sexta-feira, 30 de setembro de 2011

273º dia: Et 1-3

Ester é um livro que já li mais de uma vez. É uma história linda, com muitos personagens expressivos.

O primo de Hadassa - a menina que viria a se tornar a rainha Ester - era um homem de grande fé.

Há poucos dias lemos em Daniel a história de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que foram lançados em uma fornalha em chamas por não terem se curvado diante da imagem de ouro erguida pelo rei Nabucodonosor. (Dn 3:4-6, 14-30)

Na leitura de hoje é Mardoqueu quem se recusa a oferecer a outro, que não Deus, sua reverência.
E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava. (Et 3:2)
A vida de Mardoqueu não foi apenas poupada, mas também usada por Deus para o livramento de todo o povo judeu.

Se permanecermos na fé, podemos seguir confiantes, pois eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente. (Dn 3:17)

Disse Jesus:
E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.
(Mc 13:13)

Plano de Leitura - Outubro

Outubro... Já começo a enxergar a linha de chegada. Mas não será o fim e sim o começo de uma nova caminhada.
Se você ainda não está me acompanhando, que tal se preparar para começar no próximo dia 15, quando iniciarei a Leitura do Novo Testamento? É uma boa ideia, não é? Espero você! 
FIQUEM COM DEUS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

272º dia: Dn 10-12

Daniel teve a visão de uma época futura (Dn 10:14). Época em que haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o povo de Deus, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto. (Dn 12:1)

Certamente viveremos dias de angústia, mas nossa esperança repousa no SENHOR. E podemos estar certos de que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada (Rm 8:18). Glória a Deus por isso! E então, alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis (1 Pe 4:13), porque muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas (Sl 34:19).

Lembrem-se das palavras de Jesus:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16:33)
***
Numa época futura, multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Mas quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará, e então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe (Dn 12:2 e 13).


¯Porque Ele vive posso crer no amanhã. Sim, Ele vive! Temor não há. ¯¯
Ouçam essa linda música...



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

271º dia: Dn 7-9

Depois de anos vivendo sob o domínio babilônio, Daniel se deu conta de que as profecias de Jeremias estavam prestes a se cumprir. O exílio já chegava aos setenta anos. E então Davi orou ao SENHOR, pedindo misericórdia para o povo, ainda que não fossem merecedores. Foi uma bela oração, mas aqui, o que mais me chamou a atenção foi o que aconteceu imediatamente antes. (Dn 9:2-19)

Davi se preparou para o orar. Ele estava em jejum, vestido em panos de saco e coberto de cinzas, como era o costume na época, denotando a tristeza que invadia o seu coração e a submissão à vontade de Deus (Dn 9:3).

Gosto de fazer da oração parte do meu dia a dia. Em diversos momentos me pego 'conversando com Deus' nas mais variadas situações. Acho isso importante na minha vida. Mas preciso reconhecer que devem existir momentos de reflexão e comunhão reservados exclusivamente para a oração; momentos em que estejamos com o coração preparado para desfrutar de maneira profunda o relacionamento com Deus. Você tem um momento assim reservado na sua agitada rotina, só você e Deus?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

270º dia: Dn 4-6

Depois de ganhar a confiança do rei Nabucodonosor (Dn 2:48), e também de seus sucessores (Dn 5:29 / 6:2 e 3), por sua sinceridade e lealdade, Daniel foi elevado de cativo a supervisor, a quem os governantes do reino deveriam prestar contas. Não é difícil perceber que os governantes não aceitariam muito bem essa situação... E foi justamente o que aconteceu. Trataram eles de tentar achar motivos para que Daniel fosse expurgado de sua função. Passaram a observá-lo, procurando por falhas em sua conduta, menores que fossem. Procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Não puderam achar falta alguma nele, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente (Dn 6:4).

Estes homens chegaram a uma maléfica conclusão, dizendo: Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele (Dn 6:5). Eles estavam atentos às ações de Daniel e sabiam de sua fidelidade a Deus e de suas orações diárias. Logo forjaram uma situação junto ao rei, é claro, sem esclarecer quais seriam seus verdadeiros motivos. Um decreto emitido e assinado pelo rei, não poderia nem por ele mesmo ser revogado. Sabendo disso, induziram o rei Dario a publicar uma lei proibindo que qualquer oração fosse feita a qualquer deus, ou a qualquer homem, a exceção do próprio rei. Assim foi feito. Continuaram a espreita de Daniel e logo estavam aos ouvidos do soberano denunciando esse servo que continuava a orar a Deus três vezes por dia. O próprio rei exitou, mas não havia o que fazer. Daniel foi condenado à cova dos leões. Mas o final dessa história é feliz, nós sabemos...

Como cristãos somos avaliados pelas pessoas do nosso convívio, assim como aconteceu com Daniel. Sempre haverá alguém à espreita, pronto para nos acusar, quando estivermos agindo de maneira incoerente com a nossa fé. Daniel estava preparado para isso. Sua conduta era irrepreensível diante de Deus. Sim, ele foi um servo leal ao rei da Babilônia, já que tinha que servi-lo, mas Deus sempre esteve à frente de todas as suas decisões e atitudes; Deus era o verdadeiro SENHOR da sua vida. E nós, como estamos vivendo? Em nosso cotidiano as pessoas podem ver em nós servos de Cristo?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

269º dia: Dn 1-3

Diante de Nabucodonosor, Daniel declarou que havia decifrado o segredo do sonho do rei. Mas a sabedoria de Daniel não vinha de outro lugar senão do próprio Deus (Dn 1:17)...
Daniel respondeu: "Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios (...) e aquele que revela os mistérios te mostrou o que vai acontecer.
Quanto a mim, esse mistério não me foi revelado porque eu tenha mais sabedoria do que os outros homens, mas para que tu ó rei, saibas a interpretação e entendas o que passou pela tua mente."

(Dn 2:27, 28a, 29b e 30)
Em vez de aproveitar a oportunidade diante do rei da babilônia para engrandecer a si mesmo, Daniel fez justamente o inverso: exaltou a Deus e colocou-se na posição de um humilde servo, portador da mensagem do seu senhor.

No nosso cotidiano temos muitas chances de anunciar a palavra de Deus, mas quase sempre optamos pela omissão. Talvez por medo da reação das pessoas ou por não querermos ser tachados de 'beatos' ou coisas assim... E assim desperdiçamos a oportunidade de cumprir o chamado que Jesus nos fez, dizendo "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16:15).

Que a coragem, a esperança e a humildade de Daniel sejam exemplos a serem vividos por nós nos dias de hoje! Deixe Deus habitar em sua vida e não haverá o que temer.

domingo, 25 de setembro de 2011

268º dia: Ez 47-49

Do templo do SENHOR flui um rio de águas profundas e cheias de vida. Esse é o relato em Ezequiel 47:1-12.

A água é fonte vida. Que outro elemento neste mundo seria mais apropriado para ilustrar o agir do Espírito Santo em nós? De Deus emana a água da vida, que se espalha como um rio por toda a terra para saciar a sede de todos; E quem quiser, tome de graça da água da vida (Ap 22:17b).

sábado, 24 de setembro de 2011

267º dia: Ez 43-45

Os levitas haviam sido escolhidos por Deus para o sacerdócio, mas nem todos foram fiéis. Muitos se afastaram de Deus junto com o restante do povo de Israel e estes sofreriam as consequências de sua iniquidade (Ez 44:10).

Mas parte dos levitas permaneceu fiel a Deus, mesmo quando Israel estava quase dominada pelo pecado. Para estes, descendentes de Zadoque, estava garantida a melhor das heranças, o próprio Deus. (Ez 44:15, 28)
Diz o SENHOR Deus: "Eu serei a única herança dos sacerdotes. Vocês não lhes darão propriedade alguma em Israel; Eu serei a sua herança." (Ez 44:28)
Um título não garante boa conduta. Todos estamos sujeitos ao pecado, independente de qual seja nossa atividade ou profissão, até mesmo os líderes de igrejas, de qualquer denominação. Por isso é importante conhecer a vontade de Deus, estudar Sua palavra e buscar discernimento, assim, podemos avaliar as pessoas de acordo com suas atitudes e não apenas pela sua função.

FIQUEM COM DEUS

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

266º dia: Ez 40-42

Ezequiel teve a visão do templo ideal, o local perfeito para adoração a Deus. Nunca foi construído um templo como este! Também, não é difícil perceber que algo construído por mãos humanas nunca chegaria perto da perfeição que Ezequiel pôde contemplar.

Mas, houve templo perfeito neste mundo:

Jesus lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias".
Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?"
Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.
Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

(Jo 2:19-22)

Nós somos com Cristo parte de um mesmo corpo, a igreja, da qual Ele é a cabeça.

Deus colocou todas as coisas debaixo dos pés de Jesus e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.
(Ef 1:22-23)

Portanto hoje somos nós, em Cristo, o templo perfeito neste mundo. Dentro de nós habita o Espírito Santo de Deus para operar o amor, a justiça e a misericórdia.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 
(1 Co 6:19)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

265º dia: Ez 37-39

O vale de ossos é uma boa ilustração. Ossos secos, amontoados pelo chão, sendo aos poucos reconstruídos, transformando-se novamente em seres vivos depois de receberem desde os quatro ventos o sopro do espírito. É uma linda mensagem.  (Ez 37:1-10)

Não há limites para o poder de Deus. Acaso podem ossos tornar a viver? Ezequiel sabia a resposta: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes" (Ez 37:3b).

Podemos ter ossos, carne e pele e ainda assim estarmos mortos. Mas o Espírito Santo de Deus nos ressuscita e nos dá vida.

Tenham um ótimo dia. Fiquem com Deus!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

264º dia: Ez 34-36

Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
(Ez 34:11 / Mt 9:36 / 1 Pe 2:25 / Jo 10:14, 11)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

263º dia: Ez 31-33

Ezequiel foi usado por Deus para alertar o povo durante o exílio. Muitos o ouviam. Diziam uns aos outros: ‘Venham ouvir a mensagem que veio da parte do Senhor’ (Ez 33:30b). Ezequiel devia acreditar que suas palavras chegavam ao coração de todas aquelas pessoas, mas não era bem assim... E o alerta veio do próprio Deus:

O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.
De fato, para eles você não é nada mais do que alguém que entoa cânticos de amor com uma bela voz e que sabe tocar um instrumento, pois eles ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática.

(Ez 33:31, 32)

Os tempos mudam, mais o homem daquela época é o mesmo de hoje em dia.
Quantos frequentam igrejas apenas para esquentar os bancos?
Quantos nem sequer ouvem a mensagem que está sendo transmitida?
Quantos vão aos cultos e missas todos os domingos, mas passam o resto da semana distante de Deus?

Que possamos expressar devoção com a boca, e ter o coração cheio de amor e retidão.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
(Gl 2:20)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

262º dia: Ez 28-30

O rei de Tiro era um homem sábio. Pelo seu entendimento alcançou riquezas e adquiriu ouro e prata nos seus tesouros. Mas o orgulho invadiu seu coração a ponto de achar que ele próprio era Deus. Pela sabedoria do seu rei, Tiro aumentou muito suas riquezas fazendo comércio com os países vizinhos. O rei de Tiro era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza, mas por pensar ser tão sábio quanto Deus, este homem enterrou-se a si mesmo.

Somos tão somente homens e precisamos entender nosso lugar neste mundo.
Que o orgulho não tome conta do nosso coração e que nossa sabedoria não nos encha de soberba.
Saibamos usar os dons que Deus nos oferece para o louvor da Sua glória.
(Ez 28:2-6, 12, 17)

"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo"   1 Pe 1:7

domingo, 18 de setembro de 2011

261º dia: Ez 25-27

Mesmo as cidades mais poderosas e bem sucedidas serão destruídas caso seja esta a vontade de Deus.

Amon, Moabe, Edom, Filistéia, Tiro... Todas essas cidades seguiram caminhos distantes de Deus e zombaram ao ver a queda de Jerusalém. Mas seu destino já estava traçado por suas próprias atitudes. Assim como o povo de Israel, essas nações também sofreriam as conseqüências de seus pecados.

Ezequiel ainda seria o porta-voz da desgraça de muitos e muitos povos, mas isso fica para a leitura de amanhã. Até lá!

sábado, 17 de setembro de 2011

260º dia: Ez 22-24

Jerusalém estava cheia de príncipes que usavam o seu poder para derramar sangue. O povo tratava seus pais com desprezo, oprimiam os estrangeiros e maltratavam órfãos e viúvas. Desprezaram as dádivas sagradas de Deus! Aquela terra estava infestada de caluniadores, pessoas prontas para derramar sangue. Praticavam atos lascivos. Desonravam a cama dos seus pais, cometiam adultério com a mulher do seu próximo. Havia aqueles que aceitavam suborno para derramar sangue e também os que  emprestavam visando lucro a juros ilícitos, extorquindo o próximo. Israel se esquecera de Deus. (Ez 22:6-12)

A este povo Ezequiel levou as palavras do SENHOR:

Mas você me verá bater as minhas mãos uma na outra contra os ganhos injustos que você obteve e contra o sangue que você derramou.
Será que a sua coragem suportará ou as suas mãos serão fortes para o que eu vou fazer no dia em que eu tratar com você? Eu, o SENHOR, falei, e o farei.
(Ez 22:13, 14)

E você, já se fez essa pergunta?
Porventura estará firme o teu coração?
Porventura estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que Deus tratará contigo?

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

259º dia: Ez 19-21

Por inúmeras vezes Israel se desviou completamente dos caminhos de Deus e despertou a ira do SENHOR. Mas também por inúmeras vezes este povo foi tratado com amor e misericórdia e teve a oportunidade de se arrepender e de voltar a viver em comunhão com Deus. Se dependesse de seus próprios atos, Israel não teria sobrevivido ao deserto, na fuga do Egito. Esse povo teimoso e rebelde rapidamente se esquecia de toda a benevolência que Deus lhes concedia diariamente e ao longo de gerações e passava a praticas atos repugnantes diante do SENHOR, adorando deuses feitos por mãos humanas, sacrificando seus filhos diante de altares pagãos, etc, etc.

Precisamos nos esforçar para buscar uma vida reta e justa. Ainda assim, não atingiremos a perfeição, pois o pecado vive dentro de nós. Mas poderemos contar com o amor do SENHOR, que não nos julgará de acordo com nossas atitudes erradas e nos concederá libertação.

Vocês saberão que eu sou o Senhor, quando eu tratar com vocês por amor do meu nome e não de acordo com os seus caminhos maus e suas práticas perversas. (Ez 20:44)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

258º dia: Ez 15-18

Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.
(Ez 18:32)

O SENHOR deseja nos oferecer a vida. A todos nós!

Os ímpios serão perdoados com amor. 

Teria eu algum prazer na morte do ímpio? -  palavra do Soberano SENHOR. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver? (Ez 18:23)

Aos que se desviarem dos seus pecados e passarem a obedecer a Deus, fazendo o que é justo e direito está reservada a vida! Suas infrações serão não simplesmente perdoadas, mas apagadas completamente: Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que cometeram. Devido às coisas justas que tiverem feito, eles viverão. (Ez 18:21,22)

Jesus nos lavou com seu próprio sangue, apagando qualquer vestígio de pecado que pudesse existir. Só precisamos aceitar esse sacrifício como legítimo para desfrutar de tamanha graça.

Disse Jesus: Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mt 26:28

* * * * *
Que possais andar dignamente diante do SENHOR, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.
(Cl 1:10, 12 e14)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

257º dia: Ez 12-14

Falsos profetas como os citados no capítulo 14 de Ezequiel sempre existiram e ainda estão por aí, levando milhares de pessoas a acreditarem em suas falsas palavras. Tudo isso em troca de popularidade, poder e até riqueza.

Somos individualmente responsáveis por nossa salvação. Ter um líder espiritual é algo bom, alguém como o pastor de ovelhas que a bíblia tanto usa como ilustração, que ajuda as ovelhas perdidas a enxergarem os caminhos por onde devem andar, é algo importante na nossa vida espiritual. Mas, devemos tomar cuidado para não sermos enganados por falsos profetas, que pregam a alegria, quando na verdade teremos tristeza, ou pregam a prosperidade, quando na verdade teremos uma vida miserável, e assim por diante.

Se o próprio Jesus deixou claro que a vida neste mundo não seria fácil - no mundo tereis aflições (Jo 16:33b) -  será que é certo alguém tentar nos convencer de que com certeza seremos plenamente felizes enquanto vivermos?

Como, então, saber distinguir o bom pastor do falso profeta? Há um caminho: Conhecer a palavra de Deus e buscar uma vida de comunhão com o SENHOR. Assim, teremos discernimento para fugir de mentiras e procurar líderes que nos conduzam pelo bom caminho.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

256º dia: Ez 8-11

Devia ser difícil para Ezequiel acreditar que de fato o seu povo era merecedor de tamanho castigo. Mas a verdade é que Deus havia esperado pacientemente que Israel se voltasse para os bons caminhos e agora era chegada a hora de prová-lo.

Deus mostrou a Ezequiel quão grande eram as transgressões de seus conterrâneos, práticas verdadeiramente repugnantes (Ez 8:1-18). Agora Ezequiel estava consciente de todo o mal que habitava naquela nação e desesperou-se por perceber que eram merecedores dos castigos que estavam por vir e prostrado, rosto em terra, clamou a Deus: "Ah! Soberano SENHOR! Vais destruir todo o remanescente de Israel lançando a tua ira sobre Jerusalém?" (Ez 9:8). E a resposta de Deus não podia ser mais esperançosa. De fato muitos seriam destruídos (Ez 11:21), mas aos fiéis assim disse o Soberano SENHOR:

Embora eu os tenha mandado para terras muito distantes entre os povos e os tenha espalhado entre as nações, por breve período tenho sido um santuário para eles nas terras para onde foram.
Eu os ajuntarei dentre as nações e os trarei de volta das terras para onde foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel.
Eles voltarão para ela e retirarão todas as suas imagens repugnantes e os seus ídolos detestáveis.
Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis.

Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
(Ez 11:16-20)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

255º dia: Ez 4-7

No dia do julgamento nenhum poder e nenhuma riqueza poderá libertar os culpados.

Atirarão sua prata nas ruas, e seu ouro será tratado como coisa impura. Sua prata e seu ouro serão incapazes de livrá-los no dia da ira do Senhor e, não poderão saciar sua fome e encher os seus estômagos; serviram apenas para fazê-los tropeçar na iniquidade. (Ez 7:19)

Como bem disse Timóteo, o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males (I Tm 6:10). Não é difícil perceber como isso é verdadeiro. Vemos diariamente nos telejornais pessoas afundando suas vidas por priorizarem o dinheiro mais que tudo.

Isso não significa que não devamos desejar viver com dignidade, mas, da mesma forma como os israelitas se curvaram erroneamente diante de deuses de madeira e de metal, assim também nós não devemos nos curvar diante do dinheiro. Tudo o que possuímos é concedido por Deus e devemos consagrar a ele. Se acreditarmos que riqueza é a solução para tudo, estamos condenados à verdadeira morte.

Você já passou pela situação de querer muito alguma coisa a ponto de acreditar que não seria feliz se não a possuísse? Talvez dinheiro, um bem... Ou uma companhia, um filho... Qualquer coisa... Mas aí, ao conseguir essa coisa percebeu que ainda não estava feliz e passou a perseguir outro objetivo rumo à felicidade? Certamente você esteve procurando a felicidade nos lugares errados. Eu também já fiz isso, mas hoje eu tenho uma boa notícia pra você: Procure Jesus e Ele irá te mostrar o que é ser feliz de verdade!

FIQUE COM DEUS

domingo, 11 de setembro de 2011

254º dia: Ez 1-3

Durante o exílio, Ezequiel foi chamado por Deus para advertir a nação de Israel a respeito de seus pecados e alertá-los sobre as conseqüências que enfrentariam por permanecerem afastados de Deus.

Este povo vivia uma situação difícil. Estavam afastados de sua terra e viviam como escravos sob o domínio babilônio. Certamente a fé de muitos enfraqueceu neste momento de dor e sofrimento. E neste cenário de desespero e desolação, Ezequiel tem a dura missão de falar a este povo já tão conhecido por ser rebelde e teimoso.

Tal qual Ezequiel naquele tempo, nós também somos responsáveis por anunciar o evangelho a toda criatura, justos ou ímpios, quer ouçam quer deixem de ouvir. (Ez 2:7, 3:18, 20)

Que tenhamos o desejo de disseminar a palavra de Deus e que o medo não nos domine. Que não tenhamos medo das pessoas e de suas palavras. Não tenhamos medo, ainda que nos cerquem espinheiros e que vivamos entre escorpiões. (Ez 2:6)

E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15)

Que a glória do Senhor seja louvada em sua habitação!
(Ez 3:12b)

sábado, 10 de setembro de 2011

253º dia: 2 Cr 33-36

Manassés fez o que era mau aos olhos do SENHOR. Se envolveu em todos os tipos de práticas pagãs, inclusive sacrificando os próprios filhos e levou todo o povo a pecar (2 Cr 33:2a, 6, 9). Qualquer um poderia pensar que já não haveria mais conserto para este homem, mas o final desta história é surpreendente:

Angustiado, Manassés buscou o favor do Senhor, o seu Deus, humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados e quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus e praticou o bem até o final da vida (2 Cr 33:12-16).

Há esperança! Nunca é tarde para voltar-se para Deus. Ele está nos esperando de braços abertos...

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Ap 3:20)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

252º dia: 2 Cr 30-32

No post de ontem falamos sobre o orgulho que dominou o rei Uzias. Hoje um outro rei passa por situação semelhante... Ezequias foi um bom rei, como antes não se havia visto em Judá. Ainda assim, foi vítima do orgulho:

Mas Ezequias tornou-se orgulhoso, e não correspondeu à bondade com que foi tratado; por isso a ira do Senhor veio sobre ele, sobre Judá e sobre Jerusalém. (2 Cr 32:25)

Uzias e Ezequias. Dois homens com personalidades diferentes invadidos pelo mesmo sentimento. Mas suas histórias tem finais diferentes: Uzias permaneceu no seu erro e sofreu de lepra até o fim da vida; Já Ezequias, humilhou-se reconhecendo o seu orgulho, por isso a ira do Senhor não veio sobre ele e durante seu reinado houve paz em Judá (2 Cr 32:26).

Assim como estes reis, nós não estamos isentos de nos sentirmos orgulhosos e desdenhar das bençãos que o SENHOR nos oferece diariamente, não importa quão bons ou fortes pareçamos ser. Mas, caso o orgulho venha nos sondar, precisamos estar preparados para agir como Ezequias, com humildade e submissão diante de Deus.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

251º dia: 2 Cr 26-29

Enquanto seguia a Deus, o rei Uzias foi abençoado. Seu reinado fez Judá prosperar. O reino tornou-se forte e repleto de riquezas. Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus (2 Cr 26:16).

Tudo ia bem, até que o excesso de poder fez com que Uzias se desviasse dos bons caminhos que vinha trilhando e padecesse das consequências de seus atos (2 Cr 26:21). Parece sem sentido, não é? A obediência ao SENHOR havia trazido prosperidade, então por que abandoná-la? O problema é que somos muito fracos, assim como Uzias. Sempre que passamos por bons momentos nos sentimos auto-suficientes, como se nada pudesse nos derrotar. E aí, para tomar uma decisão equivocada como fez Uzias não precisa de muito esforço. É nossa natureza.

Precisamos pedir ajuda a Deus quando passamos por problemas e dificuldades, mas não podemos esquecer de também pedir a Deus que nos ajude a permanecer na firmes na fé, mesmo nas ocasiões em que nada nos falte. Que o orgulho não nos domine. Que Deus nos acompanhe sempre! 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

250º dia: 2 Cr 23-25

O rei Amazias fez o que era reto aos olhos do SENHOR, porém não com inteireza de coração. (2 Cr 25:2)
Uma outra versão da bíblia diz que ele fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração. (2 Cr 25:2)

Obedecer a Deus sem o desejo de fazê-lo é o mesmo que desobedecer. Podemos enganar os homens com nossas ações aparentemente íntegras, mas Deus vê o que há em nosso coração.

Assim como o povo de Judá ofertou com alegria e assim como os homens que repararam o templo o fizeram com diligência, assim também possamos nós servir ao SENHOR, com alegria, desejando fazê-lo. (2 Cr 24:10, 13).

Salmos 100

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos;
somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor;
louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia;
e a sua verdade dura de geração em geração.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

249º dia: 2 Cr 20-22

Quantas batalhas enfrentamos todos os dias! Quantas coisas há neste mundo que nos levam para longe de Deus! São verdadeiros exércitos: fortes, armados, incansáveis. Multidões de coisas, pessoas, sentimentos tentando nos derrubar a cada instante. Precisamos ser mais fortes do que isso tudo, não é? NÃO. Precisamos somente confiar em Deus. Até porque, procurar em nós tamanha força seria inútil. Sozinhos estamos derrotados. Com o SENHOR ao nosso lado, temos a certeza da vitória.

Ó nosso Deus, não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando.
Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti.
Assim diz o Senhor: 'Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.'  (2 Cr 20:12, 15)

Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre. (2 Cr 20:21b)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

248º dia: 2 Cr 17-19

Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. (Pv 15:3)

O rei Acabe acreditou que com um disfarce enganaria aqueles que queriam matá-lo. Funcionou! Os soldados sírios ficaram confusos e não o encontraram no meio da batalha. Mas Acabe se esqueceu de considerar a soberania de Deus sobre a criação e o seu destino já estava traçado: uma flechada 'acidental' fez cumprir a profecia de Micaías.

Não vamos cometer o mesmo erro de Acabe. Disfarces não nos escondem de Deus. Podemos enganar os homens, mas Deus sabe o que há em nosso coração.

Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. (Hb 4:13)

domingo, 4 de setembro de 2011

247º dia: 2 Cr 14-16

O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis;
porém, se o deixardes, vos deixará.
Os olhos do SENHOR estão atentos sobre toda a terra para fortalecer
 aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.

(2 Cr 15:2b / 16:9a)

sábado, 3 de setembro de 2011

246º dia: 2 Cr 10-13

O Rei Roboão, sucessor de Salomão, fez o que era mau, porquanto não preparou o seu coração para buscar ao SENHOR. (2 Cr 12:14) 

Você deve conhecer o livro 'O pequeno príncipe'. No final, há o seguinte diálogo com a raposa:
"No dia seguinte o pequeno príncipe voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração..."

Felizmente, não temos o mesmo problema da raposa... Sabemos bem a hora de preparar o coração para buscar ao SENHOR: AGORA e CONSTANTEMENTE! Se assim fizermos, a verdadeira felicidade nos acompanhará em todo o tempo.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

245º dia: 2 Cr 7-9

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Cr 7:14)

Isso não é lindo!!! Hoje vou procurar memorizar este versículo, refletindo sobre ele e te convido a fazer o mesmo. O amor de Deus está à nossa disposição, apenas precisamos recebê-lo em nossos corações.

Tenham um ótimo dia!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

244º dia: 2 Cr 4-6

O templo finalmente estava finalizado, construído conforme as instruções de Deus. A arca da aliança foi a última peça a ser colocada em seu lugar. Depois de anos acompanhando a construção este deve ter sido um momento de muita emoção para todo o povo. Alegria, euforia, ansiedade... e até um pouco de medo por conta do transporte da arca, afinal, pessoas já haviam morrido por tocá-la. Mas desta vez, tudo foi feito conforme as instruções de Deus e a confirmação de que o SENHOR aprovava tudo o que havia sido feito se deu quando os sacerdotes deixaram o lugar santo, vivos e exultantes de alegria... alegria que invadiu todos naquele lugar.

E Salomão expressou sua alegria com uma linda oração (Cap 6), agradecendo o amor e a fidelidade de Deus e pedindo para que Sua benevolência e misericórdia permanecessem com sua família, com seu povo e até com os estrangeiros. Salomão estava tão feliz que desejava que o mundo todo pudesse desfrutar desse mesmo sentimento.

Que o sentimento de Salomão esteja presente hoje em nossas vidas para que possamos atender o chamado que Jesus nos fez:

E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15)