quinta-feira, 30 de junho de 2011

181º dia: Am 7-9

Israel seria punido. Como em uma peneira só restam os grãos de trigo, assim também apenas sobreviveriam em Israel os puros de coração (Am 9:9). O povo seria dizimado, uma vez que o mal prevalecia, mas não seria extinto, pois Deus manteria a sua promessa à raiz de Jacó (Am 9:8).

Finalmente, então chegaria o dia em que os sobreviventes deste povo poderiam retornar à sua terra, com a promessa de Deus, de nunca mais serem arrancados de lá (Am 9:13-15).

Muitos cairiam para nunca mais se levantar (Am 8:14). Mas haveria esperança para aqueles que fossem fiéis a Deus de coração: o povo de Deus (Am 9:12). Da mesma forma há esperança para todos nós, pelo amor e misericórdia de Deus.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

180º dia: Am 4-6

Muitas eram as transgressões de Israel, mas dentre estas, Amós destacou a opressão aos pobres (Am 4:1 / 5:11). Entre muitos outros pecados, Israel foi tomado pelo egoísmo. Aos poucos as vontades pessoais por poder e riqueza prevaleceram e o povo abandonou a si próprio. Esse alerta de Amós quanto a este pecado me faz lembrar das palavras de Jesus: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo" (Lc 10:27). "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22:39b). Em Israel não havia mais amor...

O castigo por tanta maldade é profetizado de forma bastante clara:
Um povo levantado por Deus oprimiria a nação de Israel e todo o povo seria levado cativo para uma terra distante. Em escravidão edificariam casas de pedras lavradas, mas nelas não habitariam; plantariam vinhas desejáveis, mas não beberiam do seu vinho.

Amós nos ensina o que fazer para não padecer como Israel:

"Busquem o SENHOR e terão vida.
Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida.
Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês."
 (Am 5:6a / Am 5:14)

terça-feira, 28 de junho de 2011

179º dia: Am 1-3

Amós proclama em Israel o juízo de Deus. O castigo que certamente viria contra as nações que viviam em constante transgressão. E assim vai listando cidade a cidade. Damasco, Gaza, Asdode, Ascalom, Ecrom, Tiro, Edom e tantas outras (Am 1:3 a 2:3) seriam destruídas, queimadas, consumidas por terem vivido em desobediência a Deus. Finalmente, os reinos de Judá e Israel são acrescentados à extensa lista (Am 2:4-16). O povo separado por Deus é equiparado às nações mais iníquas da terra. Que triste cenário!

"Diz o SENHOR: De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu os castigarei por todas as vossas iniquidades. Porque não sabem fazer o que é reto." (Am 3:2, 10a)
 
O castigo é então anunciado por Amós:
"Portanto, o Senhor DEUS diz assim: O inimigo virá, e cercará a terra, derrubará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados." (Am 3:11)

Me parece que daqui pra frente Israel passará por maus bocados... e termino hoje cheia de curiosidade para ler o texto de amanhã e conhecer o desfecho desta passagem.
Tenhamos todos um excelente dia, na companhia de Deus!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

178º dia: Jn 1-4

Quem não conhece a história de Jonas? Aquele que sobreviveu depois de ter sido engolido por um grande peixe.

Jonas foi chamado por Deus para pregar contra a grande cidade de Nínive, mas recusou a missão que lhe foi confiada (Jn 1:1-3). Certamente não era uma missão das melhores. Jonas teria que ir até Nínive, uma cidade da poderosa Assíria, inimiga de Israel, e ainda por cima clamaria ostensivamente contra ela. Seria uma missão perigosa, certamente. Mas não foi apenas por medo que Jonas recusou o chamado de Deus. Jonas não desejava que os habitantes de Nínive tivessem a oportunidade de se arrepender de sua perversidade, ele queria vê-los punidos por seus pecados. Ele preferia morrer do que ver o povo ímpio de Nínive alcançar o perdão Deus (Jn 4:1-3).

Então Jonas fugiu, ou tentou fugir (Jn 1:3), pois, como fugir da presença de Deus? Logo, Jonas percebeu que não haveria saída e atendeu ao chamado do SENHOR, dirigindo-se então à Nínive (Jn 3:3).

Surpreendentemente, ao ouvir as palavras de Jonas, todos em Nínive, incluindo o rei, creram em Deus, se arrependeram, jejuaram e clamaram a Deus. Abandonaram os maus caminhos e a violência. Receberam em troca a compaixão de Deus, que os livrou da destruição antes anunciada por Jonas (Jn 3:5-10).

Mas Jonas, ao invés de alegrar-se com tantas almas convertidas ao SENHOR, irou-se e preferiu a morte (Jn 4:1-3).

Jonas acreditava que Nínive não merecia perdão. Mas Deus não queria apenas salvar os ninivitas arrependidos, Ele queria ensinar a Jonas (e a nós), que todos os que clamam verdadeiramente por Sua graça são atendidos. Não cabe a nós dizer quem é bom ou mau, quem está certo ou errado. De Deus é este encargo, o qual Ele cumpre com amor, justiça e misericórdia.

Vamos seguir as palavas de Jesus:
"Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou."
(Jo 8:15,16)


"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão."
(Mt 7:1-5)

Plano de Leitura - Julho

Julho chegando e lá se foi metade do ano.
Que os próximos seis meses sejam tão valiosos quanto estes primeiros.
Fiquem com Deus!

domingo, 26 de junho de 2011

177º dia: Jl 1-3

Joel anuncia o dia do SENHOR, quando todos os pecados serão lavados da face da terra.

"Ah! Aquele dia! Sim, o dia do Senhor está próximo; como destruição poderosa da parte do Todo-poderoso, ele virá.
Toquem a trombeta em Sião; dêem o alarme no meu santo monte. Tremam todos os habitantes do país, pois o dia do Senhor está chegando. Está próximo!
O Senhor levanta a sua voz à frente do seu exército; Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o dia do Senhor! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo?"  
(Jl 1:15 / 2:1, 11)

O dia do SENHOR está próximo e quem poderá suportá-lo? Que bom que Joel continuou seu relato inspirado por Deus para nos responder...

"Assim diz o SENHOR: Agora, porém, voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.
Não tenha medo, ó terra; regozije-se e alegre-se. O Senhor tem feito coisas grandiosas!
E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar."
(Jl 2:12, 13, 21 e 32)


sábado, 25 de junho de 2011

176º dia: 2 Rs 11-14

Atalia, mãe de Acazias, mandou matar toda a família real (2 Rs 11:1), desejando tomar o poder e reinar sobre Israel. Mas ela já deveria saber que seu pleito não poderia ser bem sucedido, pois a promessa de Deus a Davi seria cumprida.

Você se lembra da promessa? 

Disse o profeta Natã a Davi, conforme o Senhor dos Exércitos ordenara:
Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel. 8
Sempre estive com você por onde você andou 9a
Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. 12
e eu firmarei o trono dele para sempre. 13b
Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre."
(2 Sm 7:8, 9a, 12, 13b e 16)

Os planos perversos de Atalia já estavam condenados ao fracasso.

A promessa foi cumprida. Gabriel anunciou a chegada do rei:
"Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".
(Lc 1:32,33)
E Ele reinará até a eternidade...
"Jesus Cristo, nosso Senhor, que, como homem, era descendente de Davie que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos."
(Rm 1:3,4)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

175º dia: 2 Rs 8-10

Aos poucos as profecias se cumprem:

- Em 2 Rs 8:5 Hazael é coroado rei da Síria. Anos antes ele foi ungido por Elias (1 Rs 19:15).
- Em 2 Rs 9:7 / 10:7 A família de Acabe é eliminada, conforme previu Elias em 1 Rs 21:20-22.
- A morte de Jezabel é descrita em 2 Rs 9:30-37 e ocorreu tal qual Elias enunciara em 1 Rs 21: 23.

Deus usa as pessoas. Somos instrumentos em Suas mãos. Os profetas foram servos de Deus que entregaram suas vidas para adorar e servir ao SENHOR. Anunciavam ao povo as mensagens vindas do céu.
Mas, no texto de hoje, há um personagem usado por Deus, cuja vida não foi integralmente dedicada ao SENHOR: Jeú. No começo da narrativa o então chefe do exército de Jorão torna-se rei de Israel e sua vida é usada para o cumprimento da vontade de Deus. Porém, mais adiante, vemos que este rei "não teve cuidado de andar com todo o seu coração a lei do SENHOR, Deus de Israel, nem se apartou dos pecados de Jeroboão, que fez pecar a Israel" (2 Rs 10:31). Ao permitir que o povo continuasse a sacrificar diante de bezerros de ouro (2 Rs 10:29), Jeú mostrou que seus interesses pessoais e políticos tinham mais valor do que a vontade de Deus em sua vida. Mas Jeú foi usado por Deus. E, da mesma forma, muitas outras pessoas e coisas neste mundo, boas ou más, são usadas por Ele para o cumprimento as promessas que fez para os seus.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

174º dia: 2 Rs 5-7

A desgraça em Israel prosperava. Fome e miséria assolavam o povo. O desespero havia chegado ao extremo.

"Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho. (2 Rs 6:28, 29)
Israel não servia mais ao Deus único. Adorava inúmeros deuses para os quais, inclusive, havia construído templos. O sofrimento deste povo não foi por acaso. Era o resultado de seus próprios atos. Era o cumprimento daquilo que o próprio Deus já havia alertado, por meio de Moisés, em Dt 28:47,48 e 53:

Uma vez que vocês não serviram com júbilo e alegria ao Senhor, ao seu Deus, na época da prosperidade, então, em meio à fome e à sede, em nudez e pobreza extrema, vocês servirão aos inimigos que o Senhor enviará contra vocês. Ele porá um jugo de ferro sobre o seu pescoço, até que os tenham destruído.Por causa do sofrimento que o seu inimigo lhes infligirá durante o cerco, vocês comerão o fruto do próprio ventre, a carne dos filhos e filhas que o Senhor, o seu Deus, lhes deu.

Pode parecer que há caminhos mais felizes e seguros do que servir a Deus, mas no final todos eles nos levam ao sofrimento e a destruição. Mas o caminho de Deus nos oferece vida em abundância (Jo 10:10).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

173º dia: 2 Rs 1-4

O texto de hoje trás o registro de milagres de Deus, em especial no capítulo 4, onde o profeta Eliseu é usado pelo SENHOR para a concretização dos Seus desejos.

Nosso Deus é um Deus de milagres! Todos os dias estamos cercados por seu poder e misericórdia. Acredite, Porque para Deus nada é impossível (Lc 1:37) e seja um instrumento para que Ele opere suas maravilhas neste mundo. 

FIQUEM COM DEUS

Veja todos os milagres citados neste trecho da bíblia em:
2 Rs 1:9-14
2 Rs 2:6-8 / 11,12 / 13,14 / 19-21
2 Rs 4: 1-7 / 18-37 / 38-41 / 42-44

terça-feira, 21 de junho de 2011

172º dia: 1 Rs 20-22

1 Reis termina em um cenário desolador para o povo de Israel. Vou reproduzir um comentário da minha bíblia, apropriado como fecho para a leitura deste livro:
O livro de 1 Reis começa com uma nação unida sob o governo de Davi, o rei mais devoto da história de Israel, e termina com um reino dividido e a morte de Acabe, o mais iníquo de todos os seus governantes.

O que aconteceu?
- O povo se esqueceu de reconhecer a Deus como seu líder supremo; designaram líderes humanos que ignoraram o SENHOR; e então se conformaram com o estilo de vida destes líderes iníquos.
- A maldade ocasional transformou-se, gradualmente, em um modo de vida. Sua maldade declarada e ostensiva somente poderia ser confrontada pelo juízo de Deus, o qual permitiu que nações inimigas surgissem e derrotassem Israel e Judá em batalhas, como castigo por seus pecados.
 Falhar em reconhecer a Deus como nosso líder supremo é o primeiro passo em direção à ruína.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

171º dia: 1 Rs 17-19

Vivemos para glorificar a Deus. O propósito de nossas vidas deveria ser exclusivamente ‘adorar a Deus’. Não é fácil, mas o personagem principal do texto de hoje, o profeta Elias nos mostra que é possível. A vida de Elias foi inteiramente dedicada ao SENHOR. Todos os seus atos, suas palavras, tudo em sua vida tinha como finalidade engrandecer a Deus. E porque Elias manteve seu coração inclinado para o bem, teve suas orações respondidas:

Responde-me, SENHOR, responde-me para que este povo conheça que Tu, SENHOR, és Deus
Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
 O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse:

Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
(1 Rs 18:37-39)

domingo, 19 de junho de 2011

170º dia: 1 Rs 14-16

Depois de ser dividido em dois reinos, Israel, em menos de 100 anos, teve muitos reis. Até o capítulo de hoje já foram citados 10 deles. Destes, apenas um fez o que era reto aos olhos do SENHOR (1 Rs 15:11). Todos os demais andaram em pecado, cultuaram deuses pagãos, e fizeram o que era abominável aos olhos do SENHOR. Dentre os personagens do texto de hoje, o rei Asa é uma exceção, uma minoria. Que nós tenhamos forças para não sermos como a maioria. O destino destes maus reis é bem conhecido "porque o salário do pecado é a morte". Sejamos como o rei Asa e estejamos aptos a receber "o dom gratuito de Deus, que é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso SENHOR." (Rm 6:23)





sábado, 18 de junho de 2011

169º dia: 1 Rs 11-13

O final do reinado de Salomão não foi tão glorioso. Isso porque, desobedecendo a Deus, desposou mulheres estrangeiras que o induziram a adorar seus próprios deuses. O sábio rei foi vencido pelo pecado. Seus inimigos aos poucos conquistaram território. Salomão só não foi destronado totalmente, porque Deus cumpriria a promessa que havia feito a Davi (1 Rs 11:1-13 / 42, 43). Mesmo o homem mais sábio, deve permanecer vigilante, ou o pecado dominará.

Depois da morte de Salomão o reino de Israel se dividiu em dois. Sobre a maioria das tribos reinou Jeroboão, da tribo de Efraim. Apenas as tribos de Judá e Benjamim aceitaram como rei o sucessor de Salomão, o seu filho Roboão.

Roboão estava longe, muito longe da sabedoria de seu pai. Ainda antes de ser proclamado rei, já demonstrou sua estupidez ao desconsiderar os conselhos dos anciãos que haviam apoiado o reinado de seu pai e tomou uma decisão que culminou na divisão do reino. (1 Rs 12:4-17)

Por outro lado, Jeroboão começa seu reinado com disseminando a idolatria entre o povo e incentivando práticas pagãs (1 Rs 27-33). Mesmo alertado por Deus, permaneceu nos maus caminhos (1I Rs 13:1-5; 33, 34).

Israel passava por maus bocados nesta fase de sua história. Lembram-se de Provérbios 29:2? 

"Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme."

Com certeza Israel sofria neste momento, com a ignorância dos seus líderes. Amanhã a história continua... confesso que estou curiosa... Até lá!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

168º dia: 1 Rs 9-10

Salomão foi um homem rico, sábio... Mas se eu pudesse escolher para algum dos 'bens' de Salomão, escolheria o privilégio de estar na presença de Deus (1 Rs 9:2) e ouvir suas doces palavras:

E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças, não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios.
E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna.
(1 Rs 9:4 / Sl 89:34 / 1 Jo 2:25)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

167º dia: 1 Rs 5-8

Hoje retomo a leitura de 1 Reis no ponto em que a promessa que Deus fez a Davi é cumprida por meio de seu filho, Salomão, que com apenas quatro anos de reinado (1 Rs 6:1) deu início à construção do Templo, que durou sete anos (1 Rs 6:38).

Salomão estava muito feliz com o feito e grato a Deus. Sua oração no capítulo 8 é tocante... Salomão colocou-se diante do altar do Senhor, diante de toda a assembléia de Israel, levantou as mãos para o céu e orou:

"Senhor, Deus de Israel, não há Deus como Tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade.
Cumpriste a Tua promessa a Teu servo Davi, meu pai; com Tua boca prometeste e com Tua mão a cumpriste, conforme hoje se vê.
Atende à oração do teu servo e ao seu pedido de misericórdia, ó Senhor, meu Deus. Ouve o clamor e a oração que o Teu servo faz hoje na Tua presença.
Quando Teu povo pecar contra Ti, pois não há quem não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, 
se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’; e se lá eles se voltarem para Ti de todo o coração e de toda a sua alma, na terra dos inimigos que os levaram como prisioneiros, então, desde os céus, o lugar da tua habitação, ouve a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa.
Perdoa o Teu povo, que pecou contra Ti; perdoa todas as transgressões que cometeram contra Ti, e faze com que os seus conquistadores tenham misericórdia deles; pois são o Teu povo e a Tua herança, que tiraste do Egito, da fornalha de fundição. 
Que os Teus olhos estejam abertos para a súplica do Teu servo e para a súplica do Teu povo Israel, e que os ouças sempre que clamarem a Ti.Que o Senhor, o nosso Deus, esteja conosco, assim como esteve com os nossos antepassados.
Que Ele jamais nos deixe nem nos abandone!
E faça com que de coração nos voltemos para Ele, a fim de andarmos em todos os Seus caminhos e obedecermos aos Seus mandamentos, decretos e ordenanças." 
(1 Rs 8:23, 24, 28, 46-52, 57, 58)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

166º dia: Ct 5-8

Ah, declarações de amor são sempre bem-vindas!

"Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado." (Ct 8:6-7)

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (I Co 13:4-7)

Deus nos ama

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus." (Ef 2:4-6)

"E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança" (II Ts 2:16)

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (I Jo 4:10)

E nos convida a amar

"E, respondendo Jesus, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lc 10:27)

"Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros." (I Jo 4:11)

"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Ef 5:2)

terça-feira, 14 de junho de 2011

165º dia: Ct 1-4

Quanto amor no texto de hoje. Um casal apaixonado declarando um ao outro seu amor. Se todos os casamentos fossem profundos assim, certamente as separações não estariam se proliferando como vemos nos dias de hoje... Diga hoje ao seu marido/esposa que o(a) ama! Diga 'eu te amo' todos os dias!

Se precisar de inspiração, certamente encontrará em Cantares... Fiquem com Deus.

"Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa;
Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há defeito algum.
Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha!
Quanto melhor é o teu amor do que o vinho,
e a fragrância do seu perfume supera o de qualquer especiaria!
Os seus lábios gotejam a doçura dos favos de mel, minha noiva;
leite e mel estão debaixo da sua língua."
(Ct 4:1a, 7, 10,11)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

164º dia: Ec 10-12

"O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal" (Ec 10:2).
Ser sábio não é uma missão impossível. Não é preciso ser perfeito para ser sábio; se assim fosse até mesmo Salomão não poderia ser chamado sábio. Ser sábio é ter o coração inclinado para o bem, é buscar os melhores caminhos, é procurar viver para a glória de Deus a cada momento... e isso não significa que não haverão erros... o pecado está em nós, está neste mundo. Pecamos até mesmo sem notar. Mas, mesmo pecadores, poderemos ser chamados sábios, se inclinarmos nossos corações para o bem.

Para terminar, os versículos finais de Eclesiastes. Até amanhã!

"Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Pois Deus trará a juízo todas as obras, mesmo as que estão escondidas, quer boas, quer más."
(Ec 12:13b-14)

domingo, 12 de junho de 2011

163º dia: Ec 7-9

Assim como Salomão, eu também já vi "um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade" (Ec 7:15). Você também já deve ter presenciado situação parecida. Nossa primeira reação é logo pensar que não valeu a pena para o justo ter seguido um caminho de retidão e até tentamos nos enganar pensando que é melhor ser como o ímpio e viver mais... Mas veja só o que disse o homem mais sábio que já viveu nesse mundo: "Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele" (Ec 8:12).

"Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio;
Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo;
É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos."

(Ec 7:16a, 17a, 18)


sábado, 11 de junho de 2011

162º dia: Ec 4-6

Pois, quem sabe o que é bom para o homem, nos poucos dias de sua vida vazia, em que ele passa como uma sombra? Quem poderá lhe contar o que acontecerá debaixo do sol depois que ele partir? (Ec 6:12)

É uma boa descrição da nossa vida... Vazia e que passa como uma sombra! Então pra que desperdiçar a vida trabalhando sem cessar em busca de mais e mais riquezas? "Pois, de que lhe valeria viver dois mil anos, e não poder desfrutar a sua prosperidade? O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo"  (Ec 6:3a / 5:15).

"Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito." (Ec 5:10a / 4:6)

Não, Salomão não está nos aconselhando a abandonar o trabalho. De forma alguma! Devemos sim trabalhar com esforço e dedicação, amando a Deus de todo coração, e de toda alma, e de todo entendimento, e de todas as forças (Mc 12:30), e aí descobriremos, como Salomão, que "o melhor e o que vale a pena é comer, beber e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa. E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. (Ec 5:18,19) 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

161º dia: Ec 1-3

Hoje estou sendo apresentada a Eclesiastes. Esse é um livro que nunca li inteiro. Talvez já tenha ouvido um ou outro versículo em alguma pregação e só. Acabei de ler os três primeiros capítulos e posso dizer que já gosto muito deste livro.

Salomão tinha tudo. Riquezas incontáveis. Sabedoria sem fim.
Mas, o começo de Eclesiastes tem um tom de lamentação. Quem diria que Salomão reclamaria até mesmo de sua sabedoria... "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." (Ec 1:18)

Salomão acumulou riquezas (Ec 2:3-8). Procurou a felicidade em coisas materiais e concluiu que nestas coisas "o rir é loucura, e a alegria de nada vale" (Ec 2:2). Salomão olhou para todas as obras que fizeram suas mãos, como também para o trabalho que ele, com suor, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e proveito nenhum havia debaixo do sol (Ec 2:11). Fico imaginando Salomão, já meio velhinho, observando suas riquezas, seus palácios... E aí, de repente ele se pergunta por que juntou tudo isso e se lembra de todo esforço que fez, de todos os dias de trabalho sem descanso... E aí se desespera, pois percebe que "um homem pode realizar o seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo" (Ec 2:21). E fica ainda mais revoltado quando nota que esse herdeiro pode vir a ser um tolo, mas ainda assim  tomará posse de tudo, sem esforço (Ec 2:19). Felizmente para nós, Salomão desejou compartilhar essa experiência, onde descobriu "que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive" e que "poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus" (Ec 3:12,13).

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi.
Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?"
(Ec 3:1,15a, 19a, 20 e 22)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

160º dia: Pv 29-31

Bom dia pessoal!!! Estou muito feliz. São 160 dias de desafio cumprido e chego ao final de mais um livro.

Provérbios me ensinou muito e estou certa que a você também.

O texto de hoje fala muito sobre mulheres. Sim mulheres, Provérbios termina com a descrição da mulher virtuosa. Um guia completo!

Às vezes, depois de ler o texto e antes de postar aqui no blog, eu faço uma pesquisa na internet e leio algumas coisas a respeito dos assuntos tratados. Hoje encontrei um bom artigo sobre Provérbios 31 que recomendo e você pode visitar clicando aqui. Fique com Deus!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.
Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.
Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.
Fala com sabedoria e ensina com amor.
Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:
"Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera".
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.
Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.
(Pv 31:10-12, 25, 26, 28-31)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

159º dia: Pv 25-28

Hoje estou com uma tremenda dor nas costas, difícil andar, sentar, levantar... Mas tudo bem, mesmo na dor "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (I Ts 5:18)

Os versos abaixo são os que mais gostei do texto de hoje. Agora meu desafio é praticar estes conselhos...

"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber." (Pv 25:21)

"Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos." (Pv 28:6)

"Quem está satisfeito despreza o mel, mas para quem tem fome até o amargo é doce." (Pv 27:7)

"Quem lavra sua terra terá comida com fartura, mas quem persegue fantasias se fartará de miséria." (Pv 28:19)

"Como fonte contaminada ou nascente poluída, assim é o justo que fraqueja diante do ímpio." (Pv 25:26)

"O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências." (Pv 27:12)

"Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau." (Pv 26:23)

"Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios." (Pv 27:2)

"Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós."
(Pv 27:19)

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." (Pv 28:13)

terça-feira, 7 de junho de 2011

158º dia: Pv 22-24

No texto de hoje está um versículo muito conhecido. Na minha igreja ele é lido por todos sempre que um bebê é apresentado à congregação. Um conselho para os pais, bastante apropriado para a ocasião...

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Pv 22:6)
Profundo, não é? Todo o livro de Provérbios é muito profundo. O livro mostra como é possível ter uma vida bem estruturada, independentemente de riquezas e bens, em todos os aspectos (família, trabalho, vida social, etc). Como? Buscando sabedoria, a sabedoria que habita em Deus, no temor do SENHOR.

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece." (Pv 24:3)
"O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia." (Pv 23:17)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

157º dia: Pv 19-21

Sempre me considerei uma pessoa preguiçosa. Faço tudo o que tem que ser feito, mas me sinto preguiçosa na essência, sabe? Amo não fazer nada e curto muito os momentos em que dá pra não fazer nada. Gostaria de ter mais desses momentos, mas 'brigo' todos os dias com a minha preguiça para trabalhar, para passear com o cachorro, para ir ao supermercado, etc...

Em Provérbios, muitos alertas para os preguiçosos e eu me identifico muitos com esses versos.

"O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada."
"O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho."
"O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada."
"O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?"
(Pv 15:19 / 21:25 / 20:4 / 6:9)

Terminando por hoje, três bons conselhos dentre os muitos do texto de hoje. FIQUEM COM DEUS!

"Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará." (Pv 20:22)
"Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra." (Pv 21:21)
"Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória." (Pv 21:31)

domingo, 5 de junho de 2011

156º dia: Pv 15-18

Não há muito o que falar a respeito de palavras tão sábias, então, escolhi alguns versos para reproduzir aqui. 
Um bom domingo a todos!

"Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno."
"O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más."
"A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma."
"Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha."
"Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento."
Pv 17:27 / 15:28 / 18:7,13 / 17:28


"Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos."
"Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma."
"Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar."
"Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade."
Pv 16:13, 17 / 17:13 / 16:32


"Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR avalia o espírito."
"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos."
"O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações."
Pv 16:2, 9 / 17:3

sábado, 4 de junho de 2011

155º dia: Pv 12-14

Provérbios é um livro de contrastes, de comparações, o que é muito legal, porque o entendimento fica fácil. Quase todos os versos poderiam ser traduzidos em ilustrações... Conforme vou lendo, consigo ‘visualizar’ as cenas. São frase curtas, mas cheias de conteúdo. Leitura muito prazerosa!

No texto de hoje, bons conselhos para as mulheres:

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.” (Pv 12:4)
“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Pv 14:1) 

Mas, uma coisa já tinha me chamado a atenção nos primeiros capítulos e novamente no texto de hoje... Notaram quantos versículos estão relacionados de alguma forma com o que sai da nossa boca? Pois é, são muitos. Isso porque é pela boca o jeito mais fácil e rápido de expor nosso interior. O que você diz é reflexo de quem você é. Relacionei abaixo alguns dos muitos versículos que tratam desse assunto. Leia Provérbios e conheça outros.

"Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando." 13:2-3
"Do fruto de sua boca o homem se beneficia, e o trabalho de suas mãos será recompensado." 12:14
"Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura."12:18
"O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. 12:25
"O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. 12:22
"Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante. 12:19

sexta-feira, 3 de junho de 2011

154º dia: Pv 8-11

"O ímpio recebe salários enganosos, mas quem semeia a retidão colhe segura recompensa." (Pv 11:18)

Muitos de nós vive em função de riquezas materiais. Acreditamos que dinheiro e poder são o único caminho para a felicidade. E não posso negar, há sim muitos por aí 'felizes' simplesmente por terem dinheiro e poder... Mas, peço a Deus que abra meus olhos para que eu não inveje essa falsa felicidade, pois "morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas." (Pv 11:7)

Você pode ser pobre ou rico, esse não é o foco. O que importa de verdade é o que guia sua vida. Viver para gerar riquezas passando por cima de tudo e de todos, a ponto de usar meios ilícitos para conseguir o que deseja, te trará falsas vitórias, "porque o salário do pecado é a morte" (Rm 6:23a). Viver para glorificar a Deus, independentemente de sua condição financeira, te garantirá segura recompensa, pois "o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 6:23b).

quinta-feira, 2 de junho de 2011

153º dia: Pv 4-7

Já disseram que se conselho fosse bom não seria de graça. Mas, na verdade, quem nunca precisou de um conselho? Então, ouso dizer:
_Quer um conselho? Peça-o ao homem mais sábio de todos. Leia Provérbios!

“Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.
Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.”
(Pv 4:4,9,8,26 e 27)

“Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.”
(Pv 4:24)

“Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.”
(Pv 5:3-4,20 / 5:15-18-19b)

“Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
- Olhos altivos
- Língua mentirosa
- Mãos que derramam sangue inocente
- O coração que maquina pensamentos perversos
- Pés que se apressam a correr para o mal
- A testemunha falsa que profere mentiras
- O que semeia contendas entre irmãos”
(PV 6:16-19)

Os próximos versículos, no contexto do capítulo, referem-se especificamente ao adultério, mas vejam só como eles podem ser aplicados em praticamente todos os aspectos da nossa vida...

“Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem?
Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?”
(Pv 6:27-28)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

152º dia: Pv 1-3

Provérbios é um livro repleto de aplicações práticas. É quase um guia, um manual daqueles bem detalhados, do tipo "faça desse jeito que vai dar certo!"

Nos próximos dias vou me aproveitar da sabedoria de Salomão e me deliciar com os provérbios que me "ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto." (Pv 1:2-3)

Muitos versos aqui são nossos velhos conhecidos, como este: "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe" (Pv 1:8). Assim, isolados, estes versos já carregam em si conselhos sensatos, cheios de entendimento. No contexto do livro, fica ainda mais clara a aplicação deles em nossas vidas.

Veja só como Salomão materializa a sabedoria (Pv 1, a partir do verso 20), que aparece gritando nas ruas, oferecendo a mão para que não fôssemos afogados pela nossa inexperiência... Não poderia ter sido mais claro... Só não é digno de sabedoria aquele que rejeita o convite (Pv 1:24) e que recusam o temor do SENHOR, que é o princípio da sabedoria (Pv 1:29,7).

Estou certa de que Provérbios vai me proporcionar uma boa leitura, mas, principalmente, vai me ensinar bons princípios a serem adotados em minha vida.

Que a sabedoria de Deus seja dada a nós, para andarmos pelos caminhos dos bons, e nos conservarmos nas veredas dos justos! Amém. (Pv 2:6,20)