domingo, 6 de fevereiro de 2011

37º dia: Êx 32 a 34

Moisés havia acabado de receber de Deus as leis às quais o povo deveria seguir. No Sinai Moisés recebeu também orientações a respeito de como o povo deveria proceder para que as leis fossem cumpridas e ainda o 'projeto' para a construção da arca e do tabernáculo, incluindo, em detalhes, todos os móveis e utensílios. Moisés devia estar eufórico por dentro. Ansioso para compartilhar isso tudo com o povo. Antes de seu retorno, Deus o alertou de que Israel estaria em pecado, mas Moisés não poderia imaginar o quanto o povo havia se afastado de Deus: antes mesmo de tomarem conhecimento da lei, já a haviam descumprido. Povo obstinado, teimoso (Êx 32:6).

Duas coisas me chamaram a atenção no texto de hoje:

Primeiro: A fraqueza de Arão. Quanto mal pode causar uma atitude covarde, mesmo que ela seja tomada com a melhor das intenções. Acredito que Arão teve uma boa intenção ingênua, afinal, fez uma festa dedicada ao Senhor (Êx 32:5) embora diante de um bezerro de ouro. O murmuro do povo aos seus ouvidos falou mais alto do que sua fé em Deus. Foi atitude mais fácil sucumbir aos desejos impróprios dos homens do que impor-se como líder e exortar os israelitas para que se mantivessem firmes. E Israel pagou por sua decisão (Êx 32:28, 33 e 35). Aprendi uma coisa importante com Arão: muito melhor do que atentar para os meus próprios desejos é viver segundo a vontade de Deus para minha vida. Meus dias poderão ser ainda assim difíceis, mas serão certamente mais felizes.

Segundo: O amor de Moisés pelo seu povo. Mesmo antes de saber em quais pecados os israelitas haviam caído, Moisés pediu por eles (Êx 32:11). Depois, mesmo tendo manifestado claramente sua ira pelo que viu ao descer do Sinai, Moisés não apenas pediu à Deus que poupasse o povo, mas ainda ofereceu sua vida (Êx 32:31 e 32). Quanto amor Moisés tinha por seus parentes e amigos! Mas esse amor não o impediu de alertar, orientar e exortar o povo (Êx 32:26 e 30). Será que amamos os que estão a nossa volta como Moisés amava Israel? Será que desejamos de coração encontrar com todos na eternidade? Estamos fazendo nossa parte para que isso seja verdade? Compartilhamos com eles nossas experiências com Deus? Damos bom testemunho do que Deus tem feito em nossas vidas? Nos preocupamos em ser sal e luz para aqueles a quem amamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!