segunda-feira, 10 de outubro de 2011

283º dia: Ne 1-3

Ao receber notícias de Jerusalém, cujos muros permaneciam em ruínas, Neemias chorou e passou dias lamentando e orando ao Deus dos céus (Ne 1:2-4). Neemias era copeiro do rei (Ne 1:11) e pode ser que por isso ele não tenha podido até então se juntar a uma das caravanas com destino à Jerusalém, mas possivelmente esse era um desejo de seu coração, que se tornou ainda mais forte com a notícia de que as coisas por lá não caminhavam muito bem. Neemias sentiu o desejo de ajudar na obra do SENHOR e orou a Deus com todo o seu coração. A oração transcrita em Neemias 1, versos 4 a 11 é curta, mas completa e profunda. Dela quero destacar dois aspectos:

1- Neemias inicia o seu clamor reconhecendo a grandeza, a soberania e a misericórdia de Deus
"Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos." (Ne 1:4)

2- Neemias humildemente reconhece suas falhas e confessa seus pecados (e os do povo de Israel)
"Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés." (Ne 1:6b, 7)

No primeiro capítulo de Neemias, ele pede a Deus para que o rei da Pérsia fosse benevolente com ele (Ne 1:7). Neemias estava decidido a perseguir seu desejo de retornar a Jerusalém e ajudar na reconstrução dos muros da cidade. Mesmo com muito medo (Ne 2:2b) ele aproveitou a oportunidade que teve e declarou ao rei o seu desejo, mas não o fez sozinho, a bondosa mão de Deus estava sobre ele e o rei atendeu todos os seus pedidos. (Ne 2:4, 8b)

Deus deseja nos acompanhar onde quer que estejamos. Ele está disposto a estar ao nosso lado, não importam as circunstâncias. Podemos desfrutar da sua presença sempre que quisermos. A oração é leve, fácil de carregar, não precisa de pilhas ou energia elétrica para funcionar. Basta desejarmos e Deus estará sempre  conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!