quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

33º dia: Êx 18 a 20

Ao pé do Monte Sinai todo o povo de Israel pôde ver a glória de Deus manifestada estrondosa e maravilhosamente diante deles. Deus não precisava ter feito dessa forma, mas certamente Ele sabia que, se não se mostrasse explicitamente, os israelitas teimariam em cumprir as leis que viriam. Depois de anos vivendo junto aos egípcios, certamente eles já estavam acostumados a ver (e talvez até praticar) certos costumes, como o de adorar diversos deuses, por exemplo. Talvez por isso a lei neste momento tenha sido tão necessária. Os dez mandamentos eram orientações claras para que o povo de Deus vivesse (ou voltasse a viver) em santidade e comunhão com Ele.

Hoje, somos salvos pela graça de Deus, em Jesus Cristo. Mas também temos orientações a seguir, dadas pelo próprio Jesus e registradas no Novo Testamento. Instruções estas que, inclusive, reafirmam ou incrementam os dez mandamentos e embora não seja do texto que lemos hoje, deixo abaixo um techo do NT para reflexão.

Um fariseu, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas"
Mt 22:35-40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!