sábado, 30 de abril de 2011

120º dia: Sl 58-60

"Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem." (Sl 60:11)

Nossa, quanta verdade numa frase tão curta! E são tantos nosso adversários, não é mesmo? Não necessariamente pessoas, mas principalmente sentimentos... Felizmente temos socorro:
"Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisoteará os nossos adversários." (Sl 60:12)



Plano de leitura - Maio

O tempo passa... hoje meu desafio completa 120 dias! E continua...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

119º dia: Sl 55-57

Fugir muitas vezes é o que desejamos. Ninguém gosta de enfrentar dificuldades. Eu pelo menos, muitas vezes já exlcamrei como o salmista: "Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso" (Sl 55:6). Só tem um problema: Não há pra onde fugir e mesmo que houvesse, certamente o problema nos acompanharia até lá... Neste mundo estamos entre leões (Sl 57:4) e só há um lugar seguro: Deus. Sua companhia é a nossa proteção e a oração constante nos aproxima dEle: "De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz" (Sl 55:17). Se em Deus estiver nossa confiança, não é preciso temer o que nos possa fazer o homem (Sl 56:11). Não fuja! Em vez disso, aceite o conselho do salmista: "Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado" (Sl 55:22).

"Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus;
seja a tua glória sobre toda a terra."
Sl 57:5

quinta-feira, 28 de abril de 2011

118º dia: Sl 52-54

"Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém." (Sl 54:4)

A leitura de Salmos tem sido bastante interessante. Os textos relatam situações com as quais por muitas vezes me identifico e é como se eu mesma estivesse dizendo certas palavras. Não é à toa que é um livro tão citado. Inspiração para nossas orações, com sinceridade e simplicidade, como uma conversa com Deus.

Estou aprendendo muito com os salmistas... Espero que você também! FIQUE COM DEUS!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

117º dia: Sl 49-51

No dia do julgamento, Israel será julgada. O povo de Deus estará diante dEle, o Juíz justo e perfeito.

Ele convoca os altos céus e a terra, para o julgamento do seu povo:
"Ajuntem os que me são fiéis, que, mediante sacrifício, fizeram aliança comigo." (Sl 50:5)

E o que fazer para ser absolvido no julgamento? Podemos ir à igreja todos os dias, ajudar os necessitados, cantar, pregar a Palavra de Deus... Todas estas coisas são importantes, mas nosso Deus soberano não precisa delas (veja Sl 50:8-13). Nós é que precisamos, pois essas ações nos mantém mais próximos de Deus, nos faz meditar com mais frequência na Sua Palavra e nos ajuda a trilhar um caminho de retidão. Mas não devemos fazer nada disso apenas para cumprir um protocolo, mas sim por amor a Deus e ao próximo. O que Deus quer então de nós? O salmista responde:

"Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos." (Sl 50:23)

terça-feira, 26 de abril de 2011

116º dia: Sl 46-48

Certamente estes três capítulos de hoje inspiraram muitas lindas canções. Me lembrei de várias enquanto lia.

"Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores." (Sl 47:6)

Bom, então hoje vou fazer diferente, em vez de escrever, vou postar um vídeo, com uma música que gosto muito. Espero que gostem! Fiquem com Deus.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

115º dia: Sl 43-45

O reconhecimento da soberania de Deus em nossas vidas é necessário para que tenhamos plena confiança nEle. O povo de Israel venceu muitas batalhas, mas "não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela Tua mão direita, pelo Teu braço, e pela luz do Teu rosto, por causa do Teu amor para com eles" (Sl 44:3). Da mesma forma acontece conosco. Deus nos dá vitórias. Tudo o que conquistamos neste mundo não é mérito nosso, mas uma concessão de Deus para nós. Da mesma forma, por vezes Deus nos dá a derrota, mas não porque nos odeia e sim porque deseja nos corrigir e nos fazer voltar ao caminho da vida. Tudo por causa do Seu amor para conosco!


"Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas" Sl 43:3

domingo, 24 de abril de 2011

114º dia: Sl 40-42

Hoje, domingo da ressurreição, faço minhas as palavras do salmista: "Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo." Sl 40:17

Sim, o Senhor preocupa-se conosco. Amor infinito, inexplicável, que suportou a dor e a morte na cruz para nos libertar. Mesmo sabendo o grande tormento que o esperava, Jesus não exitou, foi em frente até o fim, simplemente porque nos ama.

"Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim." Jo 13:1

Mas a maior alegria não está em Cristo na cruz e sim no túmulo vazio do cordeiro perfeito, que nos oferece vida em abundância (Jo 10:10).

"Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!" Sl 41:13

sábado, 23 de abril de 2011

113º dia: Sl 37-39

"Não tenha inveja dos perversos", pois "Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios" (Sl 37:1b, 16).

Não é difícil sentirmos inveja. Normalmente desejamos ter aquilo que não temos: dinheiro, fama, bens... E desdenhamos o que temos: família, trabalho, sustento...

Nossa vida neste mundo é muito curta: "Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro" (Sl 39:5).

Mas nossa recompensa é eterna, pois "O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre" (Sl 37:18).

Integridade. Esse deveria ser o nosso único desejo a fim de alcançar a herança prometida por Deus. Mas em vez disso, pecadores que somos, permanecemos amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela (Sl 39:6).

Sejamos ao menos sinceros e, desejando de coração buscar seguir os caminhos de Deus, oremos como o salmista: "Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado" (Sl 38:18).

sexta-feira, 22 de abril de 2011

112º dia: Sl 34-36

O texto de hoje tem uma receitinha básica para quem deseja vida e felicidade:

"Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes?
Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança."    Sl 34:12-14

Difícil??? Temo que sim... E ainda por cima não estamos livres das dificuldades, afinal "O justo passa por muitas adversidades" (Sl 34:19). Mas, temos em Deus nosso guia e libertador!

"Como é precioso o teu amor, ó Deus!
Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas." Sl 36:7

quinta-feira, 21 de abril de 2011

111º dia: Sl 31-33

Muitos destes primeiros salmos revelam situações de difuculdade. E mostram também a grande confiança do salmista em Deus: "Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade" (Sl 31:5). A certeza do amor de Deus traz conforto em meio à angústia: "Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: Tu és o meu Deus." (Sl 31:14). Grandes coisas Deus reserva para os que seguem Seus caminhos e todos podem ver a mudança em nossas vidas: "Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!" (Sl 31:19)

 "Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção."
Sl 33: 20

quarta-feira, 20 de abril de 2011

110º dia: Sl 28-30

"Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
Porque a Sua ira dura só um momento; no Seu favor está a vida.
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã"  (Sl 30:4,5).

Palavras consoladoras, não acha? Não importa o quão difícil seja o momento atual... No favor de Deus está a vida e com Ele teremos alegria infinita.

terça-feira, 19 de abril de 2011

109º dia: Sl 25-27

O salmista desejava que Deus fosse justo com ele e pedia para ser provado, sondado... "Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilação. Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente" (Sl 26:1-2). Essa atitude demonstra a confiança que Davi tinha em Deus e o esforço que ele fazia para permanecer nos caminhos do Senhor.

Deus é justo. Sabemos disso. Mas será que estamos preparados para Sua justiça? É preciso cultivar um relacionamento íntimo com Deus...

"Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo." (Sl 27:4)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

108º dia: Sl 22-24

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Sl 22:1) Estas mesmas palavras foram usadas anos depois, ditas por Jesus, enquanto perecia por nós na cruz (Mt 27:46).
Davi provavelmente estava passando por uma grande provação quando escreveu estes versos, mas certamente não podia imaginar que seu sofrimento seria comparado ao sacrifício que Jesus ofereceu por nós.

A confiança de Davi em Deus o libertou... o amor infinito de Jesus libertou a todos nós!

domingo, 17 de abril de 2011

107º dia: Sl 19-21

Nossa, a cada dia de leitura encontro o meu texto preferido. Hoje, a leitura de Salmos 19 me encantou tanto que eu nem estou conseguindo encontrar o que escrever aqui a respeito. O texto fala por si, então me perdoem, mas vou apenas reproduzi-lo aqui. Estou certa de que você vai concordar comigo... é um trecho lindo da palavra de Deus..

A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma.
Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.
Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração.
Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.
O temor do Senhor é puro, e dura para sempre.
As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.
Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!
Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem!
Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!

Sl 19:7-14

sábado, 16 de abril de 2011

106º dia: Sl 16-18

"Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti." (Sl 16:2)
Para você que tem uma casa, um carro, ou qualquer outro bem, essa declaração deve parecer meio tola. Mas a verdade é que esses bens, por mais caros que sejam, não possuem muito valor...

O Senhor é nossa porção e nosso cálice; é quem garante nosso futuro. Temos uma bela herança! (Sl 16:5,6)

"...dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz." (Cl 1:12)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

105º dia: Sl 13-15

O salmista, angustiado, se lamenta: "Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?" (Sl 13:1). Mas ao invés de tomar atitudes desesperadas para resolver seus problemas de qualquer jeito, entrega sua vida à Deus, e se alegra com a certeza da salvação: "Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito." (Sl 13:5,6).

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação
por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
I Ts 5:9

quinta-feira, 14 de abril de 2011

104º dia: Sl 10-12

Mesmo nos momentos de insegurança, Deus deve ser nosso refúgio. Mesmo quando não entendemos os motivos do que estamos passando, Deus é nosso refúgio. Ele nos promete segurança: Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam" (Sl 12:5b) e suas promessas são perpétuas, pois "as palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada" (Sl 12:6).

Pra terminar, um versículo de uma leitura passada...

"Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança" (Sl 4:8)


Uma boa noite e fiquem com Deus!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

103º dia: Sl 7-9

Alguma vez você já ouviu alguém falar sobre oração e se perguntou: Mas como assim conversar com Deus? Se você ainda tem essa dúvida, a leitura de Salmos te dará bons exemplos de conversas com Deus. O livro está repleto de orações. Alegres, melancólicas, eufóricas, tristes... E nos mostra bons exemplos de como conversar com Deus, de forma sincera e profunda.

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto:
Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?
Sl 8:3,4

Quem sou eu para que Deus se importe comigo? Eu respondo... Sou pó. Sou pecado. Sou nada.

Mas Deus tem uma resposta cheia de misericórdia para nós. Para ele, nós somos sua criatura, a quem Ele mesmo coroou de glória e de honra. A quem Ele deu o domínio sobre toda Sua obra. (Sl 8:5-8)

Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!     Sl 8:9

terça-feira, 12 de abril de 2011

102º dia: Sl 4-6

"Encheste o meu coração de alegria,
alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho."
Sl 4:7

Ficamos alegres por muito motivos: emprego, família, amigos, dinheiro. Todas estas coisas podem nos trazer alegria, mas não são garantia de felicidade. "Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza" (Pv 14:13)... Sábias palavras...

Que bom que podemos desfrutar da alegria verdadeira, aquela que ninguém nos tira, Jesus Cristo.

"Agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria." Jo 16:22

segunda-feira, 11 de abril de 2011

101º dia: Sl 1-3

Confesso que gosto bastante dos livros históricos da bíblia. Viajo imaginando as cenas.
Hoje comecei Salmos, livro poético, bastate conhecido. Já percebi que todos os dias vou me lembrar de alguma música que conheço com algum trecho da leitura do dia... É um livro realmente inspirador. E vejam só, já no primeiro capítulo, uma mensagem que se encaixa muito bem aqui neste blog:

"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e nela medita de dia e de noite." Sl 1:2

Medita de dia e de noite... Medita de dia e de noite... Nossa, omo isso é difícil, né? Confesso que até mesmo reservar um horário diário para ler e estudar a bíblia, não é fácil. Qualquer outra coisa nos tira do foco, não é verdade? Agradeço muito a Deus por estar me acompanhando nesta jornada e me fortalecendo para que eu não desanime. Não, não é facil! Tenho muitas outras coisas pra fazer, trabalhar, estudar, cuidar da casa, do cachorro, ver TV, descansar... Sempre vão existir outras coisas. Cabe a nós definir as prioridades. Hoje, no 101º dia deste desafio, posso dizer: Não é impossível!!! E mais... é extremamente prazeroso!

domingo, 10 de abril de 2011

100º dia: 2 Sm 22-24

Nada melhor para comemorar os 100 primeiros dias deste desafio do que com um dos cânticos de Davi.

"O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é a minha rocha, em que me refugio; o meu escudo e o meu poderoso salvador. Ele é a minha torre alta, o meu abrigo seguro. És o meu salvador, que me salva dos violentos.

Na minha angústia, clamei ao Senhor; clamei ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; o meu grito de socorro chegou aos seus ouvidos.

Das alturas estendeu a mão e me segurou; tirou-me de águas profundas.

Tu és a minha lâmpada, ó Senhor! O Senhor ilumina-me as trevas.

Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus? É Deus quem me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.

O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva!
Por isso te louvarei entre as nações, ó Senhor; cantarei louvores ao teu nome."

2 Sm 22:2,3,7,17,29,31-33,47,50

sábado, 9 de abril de 2011

99º dia: 2 Sm 19-21

A derrota de seu inimigo entristeceu Davi ao invés de alegrá-lo (2 Sm 19:1). Seu inimigo era seu filho, a quem ele amava e que agora estava morto (2 Sm 19:4). A tropa do rei, antes alegre por ter vencido a batalha, agora sentia-se acuada, "e para todo o exército a vitória daquele dia se transformou em luto, porque as tropas ouviram dizer: O rei está de luto por seu filho" (2 Sm19:2). Joabe, o líder da tropa, sabia que a tristeza do rei poderia causar divisão entre o povo e o consequente enfraquecimento do reino de Davi. Joabe deve ter precisado de muita coragem para ir até o rei e dizer estas palavras:

"Hoje humilhaste todos os teus soldados, os quais salvaram a tua vida, bem como a de teus filhos e filhas, e de tuas mulheres e concubinas. Amas os que te odeiam e odeias os que te amam. Hoje deixaste claro que os comandantes e os seus soldados nada significam para ti. Vejo que ficarias satisfeito se, hoje, Absalão estivesse vivo e todos nós, mortos. Agora, vai e encoraja teus soldados! Juro pelo Senhor que, se não fores, nem um só deles permanecerá contigo esta noite" (2 Sm 19:5-7)

Como Joabe, precisamos de coragem para enfrentar determinadas situações. Mas além da coragem é preciso estar preparado. Já sentiu medo de falar de Deus para alguém? Esteja preparado! Leia a bíblia, medite, estude. Aproxime-se de Deus e este medo não existirá mais.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

98º dia: 2 Sm 15-18

As profecias de Natã aos poucos se cumprem (2 Sm 12:10,11).

"A espada nunca se afastará de sua família" - Quanta desgraça na casa de Davi. Amnom, seu primogênito, foi morto por Absalão (2 Sm 13:28,32), que agora desejava a morte do próprio pai (2 Sm 17:1-4). Por fim, Absalão é morto pelos servos de Davi (2 Sm 18:15), o que o deixa profundamente triste (2 Sm 18:33).

"Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia" - foi exatamente o que aconteceu em 2 Sm 16:22.

Diante de tantos acontecimentos trágicos, Davi deve ter lembrado muito das palavras de Natã anos antes:  "De sua própria família trarei desgraça sobre você". Tudo isso por conta de um pecado que aos olhos dele, naquele momento, deve ter parecido insignificante... Não dá pra medir o pecado. Pecado pequeno e pecado grande não existem. Erros são erros e as conseqências podem ser bastante graves, por menores que sejam os tropeços. Vale a pena arriscar? Os pecados que cometemos inconscientemente já são muitos... Por que não tentar se afastar daqueles que conhecemos?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

97º dia: 2 Sm 13-15

Sabe aqueles políticos de hoje em dia que em época de campanha saem pela rua distribuindo beijos, apertos de mãos e sorrisos para ganhar votos? Já sei de quem eles seguem o exemplo: Absalão. Podemos até dizer que Absalão foi o primeiro político da história, não acham? Decidido a tomar o reino de seu pai (Davi), tratou logo de fazer política da boa vizinhança com a população de Israel (2 Sm 15:2-4). Inclusive distribuía beijos, abraços e apertos de mão, tal qual se vê hoje em dia (2 Sm 15:5). E não é que ele conseguiu ganhar a confiança do povo! Não é muito parecido com o que acontece atualmente?

Bom, longe de mim generalizar os políticos da atualidade, mas uma coisa é fato, os motivos de Absalão estavam longe de ser nobres. Sua índole já havia sido demonstrada anos antes, quando tramou o assassinato de seu irmão Amnom (2 Sm 13:28). Tudo bem que Amnom também não era flor que se cheirasse, tanto que o estupro de sua própria irmã foi o principal motivo que levou Absalão à ira (2 Sm 13:11-14). Mas, um erro não justifica o outro...

No meio dessa tragédia familiar, vemos Davi, o rei, fugindo de sua casa para não guerrear contra seu próprio filho. Davi conquistou muitas batalhas, mas não foi capaz de manter uma família decente e unida. Não foi bom marido, menos ainda bom pai. Não repreendeu seus filhos a respeito de seus erros, não os ensinou a andar nos caminhos de Deus. Uma família sólida certamente teria evitado os acontecimentos dessa história. Dedicar-se à família nunca é demais!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

96º dia: 2 Sm 9-12

Davi, o rei guerreiro, se afastou da guerra e se aproximou do pecado. Enquanto Joabe liderava o exército de Israel, Davi se permaneceu em Jerusalém (2 Sm 11:1) e se deixou dominar pelos encantos de Bete-Seba, uma mulher bonita, atraente e casada (2 Sm 11:2,3).

Por vontade própria ou não, Bete-Seba se deitou com Davi e engravidou dele (Davi era o rei, então não seria prudente não conceder o que queria). Enquanto isso, Urias, o marido traído estava no campo de batalha, defendendo os interesses do rei. Davi quis conhecer Urias, e soube que era um homem bom. Ainda assim, planejou o assassinato de Urias, a fim de manter em segredo seu primeiro pecado. Urias morreu e Bete-Seba foi tomada por esposa de Davi. (2 Sm 11:4-27).

Cometemos o mesmo erro de Davi com frequência. Quantas vezes você teve que inventar uma mentira para encobrir um erro anterior? E depois para sustentar a mentira, uma outra e outra...

Depois de ser repreendido por Natã, Davi se arrependeu e foi perdodo por Deus (2 Sm 12:13), mas as consequências de seus atos já estavam traçadas. Mesmo humilhado e arrependido diante de Deus, não foi possível reverter a situação (2 Sm 12:14, 16, 18-19).

Deus perdoa nossos pecados, mas isso não é motivo para cometê-los deliberadamente acreditando que batará pedir perdão e tudo ficará bem. Cada ação nossa tem uma consequência. Com as boas ações, vêm coisas boas. Com as más ações, coisas ruins. Sim, Deus está pronto para perdoar, mas e você, está pronto para suportar as consequências dos seus pecados?

terça-feira, 5 de abril de 2011

95º dia: 2 Sm 5-8

Davi já reinava em Judá, mas agora foi finalmente reconhecido rei de Israel (2 Sm 5:3). "Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo" (2 Sm 8:15). Um reinado vitorioso e próspero. Israel expandiu  seu território com Davi à frente das batalhas. As cidades na terra prometida que ainda estavam ocupadas pelos cananeus foram aos poucos sendo tomadas por Israel. Finalmente o povo cumpria as orientações de Deus, pois tinham um líder que obedecia a Deus. Sim, Davi era um bom rei, temente a Deus, mas não perfeito. A morte de Uzá foi consequência de uma decisão errada de Davi, que transportou a Arca da Aliança sem seguir as instruções dadas por Deus. Não, Davi não era perfeito, mas tinha o coração disposto a obedecer e Deus sabia disso. Deus conhece todos os desejos do nosso coração.

"Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos."
2 Sm 7:22

segunda-feira, 4 de abril de 2011

94º dia: 2 Sm 1-4

No texto de hoje, Davi repudia três assassinatos.

Primeiro, um amalequita que afirmava ter matado Saul acreditou que Davi ficaria feliz com a notícia e que seria grato a ele pela atitude 'heróica' (2 Sm 1:8-10). Além de mentir, pois na verdade, Saul se suicidou (1 Sm 31:4), este homem não fazia ideia de que os princípios de Davi eram muito diferentes daqueles que ele conhecia. Sim, Davi e Saul eram inimigos de certa forma, mas para Davi a vontade de Deus era soberana, e o rei escolhido por Deus, só poderia ser destituído por Ele.

Depois, Joabe, braço direito de Davi, por vingança, mata Abner, com quem Davi tinha acabado de fazer uma aliança (2 Sm 3:26,27,30). Joabe foi duramente criticado por Davi e sua família foi amaldiçoada (2 Sm 3:28,29).

Por último, mataram com covardia a Isbosete, filho de Saul, que dividia com Davi o direito ao reino (2 Sm 4:). Tal qual o amalequita, estes dois homens, Recabe e Baaná, acreditaram inocentemente que Davi gostaria das boas novas e levaram até ele a cabeça de Isbosete (2 Sm 4:8).

Muitas vezes desejamos fazer justiça com nossas próprias mãos. Esse não é o caminho e Davi sabia disso. Nossa segurança está em Deus, que cumpre o que promete.

domingo, 3 de abril de 2011

93º dia: 1 Sm 29-31

Em meio a uma situação desesperadora, só havia lugar para o desespero. Foi essa a reação de Davi e de seus soldados quando voltaram pra casa e encontraram a cidade destruída e sem sinal de suas mulheres e filhos (1 Sm 30:3,4). No meio de tanta angústia,  Davi "fortaleceu-se no Senhor seu Deus" (1 Sm 30:6) e certo da vitória, seguiu contra os amalequitas e "recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres" (1 Sm 30:18). Enquanto isso, Saul, diante de uma situção descontrolada, descontrolou-se ainda mais e o suicídio foi o seu fim (1 Sm 31:1-4).
Deus é o nosso refúgio. Com Ele presente em nossas vidas, o desespero não nos domina.

sábado, 2 de abril de 2011

92º dia: 1 Sm 25-28

Saul consultou a Deus em um momento de desespero e não foi ouvido (1 Sm 28:5,6). Os fatos que se seguiram demonstram bem como Saul estava distante de Deus. Ele procurou a feitiçaria para conseguir as respostas que queria (1 Sm 28:7). Não foi Deus que abandonou Saul, mas foi o próprio rei, que em sua presunção ignorou os ensinamentos divinos.

Nossas orações podem não ser respondidas por muitos motivos. Algumas vezes seremos atendidos, mas não no nosso tempo. Outras vezes, pedimos erradamente o que não será para o nosso bem, e Deus nos preserva de nós mesmos. Mas pode ser que estejamos vivendo tão distantes de Deus, que Ele sequer nos ouve, como aconteceu com Saul. Diminuir essa distância só depende de nós!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

91º dia: 1 Sm 21-24

Davi não era um homem perfeito, como bem sabemos, mas era uma pessoa íntegra, humilde e que confiava em Deus. No texto de hoje podemos ver um dos erros da vida de Davi: Ele mentiu para o sacerdote (1 Sm 21:2) e a consequência dessa mentira foi o extermínio de Aimeleque, de toda sua família e ainda a destruição da cidade de Nobe (1 Sm 22:15-19). Ainda ssim, as virtudes de Davi, que ainda não era o rei, são notáveis e nos servem de exemplo e entre elas, a mais importnte: Ele consultava a Deus antes de tomar suas decisões (1 Sm 23:2,4, 11, 12). Davi sabia que vitórias e derrotas não estavam em suas mãos e reconhecia a soberania de Deus em sua vida. Não é um bom exemplo?