quarta-feira, 30 de novembro de 2011

334º dia: Rm 1-4

Na carta aos romanos Paulo comparou judeus e gregos e afirmou: "Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento" (Rm 2:6).

Muitos judeus acreditavam que a salvação estava reservada para eles, independentemente de suas condutas, e que os gentios estavam condenados à morte. Paulo explicitamente esclarece o assunto:

Deus dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade -
judeus ou gregos.

Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça - judeus ou gregos.

Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal -
judeus ou gregos.

Mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem -
judeus ou gregos.

Pois em Deus não há acepção de pessoas. 
(Rm 2:6-11)

Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem por sermos judeus ou gregos?
Não! Todos estamos debaixo do pecado.

Como está escrito:
"Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". (Rm 3:9-12)

Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. (Rm 3:22b, 23)

Mas a justiça de Deus se manifestou, mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem.
Estes são justificados gratuitamente pela graça de Deus, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. (Rm 3:21-24)
Louvado seja o SENHOR!  

terça-feira, 29 de novembro de 2011

333º dia: 2 Co 10-13

Embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. (2 Co 10:3-5)

Aceite a graça de Deus em Cristo Jesus, e desfrute do Seu poder em sua vida. Nos momentos de fraqueza e tribulação, lute com as armas de Deus e destrua fortalezas. A graça de Deus é suficiente. Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, devemos nos alegrar em nossas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em nós. Pois, quando somos fracos é que somos fortes. (2 Co 12:9-10)

Plano de leitura - Dezembro

Dezembro. Pouco mais de trinta dias para chegar ao fim dessa jornada. Nem consigo expressar minha alegria. Mas, ainda não acabou...


Já estou me preparando para recomeçar em 2012... Que tal se preparar para me acompanhar???

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

332º dia: 2 Co 7-9

Durante mais uma de suas viagens missionárias, Paulo angariava doações para os crentes necessitados. Estando na Macedônia, foi testemunha da graça de Deus naquele local. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles [os macedônios] transbordaram em rica generosidade. Eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. (2 Co 8:2-4)

Mesmo passando por dificuldades financeiras, os macedônios ofertaram voluntariamente. Doaram tudo o que podiam, com amor, considerando um grande privilégio poder participar desta obra.

Os macedônios entregaram-se primeiramente a si mesmos a Deus e compreenderam que tudo em suas vidas só poderia ter um único destino: adorar ao SENHOR.

Os crentes em Corinto tinham condição financeira bem melhor que os Macedônios. De qualquer forma, Paulo deixa claro que deveriam contribuir de acordo com o que possuíam (2 Co 8:12). O objetivo não é passar necessidade e sim buscar a igualdade: "No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade." (2 Co 8:14)

Tudo o que temos é concedido pela graça de Deus. Contribuir não deve ser um sacrifício, mas sim uma forma de agradecer a Deus por tudo. Sigamos os exemplos dos macedônios.

domingo, 27 de novembro de 2011

331º dia: 2 Co 4-6

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:21)

Em Cristo somos novas criaturas. Ele [Jesus] morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Co 5:15)

Como novas criaturas vivemos para Deus. O propósito de nossas vidas, em todas as nossas atividades cotidianas, se resume a glorificar e engrandecer ao SENHOR, que nos presenteou com a graça da salvação e nos deu por herança a vida eterna. Como novas criaturas, não podemos viver de velhas atitudes. Como novas criaturas, Deus refletirá em nossas vidas. Louvado seja o SENHOR.

sábado, 26 de novembro de 2011

330º dia: 2 Co 1-3

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolaçãoque nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. (2 Co 1:3)

No dicionário, consolação é o alívio dado à aflição, à dor de alguém. Deus não nos isenta das tribulações, mas nos consola, conforta, alivia, refrigera. A certeza de que a vontade do SENHOR é soberana em nossas vidas nos trás paz e tranquilidade, mesmo nos momentos de dor.

Além disso, a consolação que por meio de Cristo transborda em nós é um testemunho vivo da Palavra de Deus. Paulo ensinou isso aos coríntios: Se em Deus ele podia superar os sofrimentos, assim também podiam fazer os coríntios. E da mesma forma como a vida de Paulo foi usada para encorajar os coríntios a permanecerem fiéis, quaisquer que fossem as circunstâncias, assim também Deus usa as nossas vidas como exemplo para que outros sejam encorajados a permanecerem na fé. "Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo" (1 Co 1:5).

Clique aqui e veja mais sobre provações e testemunho.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

329º dia: 1 Co 13-16

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.
Façam tudo com amor.
Pois o amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece.
(1 Co 16:13-14 / 13:6-8a)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

328º dia: 1 Co 9-12

Não é raro nos depararmos com os mesmo problemas enfrentados em Corinto. A igreja é um grupo de pessoas. Todos pecadores. Todos cheios de vícios, manias, costumes. Mas todos unidos pelo mesmo Espírito, membros de um único corpo - o corpo de Cristo. "Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito" (1 Co 12: 13). E é o Espírito Santo de Deus que nos permite conviver uns com os outros de forma harmoniosa, entendendo que cada um, como membro, tem sua importância para a saúde do corpo. Quando não deixamos o Espírito agir em nós, o corpo enfraquece, e passamos a conviver entre irmãos com a maledicência, a inveja, o egoísmo... Tal qual aconteceu com os coríntios. Mas Deus não deseja que haja divisão no corpo e sim que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros (1 Co 12:25).

A igreja dos homens não é perfeita. Mas a igreja de Deus, o corpo de Cristo, é mais que perfeita.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
(1 Co 12:4-6)

Mesmo os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis e a cada um é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. (1 Co 12:22,7)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

327º dia: 1 Co 5-8

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." (1 Co 6:12)

Quem nunca ouviu essas palavras? Sobre isso, quero compartilhar com vocês um comentário da minha bíblia de estudos. FIQUEM COM DEUS!

"A liberdade é uma marca da fé cristã - liberdade do pecado e da culpa, e liberdade de usar e apreciar qualquer coisa que venha de Deus. Mas os cristãos não devem abusar e afligir a si mesmos ou às outras pessoas. Os abusos trazem sérias consequências. A glutonaria, por exemplo, leva à obesidade. Tenha cuidado para não transformar o que Deus lhe permitiu apreciar em um hábito ruim que passe a controlar a sua vida."

terça-feira, 22 de novembro de 2011

326º dia: 1 Co 1-4

Paulo escreve aos coríntios por ter recebido notícias de que havia divisões na igreja estabelecida naquele local. Muitos pregadores tiveram a oportunidade de ensinar aos coríntios a  respeito de Jesus Cristo, mas eles deram aos mensageiros importância maior do que à mensagem... E isso fez com que se dividissem, seguindo cada grupo a um dos missionários que ali estiveram.

Somos todos servos, pastores e ovelhas. Servos do mesmo SENHOR, mensageiros da mesma Palavra. Nosso alvo é Cristo, nosso propósito, anunciar o evangelho a todos os povos. E que nada em nossas vidas seja mais importante do que a vontade de Deus!

Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
(1 Co 4:1 / 1:18)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

325º dia: 2 Ts 1-3

Os Tessalonicenses haviam aceitado o evangelho e suas vidas refletiam o agir de Deus a todos os povos.
Mas alguns interpretaram erroneamente o que lhes havia sido ensinado a respeito da volta do Cristo, afirmando que, já que seria breve, só lhes restava esperar... Essa ideia logo se disseminou entre os recém convertidos, e muitos abandonaram seus ofícios e passaram a esperar ociosamente...

De fato, o apóstolo Paulo já lhes havia dito: "vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do SENHOR virá como ladrão à noite" (1 Ts 5:2). Agora, o apóstolo lhes escreve mais uma vez para alertá-los a estarem atentos às mentiras e continuarem firmes na fé, seguindo o exemplo que ele próprio havia dado
quando esteve em Tessalônica, trabalhando arduamente pelo seu sustento (2 Ts 3:7-12).

Dois mil anos se passaram... Para nós parece muito tempo... Para Deus, foi só um instante...
Mas o dia do SENHOR vai chegar e precisamos estar preparados. Mas isso não significa abdicar de nossas atividades neste mundo, mas sim fazer tudo para glória do SENHOR.

O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.
O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês.
E que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

(2 Ts 3:5, 16a, 18 / 2:16-17)

domingo, 20 de novembro de 2011

324º dia: 1 Ts 1-5

Alegrem-se sempre.
Orem continuamente.
Dêem graças em todas as circunstâncias,
pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
(1 Ts 5:16-18)

Que possamos demonstrar ao mundo o mesmo que os Tessalonicenses: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Ts 1:3b)

sábado, 19 de novembro de 2011

323º dia: At 17-19

As viagens missionárias de Paulo continuaram. E junto com os que o seguiam, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. Em Atenas, despertou a curiosidade da população, que o procurou para entender do que se tratavam aquelas palavras, até então estranhas para eles. Paulo então os ensinou que o Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. (At 17:24, 25)

Terminado discurso de Paulo aos atenienses (leia na íntegra em At 17:24-34), uns zombaram, outros duvidaram, mas alguns creram. E a missão estava cumprida.

Em Deus vivemos, nos movemos, e existimos! (At 17:28)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

322º dia: Gl 4-6

A carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que não fazemos o que desejamos.
Os que praticam as obras da carne não herdarão o Reino de Deus. E os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição;
mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
(Gl 5:17-25 / 6:7-8)

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.
Que nossa vida seja preenchida pelo fruto do Espírito que é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gl 5:22)
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém. (Gl 6:18)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

321º dia: Gl 1-3

Paulo, que antes perseguia com afinco aqueles que pregavam o evangelho de Jesus Cristo, agora dedicava a vida para levar a palavra de Deus a todos. Paulo era um judeu que conhecia bem a história de seu povo e praticava a lei. Agora convertido, usava seu testemunho de vida e o grande conhecimento que tinha do antigo testamento para anunciar ao povo a Salvação de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus.

A vida de Paulo é até hoje bom testemunho para nós. Nos mostra que podemos ser resgatados, por mais distante que pareçamos estar do caminho de Deus e que há perdão e misericórdia para aqueles que aceitam a Jesus como único e suficiente Salvador. Que hoje possamos fazer nossas as palavras de Paulo:

"Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2:20)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

320º dia: Tg 3-5

Já falamos aqui no blog sobre problemas com a língua (veja aqui e aqui). Mas o tema é tão importante que permite a repetição.

Tiago afirma que aquele que não tropeça em palavra é perfeito e tem poder para refrear todo o corpo. Acontece que todos tropeçamos e nenhum homem pode domar sua língua. Sendo possuidores de uma língua incontrolável, cheia de veneno, com a qual bendizemos a Deus e Pai e, ao mesmo tempo, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus, como poderemos controlar o restante do nosso corpo? (Tg 3:2, 8-9)

Mesmo quando temos o coração cheio de amargura, inveja e ambição, nossa língua não se perturba em anunciar o inverso. Conhece a expressão 'viver de aparências'? Pois é justamente contra isso a palavra de Tiago. Não somos perfeitos e não há porque mentir contra a verdade (Tg 3:14). Reconhecer nossas falhas e fraquezas é o primeiro passo para começarmos a exercitar o controle de nossas línguas e, consequentemente, de nossas vidas. Mas isso só será possível se deixarmos de lado a sabedoria terrena, que nos incita a enganar e mentir (aos outros e a nós mesmos) e buscarmos a sabedoria que vem de Deus, que é pura, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (Tg 3:17).

terça-feira, 15 de novembro de 2011

319º dia: Tg 1-2

Fé e obras. Não entendo porque esse assunto sempre se torna tão polêmico.
_"Afinal, somos salvos pela fé ou pelas obras?" É uma pergunta recorrente.
Em uma leitura pontual e superficial, muitos acreditam que Tiago está afirmando que não somos salvos pela fé. Vejam:

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras?
Porventura a fé pode salvá-lo? (Tg 2:14)

Pronto. Entendi o porquê da polêmica: Falta uma leitura mais criteriosa da bíblia e a avaliação contextual do versículo.

Tiago estava falando de hipocrisia, de mentira. Percebam que ele se dirige aos que dizem ter fé. Essa é uma fé proclamada pela boca, mas que não habita no coração. Essa fé não salva. Dessa fé não podem vir boas obras. E é esse o ensinamento de Tiago.

Paulo afirma em Efésios: 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."
(Ef 2:8-10)

Somos criados para as boas obras e quando temos fé - fé verdadeira - a consequência natural em nossas vidas é que estas boas obras se manifestem em nosso viver. E é por meio dessas obras que a nossa fé é mostrada ao mundo (Tg 2:18).

Mas então a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta? É inútil? (Tg 2:17, 20)

Sim, Tiago está certo. Quem proclama com a boca que tem fé e não age de acordo com essa afirmação, não tem fé. Quem apenas diz que acredita em Deus, mas não demonstra isso em sua vida, não tem fé, afinal, "até mesmo os demônios crêem [em Deus] — e tremem!" (Tg 2:19)

Você ainda tem dúvidas de que somente a fé é necessária para a salvação? Então lembre-se de quantas vezes Jesus, operando milagres aqui na terra, disse "tua fé te salvou". 

Porque somos todos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus (Gl 3:26). E como filhos de Deus e praticantes dos mandamentos de Jesus*, as boas obras farão parte naturalmente de nossas vidas.

* Mateus 22:37-39
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele:
Ame o seu próximo como a si mesmo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

318º dia: At 14-16

Paulo e Silas pregavam na Macedônia. Lá encontraram uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: "Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela." E na mesma hora saiu.
E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
E os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
(At 16:16-25)

Paulo e Silas foram presos por motivo injusto. A ganância e o egoísmo falaram mais alto que a liberdade e o amor. Antes do cárcere, foram açoitados - e o texto de Lucas reforça: receberam MUITOS açoites. Agora eles estavam ali, perto da meia noite, roupas rasgadas, sangrando, pés amarrados e, ainda assim, orando e cantando hinos a Deus. Consegue se imaginar nessa situação? Eu não. Mas acredito que eu estaria lamentando minha condição.
Mais tarde o próprio Paulo escreveu "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (I Ts 5:18). Ele certamente já havia experimentado o consolo que vem do SENHOR quando confiamos nEle, em qualquer situação.

Mas há um outro motivo pelo qual devemos sempre dar graças a Deus: o nosso testemunho. Outros presos escutavam as orações e canções de Paulo e Silas. Imaginem só o espanto desses homens desconsolados diante das palavras de amor, louvor, gratidão... Agora imaginem como o seus colegas de trabalho, de escola, seus familiares, podem se espantar diante de sua reação positiva frente a uma situação difícil. Tentando entender o que acontece com você, muitos encontrarão a resposta, que é Jesus.

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações" (Tg 1:2). Pois "sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam" (Rm 8:28)

domingo, 13 de novembro de 2011

317º dia: At 11-13

O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas.
Mesmo não achando motivo legal para uma sentença de morte, pediram a Pilatos que o mandasse executar.
Tendo cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o colocaram num sepulcro.
Mas Deus o ressuscitou dos mortos. O que Deus prometeu a nossos antepassados ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: ‘Tu és meu filho; eu hoje te gerei’.
Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.
Por meio dele, todo aquele que crê é justificado.
(At 13:27-41)

sábado, 12 de novembro de 2011

316º dia: At 7-10

O evangelho rapidamente se espalhava por toda a terra. Corajosamente, enfrentando constantes ameaças de morte, aqueles que criam em Jesus passavam a testemunhar de sua obra. As boas-novas foram levadas a judeus e gentios, gregos e etíopes, samaritanos e sírios... E a todos quantos receberam a Jesus, por meio das palavras e testemunhos que lhes eram pregados, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, batizando-os com o Espírito Santo (Jo 1:12/At 10:47).

Pelo amor e disposição dos primeiros crentes em Jesus, Sua palavra nos alcança hoje e podemos também crer e sermos parte da família de Deus. O começo da história da igreja nos mostra a importância do serviço missionário. Há muitos povos que ainda precisam conhecer Jesus! Mas não é preciso ir longe para encontrar pessoas que têm sede da palavra de Deus. Olhe a sua volta, na sua vizinhança, escola, trabalho... E comece a testemunhar hoje mesmo das maravilhas que Deus tem feito em sua vida!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

315º dia: At 4-6

Os apóstolos continuavam a ensinar o povo em nome de Jesus, e muitos criam no SENHOR. Mas, por inveja, sacerdotes e saduceus mandaram prendê-los e queriam matá-los. Não foram mortos, mas açoitados e, mais uma vez, exortados a não falar em nome de Jesus. (At 5:12-40)

Depois do açoite, "os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome de Jesus" (At 5:41).
E em vez de pararem de pregar o evangelho, fizeram justamente o inverso, pois "todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo" (At 5:42).

Façamos como os apóstolos, pois "mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5:29).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

314º dia: At 1-3

Em Atos, Lucas registra o início da igreja. Tendo o Espírito Santo como conselheiro e guia, os apóstolos começaram a disseminar os ensinamentos de Jesus, primeiramente em Jerusalém, mas essa mensagem logo alcançaria os quatro cantos da terra. E assim como foi pregado aos novos cristãos naquela época, assim também para nós cabe, com propriedade, a exortação ao arrependimento.
"Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. 
Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.
Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar."
(At 2:38 / 3:19-20 / 2:39)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

313º dia: Jo 18-21

Jesus não está morto. Ele vive para sempre! "Felizes os que não viram e creram" (Jo 20:29b)

A leitura de hoje foi o final dos evangelhos. E o texto apaixonado de João foi certamente foi um ótimo final.
Para o fechamento do post de hoje, a letra de uma linda música. Espero que gostem!


Você Não Quer Aceitar?

Lança O feriu, Seu sangue escorreu
Coroa de espinhos em Sua fronte a sangrar
Tudo Ele fez pra te dar salvação
A este grande amor você não quer aceitar?

Cristo está presente aqui
Cheio de glória e lágrimas no olhar
Seus braços abertos e marcas nas mãos
A este homem bom você não quer aceitar?

Veja Seus olhos repletos de amor
A te convidar: Vem a mim.
Como pode dizer-lhe hoje que pronto não está
E que do seu amor agora não vai precisar!

Cristo está esperando você
Levante o olhar e abra o seu coração
Pare então de resistir e entregue o viver
A Cristo, o Salvador, agora vem aceitar

Veja seus olhos repletos de amor
A te convidar:  Vem a mim.
Como pode dizer-lhe hoje que pronto não está
e que do seu amor agora não vai precisar!

Abra o coração e levante seu olhar
A Cristo,  o Salvador, agora vem aceitar
A Cristo,  o Salvador, agora vem aceitar

terça-feira, 8 de novembro de 2011

312º dia: Jo 14-17

No texto de hoje fiz uma descoberta linda: Jesus orou por mim. Isso mesmo. Ele orou por mim! E quer saber mais? Ele orou por você também! Isso não é maravilhoso?

Em João 17:9-23 Jesus ora pelos discípulos, mas não apenas por eles. Ele ora também por nós, todos os que cremos nEle por meio das mensagens pregadas pelos discípulos. O pedido de Jesus é para que todos sejamos um para que o mundo creia nEle.

Você ainda tem alguma dúvida de que Deus se importa com você? Eu não!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

311º dia: Jo 11-13

Os chefes dos sacerdotes e os fariseus queriam matar Jesus pois temiam perder a influência que eles próprios exerciam sobre o povo. Ficaram cegos pelo poder, pela vaidade e não puderam ver a verdade que estava bem diante de seus olhos. Eles presenciaram muitos milagres de Jesus, mas tudo o que conseguiam enxergar era a multidão cada vez maior que deixava de segui-los para acompanhar o Messias - e isso os incomodava muito.

Tanto que não queriam exterminar apenas o Cristo, mas também eliminar da face da terra as evidências dos seus milagres. Isso porque muitos se convertiam apenas por ter um conhecido que fora curado, ou ainda apenas por ter ouvido falar dos atos maravilhosos de Jesus. Foi assim com Lázaro. Este homem testemunhava de Jesus por onde andava - e isso sem precisar dizer uma palavra sequer. E os 'sábios' chefes do sacerdotes procuraram matar também a Lázaro. (Jo 12:9-11)

Não sabemos se os sacerdotes conseguiram atingir seus objetivos, afinal, a bíblia não nos conta como Lázaro morreu. Mas essa história nos ensina uma coisa muito importante:
Nossas vidas anunciam a presença de Cristo em nós ao mundo!

Palavras e ações são necessárias e importantes, mas muitas vezes é o nosso silêncio que faz com que os que estão a nossa volta conheçam, creiam e aceitem Jesus. O nosso testemunho é Deus falando por nós.

Quando deixamos Deus agir em nossas vidas dessa forma, estamos fazendo aquilo que os líderes dos judeus não tiveram coragem para fazer. Deixamos de lado a aprovação dos homens e buscamos a aprovação de Deus (Jo 12:42, 43).

Com isso, certamente virão tribulações, "prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome [de Jesus]Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho" (Lc 21:12-13).

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Mas bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
(2 Tm 3:12 / Mt 5:10)

domingo, 6 de novembro de 2011

310º dia: Jo 7-10

Jesus disse:
Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem.
(Jo 8:12 / 10:11, 14)

Como uma ovelha dependente do pastor para viver, assim nós dependemos de Jesus.

sábado, 5 de novembro de 2011

309º dia: Jo 4-6

Jesus é fonte de água viva. Jesus é o pão da vida. Jesus é vida!
Disse Jesus: "Quem beber da água de um poço terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".
Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.
Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei."
(Jo 4:13-14 / 6:35, 37)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

308º dia: Jo 1-3

João é, sem dúvida, um livro lindo. A mensagem da salvação é o tema central, que permeia todos os versos, alguns bastante famosos. Por Jesus, somos feitos herdeiros legítimos do reino dos céus, filhos de Deus. Em Jesus temos vida.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dEle.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

(Jo 3: 17 / 1:9-12 / 3:19, 16)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

307º dia: Lc 22-24

Nunca é tarde para aceitar Jesus. Nunca é tarde para ter fé. São muitas as histórias relatadas nos evangelhos, com final feliz, que terminam com as seguintes palavras de Jesus: "Tua fé te salvou".

Até mesmo um homem criminoso, condenado à morte por seus atos maléficos, pregado à sua cruz, que tão logo estaria morto, teve a chance de se arrepender (Lc 23:39-43).

Talvez ao ler isso você pense que então seria melhor viver uma vida desregrada e fútil e deixar para se arrepender no leito de morte... Será mesmo? Não se engane... Acaso você sabe o que o futuro reserva para você? Não espere! Deixe Jesus reinar em sua vida e desfrute imediatamente de uma vida mais feliz, mais completa.

Só quem tem Jesus no coração sabe o que é ser feliz de verdade!
Sabe aquele vazio aí dentro de você, que até mesmo nos momentos mais 'felizes' da sua vida continua existindo... Pois é... esse espaço está reservado pra Jesus... Só Ele te fará sentir pleno, completo, feliz de verdade!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

306º dia: Lc 18-21

Não importa se somos, altos ou baixos, gordos ou magros, ricos ou pobres, etc, etc.
Jesus não olha para a nossa aparência ou posição social!

No texto de hoje pessoas com características completamente diferentes são tratadas por Jesus com o mesmo amor, por serem humildes de coração e terem fé em Deus.

1-  Um homem publicano foi usado por Jesus como exemplo, para esclarecer aos seus ouvintes (e a nós) que mais vale um pecador humilde, que reconhece seus pecados, do que um fariseu que exalta a si mesmo apenas pelo título que carrega consigo. (Lc 18:10-14)

2- Jesus chamou a si as crianças e disse: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas." (Lc 18:16)

3- A um mendigo cego que vivia nas ruas, desprezado pela população, Jesus perguntou:
    "O que você quer que eu lhe faça?"
    "Senhor, eu quero ver", respondeu ele.
    Jesus lhe disse: "Recupere a visão! A sua fé o curou". (Lc 18:41-42)
4- A Zaqueu, o rico publicano, Jesus disse: "Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lc 19:2-10)

5- A respeito da pobre viúva que havia acabado de entregar sua oferta no templo, Jesus afirmou: "Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha." (Lc 21:1-4)

Na bíblia há muitos outros exemplos que, como estes, nos mostram que para Deus não há acepção de pessoas (Rm 2:11).

Deus é um juiz justo.
Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos.
É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
(Sl 7:11a / Dt 32:4 / 1 Jo 1:9)

Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!
(Lc 19:38)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

305º dia: Lc 14-17

"Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado".  (Lc 14:11)

Jesus nos ensina a humildade
Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você.
Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante.
Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. (Lc 14:8-10)
Deus conhece nossos corações. O que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus. (Lc 16:15b). E o que tem valor aqui na terra? Dinheiro, poder, popularidade? Nada disso irá nos aproximar do SENHOR. Devemos guardar as palavras de Jesus no coração:
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." (Mt 6:33)

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade,
mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. (Fp 2:3)