sábado, 12 de março de 2011

71º dia: Js 4 a 6

A antiga geração de Israel havia passado em seco pelo mar vermelho (Êx 14:21,22). Agora, seus descendentes cruzam em seco o rio Jordão (Js 3:17), entrando, finalmente, em Canaã, a terra prometida. Do leito seco do rio Jordão, doze pedras retiradas uma por cada tribo serviriam de memorial para que Israel não se esquecesse das maravilhas que Deus operou naquele lugar (Js 4:3,6,7).

A notícia se espalhou em Canaã... E que rei nesta terra não temeria um povo numeroso que atravessou, sem maiores problemas, um rio transbordante? Todos os reis em Canaã temeram Israel (Js 5:1)! Em Jericó, cidade próxima de onde Israel estava agora acampado, fecharam-se os portões e ninguém entrava e nem saia da cidade de muros altos e fortes (Js 6:1). E tinham mesmo muito o que temer...

Israel se preparou para a batalha, espiritualmente em primeiro lugar. Circuncidaram-se (Js 5:8), celebraram a Páscoa (Js 5:10); a primeira Páscoa na terra prometida! Terra fértil como Deus havia prometido e agora o Maná já não era mais necessário (Js 5:12).

Jericó foi a primeira cidade tomada por Israel (Js 6:20), mas esta batalha já estava ganha (Js 6:2). E de Jericó, só se salvou Raabe -e sua família- (Js 6:22,23), porque teve fé em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por visitar o blog. Sua opinião é muito importante para mim. Deixe seu comentário!