quinta-feira, 31 de março de 2011

90º dia: 1 Sm 17-20

A bíblia é cheia de histórias heróicas... E o herói de hoje é Davi, que defendeu o povo de Israel contra os filisteus ao derrotar Golias (1 Sm 17:8-10,50). O gigante Golias, que já causava temor pela altura, ainda por cima carregava sobre si uma pesada armadura e levava consigo arma imponente, isso sem contar que à sua frente seguia um escudeiro, para protegê-lo (1 Sm 4-7). Do outro lado, Davi, garoto jovem e ruivo, vestindo suas próprias roupas, ou seja, o uniforme de um pastor de ovelhas (incluindo o cajado), levava consigo umas pedrinhas e uma atiradeira (1 Sm 17:40). Mas, mesmo diante das circunstâncias improváveis, foi Davi, e não Golias, quem venceu a luta. E isso porque levou para o confronto a mais poderosa de todas as armas: "E Davi disse ao filisteu: 'Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória'." (1 Sm 17:45).

quarta-feira, 30 de março de 2011

89º dia: 1 Sm 14-16

O reinado de Saul seguia, mas com frequência ele não tomava boas decisões. Deu ordens confusas e sem sentido (1 Sm 14:18,19,4), fez votos irracionais (1 Sm 14:28), se esqueceu de consultar a Deus (1 Sm 14:36), desobedeceu a Deus (1 Sm 15:9, 19). Saul foi tomado pelo orgulho (1 Sm 15:12). Enquanto isso, seu filho Jonatas demonstrava grande fé e agia como héroi, por confiar em Deus (1 Sm 14:6, 45). As atitudes de Saul fizeram com que Deus se arrependesse de ter dado a ele a coroa em Israel (1 Sm 15:11). Não quero ser como Saul... Desejo andar nos caminhos do Senhor e ser merecedora de tudo quanto Ele tem me dado!

Plano de leitura - Abril

Bom dia!!!

Março está terminando e já são quase 90 dias acompanhados da Palavra de Deus. Mais do que um desafio, a leitura da bíblia tem se tornado uma necessidade na minha vida.

Segue o plano de leitura para o mês de abril.
- Para os que estão me acompanhando na leitura, espero que estejam sentindo a mesma euforia que eu, com sede de aprender mais e mais.
- Para os que ainda não começaram, fica o convite: Comece hoje! Você não vai se arrepender.

FIQUEM COM DEUS

terça-feira, 29 de março de 2011

88º dia: 1 Sm 11-13

Saul já tinha sido ungido rei. Já tinha sido apresentado formalmente ao povo de Israel. Mas só depois de liderar o povo diante de um batalha é que começou pra valer seu reinado. E sua primeira decisão depois de vencer os amonitas foi digna de um verdadeiro rei: Diante da possibilidade de se vingar contra aqueles que o rejeitaram como rei, decidiu poupá-los e usar o tempo para agradecer a Deus (1 Sm 11:12,13). Infelizmente, nem todas as atitudes de Saul foram louváveis. Pouco tempo depois, era repreendido por Samuel por ter negligenciado as ordens de Deus acerca dos holocautos (1 Sm 13:13;14). Mesmo para um rei, nao é fácil permanecer nos caminhos de Deus. Na verdade, talvez seja até mais difícil. Para um rei não deve ser difícil acreditar mais nos seus próprios méritos e conquistas do que em Deus. Em diferentes níveis, esta dificuldade existe para todos nós. Nossa natureza nos faz crer que são nossas próprias forças que nos sustentam. Estamos envolvidos por sentimentos que nos incitam ao erro (egoísmo, soberba, luxúria, etc) mas não podemos nos deixar dominar por eles.

segunda-feira, 28 de março de 2011

87º dia: 1 Sm 8-10

Samuel já estava velho e seus filhos não eram bons líderes (1 Sm 8:1). O povo de Israel estava preocupado, não queriam ficar sem liderança. Pediram a Samuel que lhes desse um rei. Até aqui tudo bem... Não havia problemas em ter um rei. O grande problema foi o motivo do pedido: "escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações" (1 Sm 8:5). Ao invés de desejar ser um povo separado, que era o desejo de Deus, Israel desejou ser semelhante às outras nações. Samuel não gostou de ouvir o desejo do povo por um rei. E orou (1 Sm 8:6). Ele devia estar indignado com a situação, mas não se deixou tomar por sentimentos impulsivos, abriu seu coração diante de Deus. Samuel advertiu o povo e os alertou das consequências que sua decisão traria (1 Sm 11:18). Em resposta, o povo reafirmou o desejo de ser como as outras nações (1 Sm 8:20). Deus atendeu o pedido de Israel e lhes deu Saul por rei. E a euforia deve ter sido tão grande que nem atentaram para as palavras de Samuel que lhes disse "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu tirei Israel do Egito, e libertei vocês do poder do Egito e de todos os reinos que os oprimiam’. Mas vocês agora rejeitaram o Deus que os salva de todas as suas desgraças e angústias. E disseram: ‘Não! Escolhe um rei para nós’" (1 Sm 10:18,19). Preferiram deliberadamente rejeitar a Deus, o Rei dos reis, para terem um rei de carne e osso, como eles. E nós... Será que temos colocado Deus como Rei de nossas vidas ou O temos rejeitado e substituído por outros reis e deuses???

domingo, 27 de março de 2011

86º dia: 1 Sm 4-7

O povo de Israel estava em conflito com os Filisteus. Perdiam a batalha (1 Sm 4:1). No momento de dificuldade, tentaram buscar a Deus, mas fizeram isso da maneira errada: acreditaram mais na arca da aliança do que em Deus. Depositaram sua fé na caixa que estava diante deles e que podiam ver (1 Sm 4:2). Fizeram da arca um ídolo. Os próprios sacerdotes, ao invés de exortar o povo para que vissem que estavam errados, os acompanharam em sua loucura (1 Sm 4:3). O resultado dessa atitude inconsequente e idólatra foi a derrota, com muitas mortes. Ainda por cima os Filisteus tomaram de Israel a arca da aliança.

Há ídolos por toda a parte. Dinheiro, poder, fama, sucesso, beleza... Estamos rodeados de falsos deuses, que muitas vezes nos dominam antes de podermos perceber. Precisamos viver nos caminhos de Deus e orar para que não sejamos tomados pelos desejos e anseios deste mundo. Tudo o que conquistamos aqui deve ser dedicado a Deus,

"Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém."
(Rm 11:36)

sábado, 26 de março de 2011

85º dia: 1 Sm 1-3

Ontem falamos de Rute. Hoje conhecemos Ana, a mãe de Samuel. Uma mulher amargurada, que se lamentava por não ter filhos (1 Sm 1:2,8). Mas, um belo dia, essa mulher entregou seu coração a Deus em oração (1 Sm 1:10) e ao final deste momento de comunhão de Ana com Deus "seu rosto já não estava mais abatido" (1 Sm 1:18). Nesse momento Ana ainda não sabia que seria abençoada não apenas com um, mas com seis filhos! Ainda assim, o simples ato de desabafar sua amargura com sinceridade diante de Deus, já lhe fez sentir melhor. Deus pode ou não atender nossos pedidos, mas independente disso, nos oferece consolo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

84º dia: Rt 1 a 4

Nossa, que legal a história de Rute! Uma estrangeira no meio do povo, que acreditava e confiava em Deus. Uma mulher que, por sua bondade e idoneidade chamou atenção entre os israelitas e todos sabiam que ela era mulher virtuosa (Rt 3:11). A história acontece nos tempos dos Juízes (Rt 1:1) e bem sabemos que nesses tempos "cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos" (Jz 17:6 / 21:25). Israel estava tão corrompido e tomado pelo pecado, que não devia ser fácil encontrar uma mulher virtuosa como Rute. E a recompensa de Deus para ela foi realmente grande... Foi escolhida para figurar na genealogia de Jesus (Mt 1:5). Sim, isso mesmo! Uma moabita é a bisavó do rei Davi! Não é maravilhoso perceber que não importa nossa origem, nossa ascendência, nossos costumes, nossos defeitos... Nada disso importa para Deus. Se nos voltarmos para Ele, nossa vida será endireitada e seremos abençoados.

quinta-feira, 24 de março de 2011

83º dia: Jz 19 a 21

O final de Juízes está longe de ser feliz. Os pecados recorrentes levaram o povo a guerrear entre si e a tribo de Benjamim quase foi extinta. Quanta tragédia! "Cada um fazia o que lhe parecia certo..."  (Jz 21:25) e acabaram dizimados por suas próprias mãos. É isso o que acontece quando teimamos em seguir as nossas vontades e não a de Deus: somos aniquilados por nossas próprias ações. Todo o livro de Juízes é um grande exemplo do que acontece quando nos afastamos do caminho de Deus.

Amanhã chego no livro de Rute. Me acompanhem nessa jornada! FIQUEM COM DEUS

quarta-feira, 23 de março de 2011

82º dia: Jz 16 a 18

Me perdoem a falha em postar ontem... problemas técnicos. Agora de manhã vou falar sobre o texto de ontem e mais tarde atualizo com a leitura de hoje.

Uma lista de tropeços é o nosso texto. "Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos" (Jz 17:6), mas o que lhes parecia bem, era muito mal. Temos aqui os exemplos de Mica, de sua mãe, de um jovem levita e da tribo de Dã (Jz 17:4,5 / 17:11,12 / 18: 30), todos deixados dominar pela idolatria. O povo estava completamente desorientado, valores totalmente deturpados... Vejam as palavras da mãe de Mica: "...tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao SENHOR, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição..." (Jz 17:3). O próprio Mica também acreditava estar fazendo o certo (Jz 17:13). Não havia um líder, mas isso não podia ser desculpa para terem se desviado tanto dos caminhos de Deus. Os ensinamentos de Deus deveriam ter passado de pai para filho, de geração em geração. Isso não aconteceu e agora Israel estava afundado em pecados.

terça-feira, 22 de março de 2011

81º dia: Jz 13 a 15

No texto de hoje, o começo da história de Sansão, personagem famoso... Quem nunca ouviu falar de 'Sansão e Dalila'? Mas meu comentário não é sobre Sansão, mas sim sobre seu pai, Manoá. Atentem para o começo da história: Um casal sem filhos, pois a mulher era estéril (Jz 13:2). Então um anjo de Deus aparece e dá à mulher a notícia de que ela seria abençoada com um filho, mas não apenas isso, essa criança traria libertação para Israel (Jz 13:3,5)! Imaginem a cena dessa esposa indo para casa contar ao marido a novidade... As chances dela ter sido criticada, chamada de louca ou simplesmente ignorada eram grandes. Mas Manoá não era qualquer marido... Era um homem de Deus, de grande fé... Ele orou ao Senhor, não para pedir comprovação sobre o que tinha ouvido de sua mulher, mas sim, para pedir orientações sobre o que fazer com o menino que iria nascer (Jz 13:8). Manoá não duvidou de sua esposa. Manoá não duvidou de Deus! A presença de Deus na vida de Manoá e de sua família é um exemplo a ser seguido.

segunda-feira, 21 de março de 2011

80º dia: Jz 9 a 12

"Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova..." (Jz 10:6a). Depois de 18 anos de opressão, clamaram ao Senhor (Jz 10:8,10). Como um pai que ama seus filhos, Deus repreendeu Israel (Jz 10:11-14), mas em seguida rendeu-se ao amor (Jz 10:16b) e ofereceu-lhes rendenção mais uma vez, deu-lhes a vitória (Jz 11:32). Se dependesse do merecimento de Israel, continuariam cativos no Egito, até os dias de hoje... Mas Deus nos ama e a maior demonstração desse amor está em Jesus Cristo, que morreu por nós.

domingo, 20 de março de 2011

79º dia: Jz 4 a 8

Bom, ainda não terminei Juízes, mas já deu pra ver que o assunto central são os altos e baixos do povo de Israel. Ao final de cada temporada de vitórias e paz, de novo os israelitas faziam o que Deus reprova e de novo sofriam as consequências de seus atos inconsequentes... Do fundo do poço, lembravam-se de Deus e recorriam a Ele... Eram abençoados... Mas na bonança novamente se esqueciam das maravilhas que o Senhor operava no meio deles e pereciam... E assim foi, geração após geração... Ouso dizer que assim é até os dias de hoje! Quando estamos fracos, abatidos, oprimidos, cansados... Buscamos a Deus com todas as forças. Quando somos abençoados com fartura, alegria, amor, saúde.. Esquecemos até mesmo de agradecer. Não acho errado ir a Deus pela dor, pelo contrário, Deus inclusive usa as dificuldades nessa vida para nos aproximar dEle... Mas não podemos, como Israel, esquecer as bençãos que recebemos.

sábado, 19 de março de 2011

78º dia: Jz 1 a 4

"Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova..." (Jz 2:11). Não cumpriram o que Deus havia ordenado e passaram a viver entre os cananeus e a tolerar, portanto, a presença de deuses estranhos. Para que passassem a adorar esses deuses, não demoraria muito (Jz 2:12). Em meio às batalhas e conquistas, o povo se esqueceu de um dos bons conselhos de Moisés: deviam ensinar seus filhos a andar nos caminhos do Senhor (Dt 6:5-7 / 11:19). O resultado foi o mais desastroso: "surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor..."  (Jz 2:10b) e essa geração sofreu pela desobediência dos pais e deles próprios. ão nos esqueçamos das palavras de Moisés... São conselhos muito válidos ainda hoje. Muitos anos se passaram, mas as novas gerações de hoje também precisam ser ensinadas nos caminhos de Deus. As palavras de Moisés tão atuais como antes...

"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar."
Dt 6:5-7

sexta-feira, 18 de março de 2011

77º dia: Js 22-24

Josué foi um homem fiel a Deus. Conduziu com presteza Israel na conquista da Terra prometida. Não temeu os inimigos, pois sabia que Deus lutava por eles (Js 24:18). Sua forte fé foi, sem dúvidas, importante para que o povo se mantivesse nos caminhos de Deus. E mesmo já velho, Josué continuava exortando o povo a ser obediente (Js 24:14). Josué nasceu e morreu fiel a Deus. Uma vida de serviço, dedicada a Deus.
Josué é mais um dos grandes exemplos que a bíblia nos traz... como Abraão, como Isaque, como Jacó, como Moisés...

Que bom foi passar os últimos dias acompanhando as conquistas de Israel, sob a liderança de Josué! Que como ele, nós possamos afirmar em alta voz:

"Eu e minha casa serviremos ao Senhor."
Js 24:15b

quinta-feira, 17 de março de 2011

76º dia: Js 19 a 21

Como é bom ler o cumprimento das promessas de Deus! Se tem algo em que podemos confiar é na fidelidade de Deus! Demorou, mas os israelitas receberam a herança prometida. Não importa o tempo... muitas vezes nós mesmos somos a causa da demora, como aconteceu com Israel, mas por outras vezes é a vontade de Deus é nos fazer esperar, pelos mais diversos motivos... Não devemos desanimar... Receberemos nossa herança!!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

75º dia: Js 16 a 18

A fraqueza do povo de Deus volta a se manifestar. Contrariando a vontade de Deus, os israelitas agora viviam entre os cananeus (Js 15:63 / 16:10 / 17:12). Essa decisão errada lhes traria grandes consequências no futuro... mas isso é assunto para os próximos livros. Hoje, vou comentar sobre Efraim e Manassés... e não é que os descendentes de José ousaram reclamar da porção recebida na herança? E o pior de tudo, eles haviam recebido terra suficiente, mas não tiveram coragem de expulsar os cananeus, mesmo sendo um povo forte e numeroso.
Deus nos dá muitos presentes, e devemos agradecer por isso. Mas às vezes (muitas vezes) nós precisamos batalhar para conquistá-los, temos que fazer a nossa parte. Efraim e Manassés não queriam lutar pela terra, não queriam trabalhar a terra... queriam apenas usufruir, sem qualquer esforço. Muitas vezes também sentamos e simplesmente esperamos que as coisas aconteçam. Será que não estamos vivendo em terras apertadas enquanto uma grande herança espera ser conquistada por nós?

terça-feira, 15 de março de 2011

74º dia: Js 13 a 15

A terra ainda não estava totalmente conquistada, mas já era tempo de fazer a divisão entre as tribos  tudo conforme Deus orientou. As promesssas de Deus estavam se cumprindo e cada trio teria suaprópria terra, de acordo com sua herança. A promessa feita anos antes a Calebe também foi cumprida e agora, esse homem de grande fé teria a oportunidade de derrotar os gigantes, como tinha desejado anos e anos antes. Josué já estava avançado em idade, mas ainda tinha trabalho a fazer... depois de tantos anos de batalhas, deve ter sido com satisfação que Josué dividiu a terra entre as tribos.
Nossa porção, nossa herança, não está neste mundo... Que alegria!

segunda-feira, 14 de março de 2011

73º dia: Js 10 a 12

As conquistas marcam o texto de hoje. Israel voltou os olhos para Deus e o resultado foi surpreendente: 31 reinos conquistados (Js 12:24), "pois o SENHOR, o Deus de Israel, lutou por Israel" (Js 10:42b)! Como é bom saber que quando confiamos em Deus e seguimos seus caminhos as coisas começam a se endireitar em nossas vidas: o sofrimento e a dor se transformam em conquistas, DEUS LUTA POR NÓS! Quarenta anos no deserto... Quarenta anos de lamentos... Tudo poderia ter sido mais fácil para o povo de Deus, mas faltou fé e sobraram pecados.

domingo, 13 de março de 2011

72º dia: Js 6 a 9

Triste o início do texto de hoje: "Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas" (Js 7:1). A cobiça de um homem trouxe muitas consequências... Na batalha contra Ai, Israel foi derrotado e muitos homens morreram. A conquista da terra prometida mal havia começado e os tropeços desse povo teimoso já mostravam que não seria fácil. Josué mais uma vez prepara o ataque contra Ai, dessa vez, com o povo santificado e sob o comando de Deus (Js 8:1): a vitória era certa! E assim foi... Que melhor jeito de encerrar uma batalha do que agradecendo a vitória concedida? Um altar foi construído para o Senhor e ali os israelitas adoraram ao Deus verdadeiro, que lhes deu a vitória.

sábado, 12 de março de 2011

71º dia: Js 4 a 6

A antiga geração de Israel havia passado em seco pelo mar vermelho (Êx 14:21,22). Agora, seus descendentes cruzam em seco o rio Jordão (Js 3:17), entrando, finalmente, em Canaã, a terra prometida. Do leito seco do rio Jordão, doze pedras retiradas uma por cada tribo serviriam de memorial para que Israel não se esquecesse das maravilhas que Deus operou naquele lugar (Js 4:3,6,7).

A notícia se espalhou em Canaã... E que rei nesta terra não temeria um povo numeroso que atravessou, sem maiores problemas, um rio transbordante? Todos os reis em Canaã temeram Israel (Js 5:1)! Em Jericó, cidade próxima de onde Israel estava agora acampado, fecharam-se os portões e ninguém entrava e nem saia da cidade de muros altos e fortes (Js 6:1). E tinham mesmo muito o que temer...

Israel se preparou para a batalha, espiritualmente em primeiro lugar. Circuncidaram-se (Js 5:8), celebraram a Páscoa (Js 5:10); a primeira Páscoa na terra prometida! Terra fértil como Deus havia prometido e agora o Maná já não era mais necessário (Js 5:12).

Jericó foi a primeira cidade tomada por Israel (Js 6:20), mas esta batalha já estava ganha (Js 6:2). E de Jericó, só se salvou Raabe -e sua família- (Js 6:22,23), porque teve fé em Deus.

sexta-feira, 11 de março de 2011

70º dia: Js 1 a 3

"Esforça-te, e tem bom ânimo" é a palavra de Deus para Josué, repetida por três vezes (Js 1:5,6,9a). Os desafios que estavam diante de Josué e de Israel não seriam fáceis, mas Josué sabia bem onde procurar forças para conseguir seguir em frente: "não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Js 1:9b).

Esse início de Josué é muito interessante e traz uma das minhas personagens preferidas. Raabe, cananéia, prostituta... mas com fé muito maior do que muitos dos israelitas, do passado e do futuro. Raabe não presenciou as maravilhas e milagres que Deus fez para tirar o povo do Egito e depois no caminho pelo deserto. Raabe não viu o mar se abrir, não viu maná cair do céu, não viu as colunas de fogo e de fumaça que guiavam o povo... Raabe simplemente ouviu falar de Deus e creu nEle. Que grande demonstração de fé! Raabe arriscou a própria vida por crer que Deus a salvaria... "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" (Hb 11:31). E Deus ainda deu muito mais a Raabe, vejam só a genealogia de Jesus: "E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé" (Mt 1:5)

Não importa o quão longe parecemos estar do caminho certo, ou o quão 'tortos' parecemos, como me disse hoje uma colega blogueira... Se optarmos por buscar o caminho certo, Deus estará de prontidão para nos receber e ajudar.

Gostei muito da leitura de hoje... setenta dias já se passaram... e a cada dia, ao invés de desanimar, tenho mais e mais vontade de ir até o fim!!!! Fiquem com Deus e até amanhã.

quinta-feira, 10 de março de 2011

69º dia: Dt 32 a 34

Ahhhh... Como foi bom passar esses primeiros meses do ano lendo a bíblia! Que prazer hoje ao ler os últimos capítulos de Deuteronômio! Foi uma verdadeira viagem. Ainda por cima tive o privilégio de, no meio do caminho, visitar Israel com meu marido... Foi maravilhoso estar lá e imaginar como se passou a peregrinação do povo de Israel. Nossa, ainda estamos em março mas já tenho muita história pra contar...

No texto de hoje termina a narração de Moisés. Aquele Moísés que conhecemos em Êxodo, gago e com medo de ir a Faraó cumprir o chamado de Deus, agora discursa com propriedade diante de Israel... homem leal, fiel, obediente... "Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face" (Dt 34:10)

Amanhã começa o livro de Josué, continuando a história do povo do Israel, mas por hoje, nada melhor do que terminar com as palavras sábias de Moisés:

"Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus!
Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é."
Dt 32:3,4

quarta-feira, 9 de março de 2011

68º dia: Dt 29 a 31

"E todas as nações dirão: Por que fez o SENHOR assim com esta terra? Qual foi a causa do furor desta tão grande ira? Então se dirá: Porquanto deixaram a aliança do SENHOR Deus de seus pais, que com eles tinha feito, quando os tirou do Egito; E foram, e serviram a outros deuses, e se inclinaram diante deles; deuses que eles não conheceram, e nenhum dos quais lhes tinha sido dado." (Dt 29:24 a 26)

Deus não nos abandona, somos nós que O deixamos de lado e sucumbimos diariamente às nossas próprias vontades; nos gloriamos pelo que eventualmente conquistamos - riquezas, fartura, poder... - e esquecemos que as coisas mais preciosas que temos foram concedidas por Deus... os alimentos, a natureza, a vida.

Deus não nos abandona nem mesmo depois de termos muito e muito pecado... Basta um sussurro de socorro nosso e Ele vem ao nosso encontro. Nunca é tarde. Deus nos dá a chance de escolher e se nos convertermos a Ele de coração, nossa vida será plenamente restituída. (Dt 30:1-3)

terça-feira, 8 de março de 2011

67º dia: Dt 26 a 28

Bençãos para os que guardam os mandamentos de Deus (Dt 28:1-14); maldições para os desobedientes (Dt 28:15-68).

Mas, amaldiçoaria Deus o seu povo? Sim é a resposta. Deus nos ama como seus filhos e nos corrige dessa forma quando somos desobedientes, da mesma forma como fazem nossos pais. E nossos pais nos querem bem, não é? Claro que sim! Da mesma forma Deus nos quer bem. O fato de Deus ensinar o povo de Israel qual era o bom e o mal caminho e alertá-los para as consequências de suas escolhas foi uma prova de amor.

segunda-feira, 7 de março de 2011

66º dia: Dt 23 a 25

A preocupação com o casamento é o tema que eu escolhi no texto de hoje. Em poucas palavras Moisés esclarece ao povo de Israel a respeito da importância da solidez do matrimônio: "Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz à mulher com quem se casou." (Dt 24:5)
O tema é tão importante que os recém-casados estavam isentos até mesmo da guerra para poderem se dedicar única e exclusivamernte ao casamento, de forma que o relacionamento do casal se tornasse maduro para enfrentar as dificuldades futuras.
A família é importante. Devemos dedicar parte de nosso tempo ao cônjuge e aos filhos.
Não são atuais os conselhos de Moisés?

domingo, 6 de março de 2011

65º dia: Dt 20 a 22

O texto de hoje já começa bom, tão bom que nem vou ter muito o que acrescentar... "Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês." (Dt 20:1)

Não importa quão grandes pareçam ser as dificuldades que encontramos em nossa vidas, Deus estará conosco. Sempre!

sábado, 5 de março de 2011

64º dia: Dt 17 a 19

Moisés por diversas vezes exorta o povo para que sejam santos, como Deus. No texto de  hoje, a mesma mensagem, com outras palavras: "Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus." (Dt 18:13)
Somos todos pecadores e sermos santos e perfeitos nesse mundo talvez seja impossível, mas se não buscarmos a santidade e se não procurarmos seguir os exemplos de Jesus Cristo, será também difícil sermos santos na eternidade.
Sejamos santos, como o SENHOR, nosso Deus, é santo!

sexta-feira, 4 de março de 2011

63º dia: Dt 13 a 16

A preocupação com o sustento dos levitas, que não possuiam herança na terra prometida, bem como dos orfãos, viúvas, estrangeiros e pobres fica evidente no texto de hoje (Dt 14:29 / 15:4 / 16:11). Não é de hoje que a população menos favorecida fica à mercê da 'sociedade'. Deus queria que Israel fosse um povo realmente diferente e mostrar amor e compaixão por todos, independentemente de suas condições familiares e financeiras, era uma provação para o povo. "Sempre haverá pobres na terra" (Dt 15:11)... Parece que Moisés já sabia que o exercício dessa solidariedade não seria umacoisa muito fácil. De fato não é. Quantas e quantas vezes passamos por um mendigo na rua e o tratamos simplesmente como se não existisse... É preciso colocar em prática os ensinamentos de Deus (Dt 15:5)... E então Ele nos abençoará (Dt 15:6).

quinta-feira, 3 de março de 2011

62º dia: Dt 10 a 12

"Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?" (Dt 10:12,13). Era isso que Deus esperava de Israel. É isso que Deus espera de nós! Você acha que Israel foi um povo fraco? Lendo a história eu às vezes penso que sim... Era um povo teimoso, com um pé no pecado... Mas quando olho para minha vida percebo que sou igual, senão pior, do que os israelitas. Temer a Deus, andar nos Seus caminhos, amá-Lo e servi-Lo de coração e alma, guardar Seus mandamentos e seus estatutos... Para o nosso próprio bem! É só o que Deus quer de mim e de você.

quarta-feira, 2 de março de 2011

61º dia: Dt 7 a 9

Com frequência parece mais fácil nos aproximarmos de Deus nos momentos de dor, de sofrimento... Quando nada nos falta, é fácil esquecer que foi Deus que concedeu essa graça. Assim é o ser humano e Moisés sabia disso. Então exortou Israel para que não se esquecesse de Deus quando, enfim, tivessem conquistado sua herança e tivessem abundância em seu dia a dia (Dt 8). Israel teria muitas conquistas pela frente, mas não deveriam esquecer que cada vitória não seria obtida por suas próprias mãos, mas sim pelo poder e justiça de Deus.

Não é ruim buscar a Deus nos momentos de sofrimento. Mas depois de passadas as tribulações, não podemos esquecer que Ele continua desejando estar presente em nossas vidas, em qualquer situação.

terça-feira, 1 de março de 2011

60º dia: Dt 4 a 6

Moisés se preocupava com o povo de Israel e não apenas com aqueles com os quais convivia e que tinham acompanhado a jornada do Egito até ali... Moisés também se preocupava com as gerações futuras e alertou a todos que ensinassem seus filhos e netos nos caminhos de Deus, para que não apenas eles, mas todas as suas gerações tivessem vida longa (Dt 5:33 / 6:1,2). Moisés amava esse povo, mas seu amor maior era dedicado a Deus e ele experimentou durante toda a sua vida uma experiência única com Deus, por conta desse amor. Moisés queria compartilhar essa alegria com todo o povo e lhes deu aquele que seria o maior dos ensinamentos de Jesus:

"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças."
Dt 6:5