sábado, 18 de junho de 2011

169º dia: 1 Rs 11-13

O final do reinado de Salomão não foi tão glorioso. Isso porque, desobedecendo a Deus, desposou mulheres estrangeiras que o induziram a adorar seus próprios deuses. O sábio rei foi vencido pelo pecado. Seus inimigos aos poucos conquistaram território. Salomão só não foi destronado totalmente, porque Deus cumpriria a promessa que havia feito a Davi (1 Rs 11:1-13 / 42, 43). Mesmo o homem mais sábio, deve permanecer vigilante, ou o pecado dominará.

Depois da morte de Salomão o reino de Israel se dividiu em dois. Sobre a maioria das tribos reinou Jeroboão, da tribo de Efraim. Apenas as tribos de Judá e Benjamim aceitaram como rei o sucessor de Salomão, o seu filho Roboão.

Roboão estava longe, muito longe da sabedoria de seu pai. Ainda antes de ser proclamado rei, já demonstrou sua estupidez ao desconsiderar os conselhos dos anciãos que haviam apoiado o reinado de seu pai e tomou uma decisão que culminou na divisão do reino. (1 Rs 12:4-17)

Por outro lado, Jeroboão começa seu reinado com disseminando a idolatria entre o povo e incentivando práticas pagãs (1 Rs 27-33). Mesmo alertado por Deus, permaneceu nos maus caminhos (1I Rs 13:1-5; 33, 34).

Israel passava por maus bocados nesta fase de sua história. Lembram-se de Provérbios 29:2? 

"Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme."

Com certeza Israel sofria neste momento, com a ignorância dos seus líderes. Amanhã a história continua... confesso que estou curiosa... Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!