sexta-feira, 10 de junho de 2011

161º dia: Ec 1-3

Hoje estou sendo apresentada a Eclesiastes. Esse é um livro que nunca li inteiro. Talvez já tenha ouvido um ou outro versículo em alguma pregação e só. Acabei de ler os três primeiros capítulos e posso dizer que já gosto muito deste livro.

Salomão tinha tudo. Riquezas incontáveis. Sabedoria sem fim.
Mas, o começo de Eclesiastes tem um tom de lamentação. Quem diria que Salomão reclamaria até mesmo de sua sabedoria... "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." (Ec 1:18)

Salomão acumulou riquezas (Ec 2:3-8). Procurou a felicidade em coisas materiais e concluiu que nestas coisas "o rir é loucura, e a alegria de nada vale" (Ec 2:2). Salomão olhou para todas as obras que fizeram suas mãos, como também para o trabalho que ele, com suor, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e proveito nenhum havia debaixo do sol (Ec 2:11). Fico imaginando Salomão, já meio velhinho, observando suas riquezas, seus palácios... E aí, de repente ele se pergunta por que juntou tudo isso e se lembra de todo esforço que fez, de todos os dias de trabalho sem descanso... E aí se desespera, pois percebe que "um homem pode realizar o seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo" (Ec 2:21). E fica ainda mais revoltado quando nota que esse herdeiro pode vir a ser um tolo, mas ainda assim  tomará posse de tudo, sem esforço (Ec 2:19). Felizmente para nós, Salomão desejou compartilhar essa experiência, onde descobriu "que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive" e que "poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus" (Ec 3:12,13).

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi.
Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?"
(Ec 3:1,15a, 19a, 20 e 22)

2 comentários:

  1. Oi Camila, essa é a parte que eu mais gosto da Bíblia. Eu digo que a vida toda está em Eclisiastes. Vc vai gostar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É Clara, já estou gostando.
    Beijo...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!