sábado, 12 de fevereiro de 2011

43º dia: Lv 11 a 13

As instruções dadas por Deus ao povo de Israel podem parecer estranhas aos nossos olhos, mas havia um propósito para cada uma delas.
Foram 140 anos no Egito! Praticamente todos (senão todos) os israelitas que viveram o Êxodo nasceram em terras egípcias, em meio aos costumes e tradições daquele povo.
Deus queria um povo verdadeiramente separado, de coração e no testemunho e isso seria dificilmente atingido se os cultos de Israel continuassem refletindo práticas pagãs.

Muitas das instruções que encontramos em Levítico podem certamente ter contribuído para a saúde física do povo, mas o maior ensinamento estava ligado à separação entre pecado e culto. O povo devia estar consciente de que precisava buscar a santidade e andar no caminho correto para poder agradar à Deus.

Foi difícil escrever algo sobre o texto de hoje... mas na minha bíblia tem um comentário de rodapé que gostei bastante e vou reproduzir aqui:
Para adorar a Deus, o povo precisava estar preparado. Alguns atos de desobediência, algumas situações naturais (como parto, menstruação ou sexo), ou ainda alguns acidentes (por exemplo, tocar o corpo de uma pessoa morta ou doente) atornavam uma pessoa cerimonialmente impura, ficando proibida de paricipar da adoração. Isto não implicava que ela havia pecado ou fora rejeitada por Deus, mas assegurava que toda adoração fosse feita com ordem e decência.
Eis aí um bom ensinamento para hoje: É bom que estejamos preparados para adorar a Deus! Diferente do povo de Israel, fazemos isso hoje através de oração, mantendo um relacionamento íntimo com Deus, por meio da graça que nos foi concedida em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!