segunda-feira, 17 de outubro de 2011

290º dia: Mt 8-11

Entrando Jesus na cidade de Cafarnaum, foi abordado por um centurião, que lhe pediu ajuda (Mt 8:5).
Centurião era um cargo do exército romano. Um guerreiro, líder de um grupo de soldados.
Este homem estava aflito por um servo, que encontrava-se paralítico, em terrível sofrimento (Mt 8:6)

Jesus desejou ir ter com o enfermo, mas humildemente, o soldado replicou "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado." (Mt 8:7, 8)

Sua confiança no poder de Jesus chamou a atenção do próprio Cristo, que, admirado, disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé." (Mt 8:10)

Este soldado não era um judeu, provavelmente não conhecia as leis de Moisés ou os ensinamentos das sinagogas, talvez não estivesse familiarizado com as profecias a respeito da vinda do Messias... Mas ele conhecia um conceito muito importante: sabia o que significava servir. O seu trabalho lhe proporcionava esse conhecimento e ele mesmo explica: "Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz" (Mt 8:9). Imaginem vocês se em meio à batalha um dos seus subordinados decide questionar o comando? Certamente colocaria em risco a própria vida e as de seus colegas de fronte!

O centurião se colocou como servo diante de Jesus e estava disposto a servi-lo prontamente, com vigor e disposição. A fé deste homem não apenas curou o seu servo, mas também salvou a sua alma.

Não importa o quanto conhecemos as regras, se não estivermos dispostos a segui-las. É preciso aprender a servir!
Disse Jesus: "Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." (Jo 12:26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!