terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

32º dia: Êx 14 a 17

Finalmente o povo de Israel deixa o Egito. Tinham acabado de presenciar o poder de Deus com as dez pragas, mas tiveram pouca fé e reclamaram (Êx 14:12). Atravessaram em seco o mar vermelho e não muito depois, reclamaram (Êx 15:24). Foram providos com água em meio ao deserto, mas reclamaram (Êx 16:3). Fartaram-se do pão vindo do céu e mais uma vez, reclamaram (Êx 17:3). Ao ler o texto de hoje, por um momento, fiquei revoltada com os israelitas. Eles presenciaram grandes milagres, foram salvos pelo poder de Deus, como podiam esquecer coisas tão maravilhosas! Mas, pensando com mais calma, me fiz a seguinte pergunta: será que era mais fácil para os israelitas terem fé do que é para mim hoje? Com frequência passa pela minha cabeça que talvez fosse mais fácil crer se eu visse certas coisas, se Deus me mostrasse concretamente algumas coisas... será? Meditando agora neste trecho da Palavra de Deus, acredito que não. Pode parecer que Deus estava mais próximo deles do que de nós hoje, mas isso não é verdade. Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. E a dificuldade do ser humano em crer continua a mesma, desde o início dos tempos. Por isso é preciso perseverar, deixar que Deus acompanhe nossa caminhada. Assim, ao invés de reclamarmos, teremos a certeza da vitória, como tinha Moisés, que em resposta ao povo que reclamava disse: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje (...). O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se" (Êx 14:13,14).

"O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!"
Êx 15:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!