, a confirmação da lei, o exemplo de oração e muitos outros ensinamentos práticos dados por Jesus.

Se você nunca leu esse texto, faça isso hoje. Deus tem muito a falar.
Se você já leu, que tal repetir? Você pode se surpreender com o quanto ainda há para aprender, "pois a palavra de Deus é viva e eficaz" (Hb 4:12)

"Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus." 
"Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".
(Lv 20:7 / Mt 5:48)

sábado, 15 de outubro de 2011

288º dia: Mt 1-4

Nasce o Messias! Jesus é anunciado no Novo Testamento aos judeus, que por tanto tempo esperaram por essa grande notícia. Tudo foi tal qual os profetas haviam registrado:

O Messias nasceria de uma virgem
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. (Is 7:14 / Mt 1:18, 23)

O Messias nasceria na cidade de Belém
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia..." (Mq 5:2 / Mt 2:1a, 6)

O Messias seria chamado do Egito
"Do Egito chamei a meu filho."
O anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
  (Os 11:1-2 / Mt 2:13, 15)

Crianças seriam mortas
Assim diz o SENHOR: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.
Herodes ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.
(Jr 31:15 / Mt 2:16)

Jesus já estava presente desde o começo de tudo. O Velho Testamento está cheio da presença de Cristo.
EMANUEL! Deus está presente. Hoje e sempre! Aleluia!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

287º dia: Ml 1-4

Os sacerdotes permitiam que animais cegos, aleijados e doentes fossem oferecidos pelo povo como sacrifício a Deus. Com isso, além de desobedecer a Deus, eles também induziam o povo a acreditar que o SENHOR se agradava desse tipo de sacrifício (Ml 1:8). Em vez de ajudarem o povo a se desviar do pecado, causaram a queda de muita gente (Ml 2:6, 8).

Naquele tempo, era preciso oferecer em sacrifício o melhor de que se dispunha:
"Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica um animal defeituoso", diz o Senhor dos Exércitos." (Ml 1:14)
Mas Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus (Ef 5:2).
E agora? Não precisamos mais oferecer sacrifício algum? É claro que sim! Mas um sacrifício vivo:
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. (Rm 12:1)
E então? Temos entregado o melhor de nossas vidas a Deus? Estamos agradando ao SENHOR com nossa oferta ou apenas entregando a ele o que sobra, quando sobra?

* * * * * * *

Hoje é um dia especial pra mim. Com a leitura de hoje termino o Velho Testamento e a partir de amanhã sigo acompanhada da Nova Aliança até 31 de dezembro. Até aqui, foi uma experiência muito, muito especial. Mas estou certa de que continuará ainda melhor.

Se você ainda não iniciou a leitura, deixo aqui, mais uma vez, o convite:
Conheça o plano de leitura (clique aqui) e me acompanhe a partir de amanhã!

FIQUE COM DEUS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

286º dia: Ne 10-13

Se Neemias terminasse no capítulo 12, seria um final comparável ao dos contos de fadas, com um belo "E viveram felizes para sempre..." O templo e o muro estavam reconstruídos, Jerusalém estava sendo repopulada, o povo havia assumido publicamente o compromisso de cumprir as leis de Deus, o ministério no templo estava restabelecido. Tudo ia muito bem... Mas, na ausência do líder Neemias o povo se deixa, outra vez, dominar por práticas desagradáveis a Deus. Todos haviam compreendido a Palavra do SENHOR e estavam ávidos por colocá-la em prática, tanto é que formalizaram essa vontade e assinaram de próprio punho. Ainda assim, na primeira oportunidade, se desviaram do caminho.

Ao ler o capítulo 13, acabei imaginando Neemias como uma muleta. Sem ela, o coxo cai.
Usando isso como ilustração, eu recomendo a você: muleta boa de verdade, só Jesus!
Os judeus contemporâneos de Neemias eram coxos, assim como todos nós. Procuraram por uma muleta e encontraram Neemias. E ele bem que tentou suportar o peso de todos, mas não foi forte o suficiente; nenhum homem nessa terra poderia ser. O apoio dos nossos amigos, pais e familiares é muito importante, mas nenhum deles pode substituir o que o SENHOR tem pra nós. Deposite suas esperanças em Jesus, que te dará forças para permanecer no caminho de Deus.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

285º dia: Ne 7-9

O muro estava construído. Os portões estavam em seus lugares. Quanta alegria!
Mas Neemias não deu por completo seu trabalho. Ainda havia muito o que fazer.

Primeiro, tratou de manter a segurança na cidade. Não, o muro não era o suficiente. Era preciso manter-se alerta quanto a possíveis ataques e estabelecer regras para que a cidade não fosse novamente invadida e destruída.

Depois, mas não menos importante, todo o povo foi reunido em uma praça para ouvir a leitura do livro da lei. Durante uma manhã inteira a palavra de Deus foi lida e ensinada a todos, que permaneceram ali o tempo todo e não apenas ouviram, mas compreenderam as palavras que lhes foram explicadas.

Agora sim estava tudo em seu lugar: o templo, os muros e os corações dos judeus.

(Ne 7:1, 3, 5 / 8:1-12)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

284º dia: Ne 4-6

Não basta acreditar, é preciso ter disposição para agir. Deus está deseja nos ajudar, mas precisamos trabalhar para que Ele possa agir por meio de nós.

Foi isso que o grupo liderado por Neemias fez. Diante da ameaça de serem atacados enquanto trabalhavam na reconstrução dos muros de Jerusalém, veja o que eles fizeram:

"Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles."
(Ne 4:9)

A primeira ação foi colocar suas vidas em oração diante de Deus, mas não pararam por aí. Trataram de tomar providências para que pudessem continuar a empreitada em segurança. Não fizeram isso por não confiarem em Deus, mas sim por acreditarem que Deus estaria ao lado deles, lutando para defender suas vidas, caso fosse necessário. Eles estariam prontos, espada e escudo à mão. 

Será que estamos trabalhando para merecer as conquistas que pedimos a Deus em oração?
Pedimos a Deus para tirar boas notas em provas... Estamos estudando o suficiente?
Pedimos para conseguir um trabalho melhor, com melhor salário... Estamos nos preparando profissionalmente para estarmos aptos a concorrer a uma dessas vagas?
Pedimos a Deus muitas bençãos... Estamos fazendo a nossa parte?
"Coragem! Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!"
Em todo trabalho há proveito,
mas ficar só em palavras leva à pobreza.
(Ag 2:4 / Pv 14:23)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

283º dia: Ne 1-3

Ao receber notícias de Jerusalém, cujos muros permaneciam em ruínas, Neemias chorou e passou dias lamentando e orando ao Deus dos céus (Ne 1:2-4). Neemias era copeiro do rei (Ne 1:11) e pode ser que por isso ele não tenha podido até então se juntar a uma das caravanas com destino à Jerusalém, mas possivelmente esse era um desejo de seu coração, que se tornou ainda mais forte com a notícia de que as coisas por lá não caminhavam muito bem. Neemias sentiu o desejo de ajudar na obra do SENHOR e orou a Deus com todo o seu coração. A oração transcrita em Neemias 1, versos 4 a 11 é curta, mas completa e profunda. Dela quero destacar dois aspectos:

1- Neemias inicia o seu clamor reconhecendo a grandeza, a soberania e a misericórdia de Deus
"Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos." (Ne 1:4)

2- Neemias humildemente reconhece suas falhas e confessa seus pecados (e os do povo de Israel)
"Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés." (Ne 1:6b, 7)

No primeiro capítulo de Neemias, ele pede a Deus para que o rei da Pérsia fosse benevolente com ele (Ne 1:7). Neemias estava decidido a perseguir seu desejo de retornar a Jerusalém e ajudar na reconstrução dos muros da cidade. Mesmo com muito medo (Ne 2:2b) ele aproveitou a oportunidade que teve e declarou ao rei o seu desejo, mas não o fez sozinho, a bondosa mão de Deus estava sobre ele e o rei atendeu todos os seus pedidos. (Ne 2:4, 8b)

Deus deseja nos acompanhar onde quer que estejamos. Ele está disposto a estar ao nosso lado, não importam as circunstâncias. Podemos desfrutar da sua presença sempre que quisermos. A oração é leve, fácil de carregar, não precisa de pilhas ou energia elétrica para funcionar. Basta desejarmos e Deus estará sempre  conosco.

domingo, 9 de outubro de 2011

282º dia: Ed 8-10

Muitos dos personagens da bíblia nos ensinam que a oração é um instrumento poderoso para nos aproximarmos de Deus. Assim também acontece com Esdras. Esse servo fiel de Deus tinha uma vida de constante oração e podemos ver isso no texto de hoje.

Primeiro, ele proclama um jejum ao grupo que o acompanhava na viagem de volta à Jerusalém, a fim de que se humilhassem diante de Deus e lhe pedissem uma viagem segura. Então jejuaram e suplicaram essa benção ao SENHOR, e Ele os atendeu. (Ed 8:21, 23)

Mais tarde, já em Jerusalém, Esdras faz uma oração que certamente pode ser adaptada para os dias de hoje (Ed 9:13-15). Que essa oração, de submissão a Deus, esteja em nossos corações neste dia:
SENHOR, fomos castigados por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, mas Tu, ó Deus, nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente, nos permitiste viver.
Como, então, diante de tanto amor e de imensa bondade, podemos voltar a desobedecê-lo e permitir que práticas repugnantes tomem conta de nossas vidas?
Se assim agirmos, como não ficarias irado conosco, não nos destruirias e não nos deixarias sem remanescente ou sobrevivente algum?
Ó Senhor, Deus de Israel, Tu és justo! E até hoje nos deixaste viver como um remanescente. Aqui estamos diante de ti com a nossa culpa, embora saibamos que por causa dela nenhum de nós pode permanecer na tua presença.

sábado, 8 de outubro de 2011

281º dia: Ed 5-7

Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." (Jó 42:1-2)
Jó estava certo. Vejam só como o que parecia impossível aconteceu para que o Templo do SENHOR fosse reconstruído. Mesmo com muitas pessoas influentes tentando impedir que os judeus concluíssem a obra (Ed 5:3), eles não foram impedidos de trabalhar, pois os olhos de Deus estavam sobre seus líderes (Ed 5:5).
E mesmo os reis da Pérsia tiveram seus corações tocados pelo SENHOR e não apenas permitiram a construção do templo, mas também ajudaram financeiramente para que se fizesse a obra.

E assim eles terminaram a reconstrução do templo conforme a ordem do Deus de Israel e os decretos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia. (Ed 6:14)

Prosseguir parece difícil? Confie em Deus e persevere, pois, se for da Sua vontade, Ele irá tirar as pedras do caminho, mesmo que para isso seja necessário amolecer o coração do mais poderoso rei da terra. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

280º dia: Zc 11-14

"Na terra toda, dois terços serão ceifados e morrerão; todavia a terça parte permanecerá", diz o SENHOR"Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: 'O SENHOR é o meu Deus."  (Zc 13:8, 9)
Apenas a terceira parte, ou seja, a minoria do povo na terra permanecerá. Ao remanescente, que permanecer fiel a Deus, está reservada a vida. Estes serão refinados no fogo, passarão por tribulações e dificuldades, mas  permanecerão obedientes ao SENHOR. Seja parte do remanescente, não importam as circunstâncias. Seja fiel e obediente, busque em Deus forças para seguir no caminho que leva à vida. Assim como o fogo purifica a prata, você também será purificado.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

279º dia: Zc 7-10

Para que jejuar?

O povo de Israel jejuava durante o exílio, todos os anos, no quinto mês, provavelmente para lamentarem a destruição de Jerusalém. Agora, de volta à sua terra natal, questionavam aos sacerdotes e aos profetas do SENHOR se deveriam ou não continuar a praticar o jejum anualmente, já que, embora eles estivessem de volta à Jerusalém, a cidade e o templo estavam em ruínas. (Zc 7:3)

A resposta de Deus, por meio do profeta Zacarias, veio em forma de uma nova pergunta: 
Disse o SENHOR dos Exércitos:
"Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?" (Zc 7:5)
Fazer do jejum apenas uma abstinência de comida o transforma em uma dieta!
Deus espera de nós muito mais do que uma simples dieta. 
Assim diz o Senhor dos Exércitos:
"Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros".
Eis o que devem fazer: "Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas", declara o SENHOR.
(Zc 7:8-10 / 8:16-17)
O jejum que Deus deseja é este:
Que sejam soltas as correntes da injustiça e desatadas as cordas do jugo. Que os oprimidos sejam postos em liberdade e que todo o jugo seja rompido. Que o alimento seja partilhado com o faminto e que haja abrigo para o pobre desamparado. Que sejam providas vestes para o desconhecido que esteja nu e que ajuda não seja recusada ao próximo.
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura;
a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou.
(Is 58:6-9)

O jejum de alimentos é importante, mas deve vir acompanhado de oração, meditação, humilhação, devoção... Não deixe seu jejum se transformar em dieta!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

278º dia: Zc 3-6

Na visão de Zacarias Josué aparece vestido de vestes sujas diante de um anjo. Então, sem nenhuma ação de Josué, ele é vestido com roupas limpas, incluindo um novo turbante (Zc 3:3-5).

É desse jeito que nossos pecados são tratados por Deus, como trapos sujos. Como um bom pai, Ele não deseja nos ver vestidos assim e por isso nos presenteia com roupas novas e limpas. O que Deus espera de nós em troca de tanta graça? Obediência e gratidão (Zc 3:7).

João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse:
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
(Jo 1:29)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

277º dia: Ag 1-2; Zc 1-2

Por meio do profeta Ageu, Deus proferiu palavras de encorajamento para Zorobabel, que governava o povo judeu naquela época, e para Josué, o sumo sacerdote. Essas mesmas palavras podem perfeitamente serem dirigidas a todos nós:
"Coragem! Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!", declara o SENHOR. "Porque eu estou com vocês", declara o SENHOR dos Exércitos. "Meu espírito permanece em seu meio. Não tenham medo". (Ag 2:4-5)
Não há o que temer! "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" (1 Co 3:16)

Se nos voltarmos para Deus, Ele certamente estará ao nosso lado (Zc 1:3) e nos encherá de coragem para trabalhar para Sua honra e glória.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

276º dia: Ed 1-4

O fim do exílio aconteceria tal qual proclamado pelos profetas. Depois de setenta anos a Babilônia seria castigada por suas iniquidades (Jr 25:12) e então a promessa em favor do povo de Israel, de serem levados de volta à sua própria terra, seria cumprida (Jr 29:10). A permissão para que seguissem viagem de volta à Jerusalém foi concedida pelo rei Ciro, ainda no primeiro ano do seu reinado (Is 44:28). E então os líderes das famílias de Judá e de Benjamim, como também os sacerdotes e os levitas, todos aqueles cujo coração Deus despertou, dispuseram-se a ir para Jerusalém e a construir o templo do Senhor (Ed 1:5). Depois da viagem, começaram a construir o altar do Deus de Israel para nele sacrificarem holocaustos, conforme o que está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus (Ed 3:2). O altar representava a presença de Deus e este grupo de pessoas, que tinha acabado de enfrentar um longa e cansativa viagem de volta para casa, desejava arduamente viver segundo os mandamentos de Deus. O altar foi construído antes mesmo de qualquer parede ou porta. Agora o povo estava consciente de que Deus era o principal em suas vidas. Ofereceram sacrifícios, celebraram a festa dos tabernáculos (Ed 3:3, 4)... Estavam dispostos a seguir com obediência aquele que os havia livrado do cativeiro: o Deus único e verdadeiro.

domingo, 2 de outubro de 2011

275º dia: Et 8-10

Ester e Mardoqueu conseguiram a permissão do rei Assuero para que escrevessem um decreto a favor dos judeus. Assim foi feito. A lei que determinava o extermínio do povo de Deus não podia ser revogada, mas agora eles estavam autorizados a defenderem suas vidas, suas famílias e seus bens. E ainda poderiam tomar os despojos dessa batalha. Com a ajuda de Deus, os judeus sobreviveram ao treze de Adar. E não saquearam os bens dos seus inimigos como teriam o direito de fazer, apenas queriam viver. E viveram.
(Et 8:8 e 11 / 9:10, 15 e 16)

"Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo."
(Jo 6:33)

sábado, 1 de outubro de 2011

274º dia: Et 4-7

O perverso Hamã havia conseguido junto ao rei Assuero emitir um decreto que marcava o dia da morte de todos os judeus. Seriam legalmente exterminados, como gado pronto para o abate.

A triste notícia se espalhou por todo o reino persa e foi Mardoqueu quem providenciou para que Ester tomasse conhecimento a respeito. A rainha sabia que, estando tão próxima do rei, poderia buscar nele ajuda para povo judeu. Mas em vez de desesperar-se e agir inconsequentemente, avaliou bem a situação e se preparou para agir. Já fazia muitos dias que ela não via o rei. Ester sabia que se fosse à presença do rei Assuero sem ser chamada poderia ser morta, como dizia a lei, e não haveria ajuda alguma para os judeus. Então todo o povo, incluindo a própria rainha, jejuaram e oraram por três dias. Imagino a rainha Ester implorando à Deus que fizesse com que o rei à procurasse e assim ela teria oportunidade de fazer a ele seu pedido. Deus não atendeu esse pedido, mas não deixou Ester e os judeus desamparados. Ao final dos três dias a rainha se preparou, encheu-se de coragem e foi até o rei, cheia de medo, certamente, mas segura do que devia fazer. E alcançou graça aos olhos do rei, que não apenas a perdoou por ter lhe procurado, mas se dispôs a atender qualquer pedido que a rainha lhe fizesse.

Deus atendeu os pedidos de Ester, mas provavelmente não da forma como ela esperava. Se os seus pedidos não têm sido atendidos, não desanime. Deus está preparando algo melhor para você!
Como está escrito:
"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou
o que Deus preparou para aqueles que o amam." (1 Co 2:9)