quinta-feira, 6 de outubro de 2011

279º dia: Zc 7-10

Para que jejuar?

O povo de Israel jejuava durante o exílio, todos os anos, no quinto mês, provavelmente para lamentarem a destruição de Jerusalém. Agora, de volta à sua terra natal, questionavam aos sacerdotes e aos profetas do SENHOR se deveriam ou não continuar a praticar o jejum anualmente, já que, embora eles estivessem de volta à Jerusalém, a cidade e o templo estavam em ruínas. (Zc 7:3)

A resposta de Deus, por meio do profeta Zacarias, veio em forma de uma nova pergunta: 
Disse o SENHOR dos Exércitos:
"Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?" (Zc 7:5)
Fazer do jejum apenas uma abstinência de comida o transforma em uma dieta!
Deus espera de nós muito mais do que uma simples dieta. 
Assim diz o Senhor dos Exércitos:
"Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros".
Eis o que devem fazer: "Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas", declara o SENHOR.
(Zc 7:8-10 / 8:16-17)
O jejum que Deus deseja é este:
Que sejam soltas as correntes da injustiça e desatadas as cordas do jugo. Que os oprimidos sejam postos em liberdade e que todo o jugo seja rompido. Que o alimento seja partilhado com o faminto e que haja abrigo para o pobre desamparado. Que sejam providas vestes para o desconhecido que esteja nu e que ajuda não seja recusada ao próximo.
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura;
a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou.
(Is 58:6-9)

O jejum de alimentos é importante, mas deve vir acompanhado de oração, meditação, humilhação, devoção... Não deixe seu jejum se transformar em dieta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!