quarta-feira, 1 de junho de 2011

152º dia: Pv 1-3

Provérbios é um livro repleto de aplicações práticas. É quase um guia, um manual daqueles bem detalhados, do tipo "faça desse jeito que vai dar certo!"

Nos próximos dias vou me aproveitar da sabedoria de Salomão e me deliciar com os provérbios que me "ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto." (Pv 1:2-3)

Muitos versos aqui são nossos velhos conhecidos, como este: "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe" (Pv 1:8). Assim, isolados, estes versos já carregam em si conselhos sensatos, cheios de entendimento. No contexto do livro, fica ainda mais clara a aplicação deles em nossas vidas.

Veja só como Salomão materializa a sabedoria (Pv 1, a partir do verso 20), que aparece gritando nas ruas, oferecendo a mão para que não fôssemos afogados pela nossa inexperiência... Não poderia ter sido mais claro... Só não é digno de sabedoria aquele que rejeita o convite (Pv 1:24) e que recusam o temor do SENHOR, que é o princípio da sabedoria (Pv 1:29,7).

Estou certa de que Provérbios vai me proporcionar uma boa leitura, mas, principalmente, vai me ensinar bons princípios a serem adotados em minha vida.

Que a sabedoria de Deus seja dada a nós, para andarmos pelos caminhos dos bons, e nos conservarmos nas veredas dos justos! Amém. (Pv 2:6,20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!