quinta-feira, 23 de junho de 2011

174º dia: 2 Rs 5-7

A desgraça em Israel prosperava. Fome e miséria assolavam o povo. O desespero havia chegado ao extremo.

"Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho. (2 Rs 6:28, 29)
Israel não servia mais ao Deus único. Adorava inúmeros deuses para os quais, inclusive, havia construído templos. O sofrimento deste povo não foi por acaso. Era o resultado de seus próprios atos. Era o cumprimento daquilo que o próprio Deus já havia alertado, por meio de Moisés, em Dt 28:47,48 e 53:

Uma vez que vocês não serviram com júbilo e alegria ao Senhor, ao seu Deus, na época da prosperidade, então, em meio à fome e à sede, em nudez e pobreza extrema, vocês servirão aos inimigos que o Senhor enviará contra vocês. Ele porá um jugo de ferro sobre o seu pescoço, até que os tenham destruído.Por causa do sofrimento que o seu inimigo lhes infligirá durante o cerco, vocês comerão o fruto do próprio ventre, a carne dos filhos e filhas que o Senhor, o seu Deus, lhes deu.

Pode parecer que há caminhos mais felizes e seguros do que servir a Deus, mas no final todos eles nos levam ao sofrimento e a destruição. Mas o caminho de Deus nos oferece vida em abundância (Jo 10:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!